Press "Enter" to skip to content

Você sabe o que é ombrelone? Veja como ele é diferente do guarda-sol

Paraíso das Bombas 0

Se você tem uma piscina ou outro tipo de área externa em sua casa, sabe que o sol é bom, mas pode incomodar. Além de uma questão de conforto, a sombra é fundamental para a preservação da sua saúde e manutenção de uma pele bonita. É por isso que é uma boa ideia apostar no ombrelone.

Diferente do guarda-sol, esse recurso é eficiente e elegante. Portanto, é uma forma de valorizar a decoração do ambiente. Além disso, por fazer sombra em uma área mais ampla, é um item ideal para os dias quentes.

Mas você sabe o que caracteriza esse instrumento e quais são suas diferenças para o guarda-sol? Vamos responder a essas perguntas neste post, além de mostrarmos os motivos que justificam seu investimento para a área da piscina. Confira!

O que é ombrelone?

É muito similar a um guarda-sol gigante, porém essa ferramenta é uma alternativa às coberturas fixas implantadas em jardins, quintais e piscinas. Uma de suas principais características é a versatilidade, já que pode ser trocado de lugar a qualquer momento. Alguns modelos de ombrelone também contam com regulagens para inclinação e mudança de disposição para sempre cobrir os raios solares.

 

Ombrelone Ultraclor

 

Confira outras peculiaridades:

Formato

Ele pode ser redondo ou quadrado. O ideal é avaliar a área disponível antes de escolher o modelo. No caso do primeiro, as laterais devem ficar livres para o encaixe. Já o segundo é mais adequado para locais menores e/ou que têm paredes e muros próximos.

Hastes

São centrais ou laterais. As primeiras são usadas para a cobertura de mesas e cadeiras. As segundas são melhores para a área de piscina e ainda têm a vantagem de serem móveis.

Material usado

Deve ser resistente à ação do clima, especialmente chuva e sol. Telas acrílicas ou solares, ou ainda lonas de PV são indicados para os toldos. As primeiras são mais frágeis, mas menos custosas. As outras duas alternativas são mais resistentes. Já nas hastes é possível usar madeira, aço inox ou alumínio. A diferença é a estética e a duração dos materiais.

Ombrelone e guarda-sol: quais são as diferenças?

Os dois itens são muito parecidos e têm a mesma função: bloquear parte dos raios solares e proteger as pessoas do sol e do calor excessivo. No entanto, existem elementos que diferenciam claramente os produtos.

O guarda-sol, por exemplo, é mais compacto e fácil de ser transportado. Pode ser armazenado dentro de casa sem ocupar grandes espaços e é fabricado em várias estampas, cores e materiais. É possível utilizá-lo na praia ou também colocá-lo em uma base específica para ficar no jardim ou na beira da piscina.

Já o outro produto tem nome italiano e designa o item que possui uma saída de ar na parte superior, o que permite aguentar ventos mais fortes. Ele tem dois modelos de hastes e é mais resistente. Por ter uma abertura para aguentar ventos fortes e uma base de concreto, tem sua estabilidade no solo garantida.

O ombrelone conta com instrumentos que simplificam sua abertura e até mesmo mudança de posição em até 360º para proteger o local completamente. Além disso, ele traz mais vantagens devido à sua duração e também porque é possível mudar a posição do toldo.

Por que investir em um ombrelone para a área da piscina?

Os motivos que justificam a adoção desse recurso para o ambiente externo são variados. Sua mobilidade é um dos principais benefícios, além da possibilidade de deslocamento e regulagens.

Outras vantagens desse elemento para a área da piscina são:

Conforto

Qualquer pessoa gosta de ficar ao ar livre e na sombra — e é exatamente isso que o produto oferece. Assim, você pode relaxar, conversar com os amigos, almoçar, ler um livro ou simplesmente descansar.

Durabilidade

Sua duração é relativa tanto ao material, que já é projetado para suportar o calor do sol e a água da piscina, quanto aos ventos, porque existe uma abertura superior que evita que o item voe se estiver aberto. Caso a ventania esteja muito forte, você conta com a base, que é pesada. Então, é só amarrar uma corda para prender a haste superior a um elemento fixo.

Proteção

Os raios solares são muito maléficos e prejudicam a pele, podendo até mesmo causar doenças. Protegendo-se parcialmente do sol você assegura mais beleza e saúde à sua pele e evita o calor excessivo ou as comuns queimaduras ocasionadas pela exposição sem cuidados.

Como escolher o modelo mais adequado?

Esse processo passa pela análise de algumas questões:

Tamanho

A proporção é o item principal para definir o modelo mais apropriado para a sua piscina. O ideal é ter uma área livre equivalente ou maior à ocupada pelo ombrelone. Se o espaço for pequeno, é melhor optar pela haste central.

Ambiente

O local em que o ombrelone será inserido é outro fator relevante. O redondo é ideal para laterais livres e o quadrado para fechadas.

Cor

Os tons mais claros podem ser mais aconchegantes, mas deixam passar mais raios ultravioleta, ou seja, a proteção diminui. As cores escuras, por sua vez, oferecem uma proteção maior, porém retém mais calor.

Tecido

A trama aberta deixa o local mais exposto aos raios solares. Por isso, é indicado optar por tecidos com pontos mais fechados, para evitar o sol.

Perceba que esse item é interessante para qualquer área externa, seja uma piscina, seja um ofurô ou hidromassagem ao ar livre. Estabelecimentos comerciais também podem aproveitar esse recurso, já que ele deixa o ambiente mais confortável e isso tende a fazer com que os clientes permaneçam no local por mais tempo.

Em resumo, o ombrelone é um recurso bastante interessante e charmoso para quem quer valorizar sua área externa, principalmente sua piscina. Com ele é possível curtir momentos agradáveis em família e ter boas lembranças das crianças com um item muito mais resistente que o guarda-sol.

Entendeu por que é válido investir nessa opção? Confira outras dicas práticas para melhorar o ambiente da sua piscina assinando a nossa newsletter. Depois é só receber os conteúdos diretamente no seu e-mail!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *