Veja 6 benefícios da bomba de energia solar

Sabemos que os recursos naturais estão mais escassos e limitados a cada ano que passa. Diante dessa realidade, é preciso se atentar para a importância de produzir a sua própria energia limpa. A bomba para energia solar vem conquistando muito espaço em nosso país, com os brasileiros percebendo as reais vantagens que ela proporciona.

Prova disso, é que no primeiro mês de 2018, a energia solar atingiu a marca histórica de 1 gigawatt (GW) em instalações de projetos da fonte fotovoltaica conectadas à matriz elétrica brasileira, segundo a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar). Essa potência é capaz de abastecer em torno de 500 mil residências no Brasil e atender o consumo de energia de 2 milhões de brasileiros.

Para quem mora ou tem uma propriedade em áreas rurais ou remotas, investir em um sistema de energia solar vai acabar com a possibilidade de escassez de eletricidade e água, seja para o consumo, para o uso geral do dia a dia ou mesmo para os cuidados agrícolas. Para entender melhor sobre os benefícios desse sistema de bombeamento solar, acompanhe o nosso post.

O que é bomba de energia solar e como ela funciona?

A água é um recurso muito valioso e necessário tanto para o consumo, quanto para higiene e cuidados de uma região agrícola. Portanto, o bombeamento solar é uma ótima solução para quem deseja economizar energia.

Sendo assim, a bomba de energia solar faz parte do kit de instalação do sistema, juntamente com os painéis fotovoltaicos. Essa bomba deve ser escolhida considerando o local onde ela será instalada para captação de água, a distância entre a sua instalação e o reservatório de água, a profundidade do local que a bomba vai retirar a água e a quantidade de água necessária diariamente para que seja calculada a capacidade exigida pelo bombeamento.

Vale destacar ainda que o consumo de energia da bomba é bem econômico e o suficiente para que um número reduzido de painéis solares dê conta de realizar todo o bombeamento necessário.

A bomba de energia solar funciona a base da energia gerada pelas placas fotovoltaicas a partir da luz do sol. As placas captam a luminosidade solar, gerando a energia por tensão contínua, e o inversor é então responsável por retificar a tensão para corrente elétrica alternada.

Quais os tipos de bombas de energia solar?

São dois os tipos de bombas de energia solar: a submersa e a bomba de superfície. A bomba submersa deve ser usada em projetos com maior profundidade e é mais resistente à presença de grande volume de água. A bomba submersa é indicada principalmente para o uso em poços artesianos.

Já a bomba de superfície costuma ser mais econômica, mas tem uma capacidade mais limitada, já que consegue puxar a água com eficiência a menores profundidades — em média 3 metros.

 

Receba mais informações sobre a Bomba Solar

 

Quais os benefícios?

O bombeamento solar de água tem uma dinâmica de funcionamento bem simples, eficiente e econômica. As bombas que antigamente só podiam ser movidas à eletricidade ou à combustão, hoje podem funcionar por meio da geração de energia solar, sem a dependência de uma concessionária de energia elétrica. Assim, enumeramos aqui as principais vantagens do uso da bomba de energia solar.

1. Alto bombeamento de água

Dependendo do kit de instalação do sistema de energia solar adquirido, o equipamento é capaz de bombear mais de 8 mil litros de água de forma ininterrupta, desde fontes mais superficiais até locais de grande profundidade. Alguns equipamentos são capazes de bombear de 650 até 31 mil litros de água por dia.

2 Não dependência da rede elétrica de energia

Talvez o maior benefício seja o fato de dispensar o uso da rede elétrica de energia ou mesmo o gerador a diesel. O proprietário da bomba e do sistema solar realiza o bombeamento de maneira sustentável e ainda economiza mensalmente na conta de luz, bem como tributos e taxas relacionados a esse serviço.

3. Fácil instalação e manutenção

A facilidade de instalação junto ao sistema de geração de energia e o baixo nível de manutenção são outros dois benefícios de se usar a bomba solar. Basicamente, é preciso realizar periodicamente a limpeza das placas solares fotovoltaicas, o que demonstra a simplicidade e o baixo custo dessa manutenção.

4. Longa vida útil

Os sistemas de energia solar têm uma vida útil longa, durando cerca de 25 a 30 anos. Além disso, o retorno sobre o investimento desses sistemas costuma ser de 5 anos, variando de acordo com o valor do projeto e as tarifas praticadas.

5. Bombeamento silencioso e limpo

A bomba de energia solar também opera de forma silenciosa e livre de possíveis poluições ou contaminações. Como não existe um motor a diesel ou gasolina, a bomba não emite ruídos, o que evita não só a poluição sonora, mas também do ar e da água que será captada.

6. País beneficiado pela radiação solar

O Brasil é um país que possui grande radiação solar a maior parte do ano, daí a facilidade de geração de energia por meio do sol como o nosso. Grande parte do nosso território está localizada próxima a linha do Equador, o que diminui as variações da irradiação solar ao longo do dia.

Além disso, vale lembrar que o sistema de energia solar fotovoltaico funciona normalmente, mesmo em dias de baixo índice de radiação do sol — nublados ou chuvosos —, lembrando que os kits também possuem a bateria de armazenamento de energia.

É importante considerar que os sistemas de energia solar são regulamentados pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). A regulamentação 482/2012 permite que qualquer consumidor possa gerar a sua própria energia elétrica por meio de fontes renováveis, como a bomba de energia solar. E a resolução 687/2015 regulamenta a geração distribuída no país, permitindo a geração em condomínios e o autoconsumo remoto.

E então? O que achou do nosso conteúdo sobre bomba de energia solar? Se você tem interesse em investir nesse sistema, conheça um pouco mais sobre o produto Bomba Submersa Solar Ultra Pumps 1,15 CV.




Comments (28)

    1. poço com 35m , com boma submersa de .5 hp quanto sera gasto com placa e controlador (conversor)

      1. Bom dia,
        Por gentileza:
        – Quantos metros a bomba vai descer no poço?
        – Qual a distância e altura da boca do poço até o reservatório?
        – Qual a vazão do poço?
        – Qual a tubulação utilizada?
        Aguardo seu retorno.

  1. Bom Dia ! Tem um sistema pra bomba de 3 CV para poço artesiano com.5.000 litros hora 60 metros de profundidade pra jogar uma distância de 600 metros ?

    1. Boa tarde, Moacir.
      Precisamos de mais algumas informações para calcular a bomba ideal pra você.
      – Qual a altura da caixa d’água?
      – Qual a tubulação utilizada?

      Aguardo seu retorno.

  2. Eu vejo que essa é a melhor alternativa principalmente para o homem do campo já imagino o prazer que é a pessoa mesmo que tenha que gastar mais de uma bomba é mais painéis solares para jogar água em áreas montanhosas e poder fazer cultivo onde um dia ninguém pensava que isso poderia acontecer

    1. Boa tarde,
      Precisamos de mais algumas informações para que possamos indicar a bomba ideal:
      – Quantos metros a bomba vai descer no poço?
      – Qual a distância do poço até a caixa d’água?
      – Qual a altura da caixa d’água?
      – Qual a tubulação utilizada?
      – Qual a vazão?

      Aguardo retorno.

    1. Boa tarde, Ramon.
      Precisamos de mais alguns dados para indicar a bomba ideal, gentileza informar:
      – Quantos metros a bomba vai descer no poço?
      – Qual a distância da boca do poço até o reservatório?
      – Qual a altura do reservatório?
      – Qual a tubulação utilizada?
      – Qual a vazão desejada?

      Aguardo seu retorno!

  3. Bom Dia!

    Quero instalar uma Boma Anauger 900, usando uma mangueira de 1 polegada na saida. Gostaria de saber se posso fazer uma derivação (T) para alimentar duas caixas d’água, ao invés de uma.

    Obrigado!

    1. Boa tarde,
      Por gentileza, precisamos de mais algumas informações:
      – Quantos metros a bomba desce?
      – Qual a distância e qual o desnível da onde a bomba está, até as duas caixas?
      Aguardo seu retorno.

  4. Bom dia.
    Qual a distância que a placa solar pode ser instalada de uma bomba de superfície (exemplo: shurflo 2088).

    1. Boa tarde, Antônio.
      Infelizmente não trabalhamos com esse modelo.
      O ideal seria verificar com a assistência técnica.
      Qualquer dúvida estamos à disposição.

  5. Boa tarde,
    Estou orçando bombas para irrigação e verificando melhor custo beneficio.
    Preciso de uma bomba que puxe de +/- 5m e eleve a 20m no minimo a uma distancia de 250m em tubulação de 1 1/2″ com uma vazão de 5.000 a 6.000l/h.
    Obs: vou comparar essa bomba com uma motobomba ja cotada para essa aplicação.
    Att,

    1. Boa tarde, Agnaldo.
      Precisamos de mais algumas informações:
      – Irá utilizar aspersores? Se sim, quantos?
      – Qual a pressão e vazão de cada um?
      – Eles estão em linhas? São quantos em cada linha?
      Aguardo seu retorno.

  6. ola tenho um poço quero colocar uma bomba solar quanto ficaria o kit completo para 40 metros de profundidade,vazao de 20.000 lts dia

    1. Bom dia,
      Por gentileza:
      – Quantos metros a bomba vai descer no poço?
      – Qual a distância da boca do poço até o reservatório?
      – Qual a altura do reservatório?
      – Qual a tubulação utilizada?

      Aguardo seu retorno.

  7. Boa noite
    Qual a bomba ideal para jogar a 100 mts de altura com agua retirada de açude com 1,5 m de profundidade. O percurso ou hipotenusa será de 200 mts. Se possível, informe o valor final .
    Obrigado.

    1. Bom dia.
      Por gentileza:
      – Qual o diâmetro da tubulação que vai ligar na bomba?
      – Qual a vazão desejada?

      Aguardo seu retorno.

  8. Boa tarde, tenho interesse em adquirir um equipamento completo. Tenho um poço artesiano, preciso de uma bomba submersa de 5cv ou 7 cv para ficar a 60 metros de profundidade e jogar em um reservatório com 20 metros de altura da Basa do poço. Qual o valor aproximado?

    1. Bom dia!

      Por gentileza:

      – Qual a distância da boca do poço até o reservatório?
      – Qual a vazão desejada?
      – Qual a tubulação utilizada?

      Aguardo seu retorno.

  9. Eu tenho uma bomba de 3 CV com saída de 3/4 e quero usar ela com energia solar,para puxar água de um açude com uma distância de 700 metros e uma altura de 20 metros vc pode me informar o inversor apropriado e qual painel específico?

  10. Gostaria bombear de uma represa capitação a profundidade máxima 3m distância para levar água caixa de água de 10 mil litros 120 m provável altura represa relação caixa maximo15m…tubulação 32 ou 25mm.. Enviar cotações de preços kits de maior e menor potências que bomba e nescessario Grato

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *