Press "Enter" to skip to content

10 equipamentos fundamentais para limpeza de piscina

Paraíso das Bombas 0

Um belo dia de sol é um cenário perfeito para dar um mergulho na piscina. Mas sabe o que pode acabar com esse clima? A água suja. As impurezas estragam não só a estética do ambiente, mas também podem prejudicar a sua saúde.

Por isso, separamos alguns equipamentos e produtos de limpeza de piscina que são indispensáveis para você garantir um momento de lazer agradável e sem frustrações. Vamos lá?

Importância do cuidado com a piscina

A piscina pode ser uma fonte de muita diversão com os amigos e a família. Mas, sem os devidos cuidados com a limpeza, um dia de banho poderá trazer surpresas desagradáveis, durante ou depois do momento de lazer. Os principais motivos para manter a higienização da piscina em dia são:

Manter a disponibilidade e o conforto

Ter uma água cristalina disponível para o banho a qualquer momento é muito cômodo, especialmente quando a família e os amigos decidem se refrescar sem avisar com antecedência. Além disso, o ambiente fica sempre bonito e apresentável. Afinal, a piscina com um aspecto esverdeado ou turvo não transmite uma sensação de segurança para o local.

Assegurar o melhor custo-benefício

É muito mais barato cuidar da limpeza da piscina para evitar a proliferação de algas e bactérias do que gastar mais com produtos quando a situação já se tornou emergencial. Sem contar ainda os casos em que a água já não é mais reaproveitável, havendo desperdícios.

Garantir saúde e segurança para os banhistas

Esse é sem dúvida o principal motivo de manter a higienização adequada da piscina. A proliferação de algas é um ambiente fértil para a presença de bactérias, fungos e germes que se alimentam delas. Esses microrganismos podem causar diversas doenças nos banhistas, como diarreia e giardíase.

Por outro lado, o uso de químicos e equipamentos para a limpeza de piscina combatem contaminações e contribuem para uma água sempre cristalina e própria para o banho.

Mas quais componentes não podem faltar no seu arsenal de limpeza? Vamos apresentá-los agora para você!

Guia prático de como limpar corretamente sua piscina

10 equipamentos necessários para a limpeza de piscina

1. Bomba

Vamos começar falando dos 2 principais e maiores investimentos que devem ser feitos. O primeiro é a motobomba. Ela funciona como o coração da piscina, sendo responsável por fazer circular a água. Isso possibilita o processo de filtragem em um ciclo contínuo.

Por meio das tubulações, dos ralos e do skimmer (responsável em capturar a sujeira da superfície), a bomba suga a água do interior do tanque e a direciona para o filtro, onde as impurezas ficam retidas. Logo após, a água retorna à piscina. Geralmente, o tempo de filtragem mais recomendado fica na faixa de 6 a 8 horas, conforme o tipo de bomba, a frequência de uso e o tamanho da piscina.

Além de participar do sistema de filtragem, as bombas também são aplicadas no processo de aquecimento, seja usando energia solar, seja com trocadores de calor. Em outras palavras, falou em movimentar a água, a bomba estará envolvida, sendo o principal componente do conjunto.

As mais indicadas para as piscinas são as centrífugas, que trabalham no sentido de permitir a aspiração da água, levar o líquido até o filtro e devolvê-lo novamente ao tanque.

 

banner-pequeno-bomba-piscina-cta-mkt2

 

2. Filtro

O filtro é o segundo equipamento que complementa o conjunto filtrante. Apesar de existirem diversos tipos de filtros, todos exercem a mesma função. O mais comum, porém, é o de areia. Ele utiliza um granulado de sílica como forma de reter as partículas sólidas da água. É hoje o mais popular, principalmente pelo seu baixo custo de manutenção e sua longa durabilidade.

Existem também os filtros de cartucho, que são componentes substituíveis. Duram em torno de um ano e necessitam de limpeza semanal. É bem prático, pois sua instalação e higienização ocorrem de modo bem simples.

No caso do filtro de areia, a retirada da sujeira que se aloja no material ocorre pelo processo de retrolavagem: o sentido de bombeamento da água é invertido, fazendo com que as impurezas se desprendam e sejam descartadas no esgoto.

3. Peneira cata-folhas

Agora vamos falar dos equipamentos mais simples e de menor custo. O nome da peneira cata-folhas já explica sua principal função, sendo indispensável, portanto, em ambientes com muita vegetação. Mas, obviamente, esse acessório coleta muito mais do que folhas. É muito útil para retirar objetos, insetos, lixo ou poeira na superfície ou no interior da piscina.

O ideal é retirar as impurezas enquanto estiverem suspensas, porque, caso se acumulem no fundo, dificilmente serão removidas com a peneira sem agitar a sujeira que já está depositada ali. Ao revolver a água, o trabalho com o aspirador será mais demorado.

4. Aspirador para piscinas

Em relação à sujeira que já se depositou no fundo da piscina, o mais indicado é usar o aspirador. Isso acontece por causa do processo de decantação: partículas suspensas na água afundam e se acumulam, sendo facilmente retiradas com o equipamento de aspiração.

Existem diversos modelos, mas o carrinho de aspiração com cerdas é um dos mais indicados, já que a escova dá uma força na hora de remover a sujeira que fica agarrada no fundo. Para aspirar, será usada uma mangueira, da qual falaremos a seguir.

5. Mangueira flutuante

Não podemos deixar de falar da mangueira. Ela precisa ser flutuante para não encostar no fundo e levantar a sujeira que está decantada e deverá ser aspirada. É importante também que sejam leves para facilitar o manuseio.

6. Decantador

O decantador é um produto aplicado em caso de esverdeamento da piscina. Ele faz com que as partículas que estão suspensas na água se unam e fiquem mais pesadas. Dessa forma, elas descem e se acumulam no fundo da piscina, clareando a água e facilitando o processo de aspiração.

7. Escova

Não se pode falar de limpeza sem mencionar a escova. Ela é fundamental para retirar aquelas manchas que surgem nas paredes da piscina. As escovas curvas são muito úteis para alcançar locais mais difíceis, como nos cantos do piso e das paredes.

Quanto ao tipo de material usado, recomenda-se escolher a:

  • de nylon para piscinas de fibra, azulejo e vinil;
  • de aço apenas nas piscinas de azulejo, já que a superfície fica incrustada nos rejuntes.

8. Cabo de alumínio ou telescópico

O cabo telescópio é a haste usada para acoplar o aspirador, a peneira e a escova. Ou seja, é o braço do tratador de piscinas. Com ele, você conseguirá alcançar os pontos mais distantes e profundos do tanque. Para isso, existem modelos de diversos comprimentos, sendo os de 3, 4, 5 e 6 metros os mais usuais.

Ao escolher o cabo telescópio, certifique-se de que será possível atravessar, pelo menos, toda a largura da piscina. Isso facilita e agiliza a limpeza.

9. Estojo medição de pH e cloro

Agora vamos falar do tratamento químico, sendo o mais importante para manter a piscina livre de microrganismos prejudiciais à saúde. Afinal, não basta jogar cloro na piscina. É preciso medir o pH para controlar a quantidade de produto utilizado.

Caso haja excessos, os banhistas poderão sofrer irritações na pele, olhos e nariz. Se for usada uma quantidade insuficiente, o cloro não conseguirá eliminar bactérias, fungos ou outros agentes nocivos. O kit vem com reagentes que são utilizados no teste de avaliação do pH e do cloro.

Em relação ao cloro, você  poderá usar o Ultraclor, pois ele terá as seguintes ações:

  • eliminação de agentes infecciosos;
  • eliminação de matéria orgânica, como algas;
  • clarificante;
  • estabilizante;
  • oxidante.

10. Estojo de alcalinidade total

O estojo de medição de alcalinidade total funciona de forma similar ao de medição de pH e cloro. No entanto, ele vai apontar o nível de alcalinidade da piscina, direcionando o tratamento para reduzir ou elevar as taxas.

Com todo esse arsenal, você conseguirá manter a água da sua piscina sempre limpa, cristalina e saudável para reunir a família e se refrescar quando quiser!

Conhece outro equipamento de limpeza de piscina que você acha indispensável? Deixe sua sugestão nos comentários! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *