Bombas Sapo: tudo que você precisa saber sobre elas

As bombas sapo são equipamentos muito conhecidos e populares, especialmente por seu baixo custo e sua flexibilidade de uso. Apesar de ter perdido espaço no mercado em virtude do aumento da construção de poços artesianos, esse modelo tem muitas aplicações e apresenta um ótimo desempenho e custo-benefício.

Então, vamos dar uma olhada em como essas bombas funcionam e por que elas podem ser vantajosas para o seu sistema de captação de água!

O que são as bombas sapo?

Também conhecidas como submersas ou de drenagem, as bombas sapo são equipamentos que trabalham totalmente debaixo d’água e costumam ser mais usadas em residências e propriedades rurais de pequeno porte.

Diferentemente das bombas centrífugas, que funcionam com rotores responsáveis por sugar o líquido em movimento giratório, as bombas sapo trabalham à base de magnetismo, ou seja, por vibrações. Na prática, um eletroímã atrai e repele um martelo que fica preso a um diafragma. Esse movimento, associado a uma série de válvulas, puxa a água e a empurra para a saída da bomba.

Qual a sua função?

Imersa na água, as bombas sapo tem a finalidade de transportar águas limpas ou sujas, de acordo com o tipo de equipamento. Assim, são muito indicadas para diversas aplicações, como caixas d’água, valas, cisternas, águas pluviais, poços etc. No entanto, elas têm uma forma construtiva ideal e mais indicada para atuar em cisternas, bombeando a água até uma caixa ou tanque de armazenamento. 

 

Tudo que você precisa saber para escolher a bomba certa

 

Como instalar a bomba sapo?

O primeiro passo para a instalação da bomba sapo é cuidar do circuito elétrico:

  • utilize componentes de proteção, como disjuntores e fusíveis, e sistemas de acionamentos, como interruptores ou boias de níveis;
  • selecione uma bitola de fio apropriada conforme a tensão e o comprimento, seguindo as recomendações do fabricante presente no manual;
  • não mergulhe a bomba na água enquanto estiver ligada à eletricidade, acionando somente após a conclusão da instalação.

Em relação à instalação da bomba no poço:

  • utilize uma mangueira para a saída da água com parede de no mínimo 2 mm e diâmetro com polegada de ¾;
  • prenda a mangueira à bomba com uma braçadeira;
  • conecte o fio elétrico à rede;
  • utilize a mangueira ou um cabo de segurança para retirar ou colocar a bomba no poço ou cisterna e jamais utilize o fio elétrico para isso;
  • já que a bomba sapo trabalha na vertical, use a mangueira para que ela se mantenha nessa posição — o cabo de segurança não tem essa função e deve ficar frouxo quando a bomba estiver dentro do poço ou cisterna;
  • centralize o equipamento em relação às paredes do poço, com distância mínima de 40 cm do fundo.

Uma tubulação rígida também pode ser utilizada, mas somente se a instalação for fixa. Em casos de instalação móvel, ou seja, em que a bomba será retirada e recolocada constantemente, o ideal é a utilização da mangueira.

Quais cuidados tomar?

Para preservar o bom funcionamento das bombas sapo e garantir a segurança dos operadores, é preciso tomar alguns cuidados:

  • a bomba não deve ficar encostada no fundo, pois sua vibração causa a suspensão de partículas que poderão “sujar” a água e fazer com que a bomba sugue detritos que poderão danificá-la;
  • não deixe a entrada da bomba ficar para fora do espelho d’água;
  • não permita que o equipamento opere a seco, usando uma boia de nível para evitar isso;
  • não mergulhe a emenda do fio na água, mas se não for possível evitar, utilize uma fita isolante de autofusão ou um tubo termorretrátil com resina;
  • cuide para não bloquear ou restringir o fluxo de saída da água com uma válvula ou dobra na mangueira;
  • verifique se a tensão da rede elétrica corresponde ao equipamento;
  • não entre na água caso a bomba esteja ligada na corrente elétrica.

Se for necessário transportar a bomba para outros locais, também é necessário tomar alguns cuidados básicos:

  • nunca levante o equipamento pelo fio, mas use a mangueira, uma corda ou um cabo de segurança;
  • não exponha os componentes elétricos à chuva;
  • no transporte, certifique-se de que a bomba não fique solta, pois poderá causar dano ao veículo, aos ocupantes e ao próprio motor.

Como qualquer outro equipamento, a bomba e seus componentes de instalação também precisam de manutenções preventivas para garantir que sempre estarão em boas condições de uso. Afinal, elas estão debaixo d’água. Então, seu sistema de vedação precisa estar 100% para não causar danos ao motor. Por isso, considere o seguinte:

  • ocasionalmente, verifique as condições da entrada de água da bomba para ver se não estão sujas, obstruídas ou entupidas;
  • limpe o equipamento de vez em quando, retirando a sujeira que se acumula com o tempo;
  • verifique se há enferrujamento nos componentes da bomba, como carcaça, braçadeiras e parafusos;
  • se a tubulação for fixa, faça um buraco de 3 mm em parte do tubo submerso para impedir que a bomba tenha problemas com o ar comprimido;
  • em caso de defeitos, chame um profissional especializado ou leve à rede autorizada.

Tomando esses cuidados, certamente você vai garantir que a bomba sapo mantenha um bom desempenho e estenda sua vida útil.

 

 

Seus benefícios e vantagens?

Em relação a outros modelos, as bombas sapo apresentam diversas vantagens. Por exemplo, elas são mais baratas que as bombas centrífugas, chegando a ser 50% mais em conta. Além disso, são portáteis e de fácil instalação.

Também podemos destacar as vantagens na performance do equipamento. Por ser submersa na água, sua força de propulsão é muito elevada — a Bomba Anauger 380w, por exemplo, pode chegar a 65 m de elevação, a uma profundidade de até 20 m.

Também, pelo mesmo motivo, dificilmente haverá problemas de entrada de ar no sistema, algo muito comum em bombas de superfície, que precisam estar muito bem vedadas. Por estar submersas, a própria pressão da água ajuda a injetar o líquido na bomba, reduzindo o consumo de energia do equipamento.

Não há dúvidas das diversas vantagens que há no uso de bombas sapo, especialmente o seu custo-benefício. Em todo caso, é importante avaliar as suas necessidades e as condições em que a bomba será instalada para decidir qual o melhor equipamento no seu caso.

Quer conhecer as diversas opções de bombas sapo? Navegue pelo nosso site e conheça os melhores modelos!




Comments (110)

  1. Bom dia, instalei uma bomba submersa (sapo) 900 em uma cisterna (5 mil lts) de água de chuva para transferir essa água de reuso para outro andar para ser usada em chão, plantas e onde mais precisar, porém ao ligar tanto o barulho quanto a trepidação está incomodando muito o vizinho ao lado porque a altura que fica a bomba mesmo sem encostar no fundo, fica ao lado de um dos cômodo da casa dele, agora ele diz que vai afetar a estrutura da casa de 3 andares dele, eu pergunto: isso é possível acontecer com uma bomba tão simples como essa? Vocês teriam algum artigo que informasse se isso pode ou não acontecer.
    Fico no aguardo
    Muito obrigado
    José Marcelo
    Rio de Janeiro

    1. Bom dia, José.
      A Bomba não pode encostar nem nas paredes, nem no fundo do poço, ela precisa ficar somente na água.
      Quanto ao risco de afetar a estrutura, não há risco algum, se a bomba estiver instalada corretamente.
      Qualquer dúvida estamos à disposição.

        1. Bom dia, Henrique.
          Não, as bombas sapo não possuem fusível interno.
          Qualquer dúvida estamos à disposição.

  2. Oi, minha bomba sapo perdeu a força, e está jogando a água do poço para caixa bem fraco, o que antes demorava 30 minutos pra encher uma caixa de 500 litros, agora demora o dobro, já aprendi mexer um pouco dentro dela, mais não vi nada fora do normal, o que pode ser isso?

    1. Bom dia,
      Pode ser a bomba mesmo, esse tipo de bomba costuma ter uma vida útil um pouco menor.
      O ideal é levar em uma assistência técnica para que possam verificar.
      Qualquer dúvida estamos à disposição.

    1. Bom dia,
      Sim, após o uso ela pode ficar debaixo d’água, sem problemas.
      Qualquer dúvida estamos à disposição.

  3. Olá !
    Minha bomba está dando curto circuito na casa em geral, certa parte do chicote estava danificado, acabei tirando mais da metade da fiação mas continua dando curto circuito na casa o que pode ser ?

      1. Bom dia,
        Não.
        A bomba precisa estar em contato com a água.
        Qualquer dúvida estamos à disposição.

    1. Boa tarde,
      A chave geral desliga quando a bomba é ligada?
      Pode ser que o disjuntor não esteja aguentando a carga da casa e da bomba junto.
      Aguardo seu retorno.

      1. Boa tarde,
        O ideal é levar o produto na assistência técnica e verificar a rede elétrica da sua residência.
        Qualquer dúvida estamos à disposição.

  4. Ola.
    Tenho uma casa da bomba e motor da piscina que com esta chuvas vem entrando muita agua e ja danificou uma vez o motor.
    Pergunto se a bomba sapo pode ser a solucao.
    Na casa da bomba ja tem uma parte mais funda, mais ou menos 40x30x 25 de profundidade…
    se sim, como seria a ligação?

    1. Bom dia,
      Bomba sapo pode ser utilizada apenas para água potável.
      Qualquer dúvida estamos à disposição.

  5. Bom dia
    Qual a profundidade que deve ficar a bomba a baixo do espelho d’água, pq meu poço e fundo se eu colocar ela cinco metros abaixo do espelho atrapalha o desempenho da bomba.

    1. Bom dia,
      O senhor sabe qual o nível estático e o nível dinâmico do poço?
      Precisa ficar abaixo do nível dinâmico.
      Qualquer dúvida estamos à disposição.

  6. Amigos, Porque as bombas anauger h60 tem o limite de 20 mt de profundidade? O meu poço tem 40 mt, com isso gostaria que a bomba ficasse proxima do fim! Porque não pode descer mais que 20 mt?

    1. Bom dia, Fabiano.
      É uma especificação da fábrica, a bomba não aguentaria descer mais do que isso.
      Podemos calcular a bomba ideal pra você, precisamos das seguintes informações:
      – Quantos metros a bomba vai descer no poço?
      – Qual a distância da boca do poço até a caixa d’água?
      – Qual a altura da caixa d’água?
      – Qual a vazão desejada?
      – Qual a tubulação utilizada?
      – Qual o diâmetro do poço?

      Fico no aguardo das informações.

  7. Olá! Tenho uma desse modelo ;Analger.
    A parte de cima dela perto da saída de água furou , posso colocar massa plástica?
    Obrigada!

    1. Bom dia, Silvana.
      O ideal é levar em uma assistência técnica autorizada, para que eles possam verificar a bomba.
      Qualquer dúvida estamos à disposição.

  8. comprei tambores para aproveitar a água da maquina de lavar roupas na limpeza do terreiro e economizar um pouco : mas não tem pressão então pensei usar uma bomba .Existe alum modelo adequado para essa função?
    Ps. Tambores de 200 litros.

    1. Tambem quero aproveitar a agua potavel que utilizo para resfriar na preparação da cerveja artesanal (2 tambores de 200 litros). Com essa bomba que vcs recomendam … qto tempo levo pra enviar 200 litros para a maquina de lavar roupa, e qual a altura manometrica que essa bomba aguenta???

      1. Boa tarde, Larissa.
        Para indicarmos o tempo, precisamos das informações:
        Qual a altura de sucção?
        Qual a distância entre o tambor e a máquina de lavar?
        Qual a tubulação utilizada?
        Qual a altura dos tambores?

        Altura manométrica máxima (H): 5,5 mca.

        Aguardo seu retorno.

    1. Bom dia, Wellington.
      O motor da Bomba Sapo não é um motor de indução, é de magnetismo por ondas vibratórias.
      Qualquer dúvida estamos à disposição.

    1. Alessandra,
      Desculpa, mas não conseguimos entender.
      Pode tentar explicar a situação?
      Aguardo seu retorno.

  9. Bom dia! Minha bomba vibra mas não puxa agua o suficiente, está fraca ! Como resolver?

    1. Bom dia,
      O ideal é levar em uma assistência técnica, para que possam verificar o ocorrido.
      Qualquer dúvida estamos à disposição.

    1. Bom dia,
      O ideal é utilizar de bronze, noryl ou de ferro fundido, a depender do recalque da bomba.
      Qualquer dúvida estamos à disposição.

  10. Ola , gostaria de saber quais são valores de corrente (A) dos disjuntores para as bombas com : 300 watts em 110v e 220v , 370 watts em 110v e 220v e, 470 watts em 110v e 220v , agradeço a atenção e fico no aguardo , obrigado

    1. Bom dia, Antônio.
      Infelizmente não temos a tabela de disjuntores, porque não trabalhamos com esse tipo de produto.
      Qualquer dúvida estamos à disposição.

  11. Bom dia
    A bomba sapo pode ser utilizada dentro de tanque de pvc, a vibração pode afetar a estrutura do tanque(10.000L)?
    Grato

    1. Bom dia,
      Pode ser utilizada desde que a bomba sapo não encoste nem no fundo e nem dos lados do tanque, ela precisa ficar suspensa.
      Qualquer dúvida estamos à disposição.

  12. oi boa noite eu vou estalar uma bomba sapo com um fio positivo emcapado e um negativo desemcapado qual que eu ligo em qual?????

    1. Bom dia,
      O ideal é levar a bomba em uma assistência técnica ou verificar atenciosamente as instruções de instalação no manual do produto, evitando possíveis danos ao produto.
      Qualquer dúvida estamos à disposição.

    1. Bom dia,
      Não havendo oscilação da tensão elétrica e nem a falta d’água, pode ficar ligada 24h, sem problemas.
      Qualquer dúvida estamos à disposição.

  13. Olá tenho uma cisterna em minha casa de água da sabesp, que alimenta a caixa de água que fica no andar superior, que é de pequeno porte por questão de espaço, a bomba que esta instalada e uma da marca Ferrari, porém a mesma faz muito barulho, e como a casa é em um residencial acabo tendo problemas com o vizinho, pergunto qual a bomba com menor nível de ruído que vocês poderiam me indicar ? a saída cisterna x caixa de agua esta com um cano pvc 3/4

    1. Bom dia,
      Por gentileza:
      – Quantos metros a bomba vai descer no poço?
      – Qual a distância da boca do poço até a caixa d’água?
      – Qual a altura da caixa d’água?
      – Qual a vazão desejada?
      Aguardo seu retorno.

  14. Bom dia.
    Já são 3 vezes que o rapaz coloca a bomba no poço e solta a mangueira. Falei para ele que a bomba pode estar com defeito e ele garantiu que não. Mas pq está soltando a mangueira, já que está sendo colocado a mangueira certa.

    1. Boa tarde,
      Por gentileza:
      – Qual o equipamento que a senhora está utilizando?
      – Na instalação, qual o tipo de mangueira utilizada?
      – Está utilizando algum tipo de adaptador?
      – Está utilizando abraçadeira?
      Aguardo seu retorno.

  15. bom dia. a minha duvida e porque a bomba estando submersa nao pode trabalhar deitada com angulo mais ou menos de 50%. e porque ela deve estar a 40 cm das laterais e do fundo do poço na realidade a minha trabalha em uma caixa plastica de 5.000 litros.por favor me tire estas duvidas.

    1. Bom dia,
      A bomba foi projetada para funcionar na vertical.
      Ela pode funcionar na horizontal, porém, isso irá diminuir a vida útil do produto.
      Quanto aos 40 cm, não existe uma distância mínima, a única regra é que a bomba não encoste nas laterais, nem no fundo.
      Qualquer dúvida estamos à disposição.

  16. Uma bomba anauger 900 de 1″ posso colocar um cano de 3/4″ até a caixa de água, sem danificar a bomba

  17. Boa noite!
    Minha bomba estava funcionando normalmente, mas eu desviei a água que ia para caixa d’água para a mangueira de jardim que tem aqueles engates na ponta da mangueira, isso só para adiquirir mais pressão para arregar as plantas do jardim, e consegui mais pressão de água para arregar as plantas mas durou apesar uns 3 a 5 minutos e a bomba parou!
    O que será que aconteceu?

    1. Bom dia, Ronaldo.
      Depois disso você tentou religar e a bomba não funcionou mais?
      Porque podem haver várias razões, dentre elas, a entrada de ar, a falta de água, a força para percorrer a tubulação, etc.
      Qualquer dúvida estamos à disposição.

  18. boa tarde ,tenho um poço com profundidade de +ou- 20 metros sendo que a agua fica cerca de 5 metros acima do fundo ,coloco uma bomba de 800 que manda a agua 180 metros acima ,e as bombas com aproximadamente 1 mes perde a força , so este ano ja comprei 5 ,o que pode ser

    1. Adailton,
      As bombas tipo Sapo, possuem uma vida útil menor que uma bomba submersa caneta, além disso, a bomba que o senhor está utilizando, pode estar mal dimensionada.
      Podemos indicar uma bomba para o senhor, para isso vamos precisar das seguintes informações:
      – Quantos metros a bomba vai descer no poço?
      – Qual a distância da boca do poço até a caixa d’água?
      – Qual a altura da caixa d’água?
      – Qual a tubulação utilizada?
      – Qual a vazão desejada?

      Aguardo seu retorno!

      1. A BOMBA VAI DESCER 13 METROS
        A DISTANCIA DA BOCA DO POÇO ATE A CAIXA E 180 METROS
        A CAIXA DE AGUA ESTA NUMA AREA BEM ELEVADA ,TIPO UMA LADEIRA INGREME A 180 METROS DA BOCA DO POÇO
        TUBULAÇÃO DE 1/2 POLEGADA
        A VAZÃO SERIA EM TORNO DE 500 LITROS POR HORA

        1. Adailton,
          A distância é 180 metros, qual seria a altura da caixa d’água?
          Aguardo seu retorno.

          1. A caixa está a 180 metros de distância do poço , numa área de Aprox 40 metros de elevação

  19. Quero intalar uma bomba 900 em uma barragem onde a prundidade cerca de 2 mtrs….so q o fundo é muita lama…
    Tem como se fazer algo tipo gaiola pra nao sugar muita sujeira e ficar suspensa ???
    Do tipo das q se cria filhores de peixe …uma gaiola com tela para protefer a bomba ???

    1. Boa tarde, Marcelo.
      A bomba Anauger 900 precisa ficar suspensa, ou seja, não pode encostar em nada.
      Além disso, a bomba é exclusivamente para ser utilizada em água limpa, livre de sujeiras e detritos.
      Qualquer dúvida estamos à disposição.

  20. Bom dia posso colocar válvula de retenção na rede de água de uma bomba sapo a bomba d’água é anauger 900 saída de uma polegada pósso colocar a tubulação de água de 3/4

    1. Bom dia, Paulo.
      Pode sim.
      O que irá acontecer, é que com a tubulação de 3/4″ a vazão irá diminuir.
      Qualquer dúvida estamos à disposição.

  21. Como vou saber se não tem mais agua. A bomba pode queimar. Em casa tem um interruptor e devo abrir a torneira do jardim antes. Ė uma cisterna de 2800 litros.

    1. Bom dia, Geraldo.
      Você pode colocar um automático de nível, assim a bomba irá desligar automaticamente se o nível da água estiver baixo.
      Qual o modelo e marca da bomba utilizada?
      Aguardo seu retorno.

  22. Em qual site bom eu consigo comprar só o fundo das bombas.
    Eu tenho 3 bombas que só precisam dos fundos.

    1. Boa tarde Ailton,
      Infelizmente não temos um site para indicar.
      Seria só a carcaça?
      Qual modelo de bomba?
      Aguardo seu retorno.

      1. Boa tarde.
        Ela queimou aí só teocar a parte de baixo, conhecida como FUNDO.
        Ela é a NAUGNAUGER.

        1. Ah sim, infelizmente não temos esta peça para venda.
          Ficamos à disposição.
          Atenciosamente.

  23. BOA NOITE, ESTOU PRETENDENDO FURAR UM POÇO DE 36 m, com diâmetro de 20 cm e colocar tubo pc, e instalar uma bomba sapo de 450w, para jogar água para uma caixa d´água com 6 m de altura. Isso daria certo? obrigado.

    1. Bom dia.
      Para indicarmos a bomba ideal, precisamos das seguintes informações:
      – Quantos metros a bomba vai descer no poço?
      – Qual a distância da boca do poço até a caixa d’água?
      – Qual o diâmetro da tubulação?
      – Qual a vazão desejada?
      Aguardo seu retorno.

  24. Ola! Preciso elevar a agua de um reservatorio para um ponto que dista 450m de magueira, elevando 50 m. Qual equipamento me atende com folga?

    1. Bom dia, Guilherme.
      Para indicarmos o equipamento ideal, precisamos de mais algumas informações:
      – Qual a altura de sucção?
      – Qual a vazão desejada?
      – Qual a tubulação utilizada?
      Aguardo seu retorno!

    1. Bom dia, Flávio.
      As bombas sapo podem funcionar 24 horas, desde que não falte água.
      O que ocorre é que esse tipo de bomba possui uma vida útil menor, já que ela vai se desgastando com o tempo.
      Qualquer dúvida estamos à disposição.

    1. Bom dia, Luiz.
      Podem ficar ligadas 24h por dia, desde que não falte água, nem energia elétrica.
      No caso das bombas sapo, que funcionam por vibração, quanto maior o tempo de uso, menor será a vida útil.
      Qualquer dúvida estamos à disposição.

  25. Tenho um estacionamento com lava rápido e quero usar uma bomba sapo na cisterna que já existe para usar a lavadora de pressão. Ele pode trabalhar ligada direto na lavadora ou preciso de uma caixa para daí conectar a lavadora? No caso a bomba seria ligada quando a lavadora estivesse em uso.

    1. Bom dia, Kelton.
      Não é o ideal fazer esta ligação direta.
      Se o senhor conseguir realizar a ligação, será por sua conta e risco, pois poderá haver problemas.
      Qualquer dúvida estamos à disposição.

    1. Boa tarde, Jorge.
      Pode, mas isso irá diminuir a vazão consideravelmente.
      Qualquer dúvida estamos à disposição.

  26. Boa noite, tenho bomba funcionando normalmente em posso artesiano de 10 metros de profundidade. Coloquei um medidor de energia apenas para bomba pra ter um controle melhor do consumo. Porém, quando o funcionário da fornecedora de energia (CEMAR) cortou ambos os fio e ao fazer a emenda dos fios recebeu uma descarga elétrica. Detalhe a bomba estava totalmente desligada com os fios cortados e o disjuntor do medidor novo estava desligado. É possível a bomba acumular energia e ter dado essa descarga elétrica?

    1. Bom dia, Cristiano.
      Existem várias hipóteses para este caso, uma delas é no caso de a sua bomba ser monofásica e possuir um control box, já que esse armazena energia, por exemplo.
      Qualquer dúvida estamos à disposição.

    1. Boa tarde, Jairo.
      Não, não é possível instalar uma bomba sapo na lavadora WAP.
      Demais dúvidas estamos à disposição.

  27. Comprei uma bomba sapo pra circular água em tanques de peixes.. as perguntas são: esse tipo de bomba pode ficar ligada 24 hs por dia? Porque a função dela no meu caso é circulação de água para oxigênio

    1. Boa tarde, Eduardo.
      As bombas sapo podem ficar ligadas 24 horas por dia.
      O que irá ocorrer é que terá uma vida útil reduzida, já que esse tipo de bomba funciona por vibração e se desgasta com o tempo/uso.
      Qualquer dúvida estamos à disposição.

  28. Boa tarde! Meu vizinho tem uma bomba na cisterna, ele disse que ela está a 15 m de profundidade, mas o barulho dela perturba muito dentro da minha casa, principalmente nos quartos e banheiro. O que ele poderia fazer pra que ela não nos incomode?
    Obrigada!

    1. Mara,
      Isso depende muito da bomba que ele está utilizando.
      As bombas sapo, por exemplo, por funcionarem por vibração, são menos silenciosas.
      Não há muito o que ser feito nesse caso, a não ser verificar a possibilidade da troca por uma bomba um pouco mais silenciosa.
      Qualquer dúvida estamos à disposição.

  29. Boa noite posso adaptar uma mangueira de 1/2 na saída 3/4 de uma bomba submersa pra lavar o quintal sem danificada?

    1. Bom dia,
      Sim. Mas a vazão será menor e será necessário verificar se a bomba aguenta.
      Qualquer dúvida estamos à disposição.

  30. boa tarde
    minha cisterna tem 18m profundidade,
    com volume de 6m d’agua profundidade;
    a qual profundidade a bomba “sapo” deva ser colocada para que funcione padrão ?
    ou indifere a profundidade que vou instala- la?
    exemplo :
    ela deva ser instalada a :
    – Abaixo do espelho d’agua 3m ou 50cm ?
    agradeço desde ja a atenção

    1. Bom dia,

      Irá depender da distância e altura percorrida até a caixa d’água, além do diâmetro da tubulação utilizada.

      Qualquer dúvida estamos à disposição.

  31. Pode uma bomba sapo de 220 ser ligada próximo de uma de 110? Meu pai tem uma de 110 e o vizinho quer ligar a dele de 220 na mesma parte do rio. O que fazer?

    1. Olá, boa tarde.

      Não há nada que impeça a ligação, sendo 220V ou 110V, o desempenho irá depender da potência para o MCA calculado.

      Qualquer dúvida estamos à disposição.

  32. boa tarde,
    Em media essa bomba sapo, ligada a 10 min p/ dia vc pode falar quanto se gasta de energia ao mês.

    1. Boa tarde.
      Irá depender da marca e modelo da bomba utilizada.
      Geralmente a informação do consumo de energia é encontrada no manual da bomba.
      Qualquer dúvida estamos à disposição.

  33. Oi, bom dia. Tenho uma bomba sapo que está causando bastante barulho e vibração na casa do vizinho. Existo alguma forma de minimizar isto, ou seria o caso de trocar mesmo? Ela já é bastante antiga e também demora bastante para repor a água na caixa, que fica há uns 10 mts ou 15 mts de altura. Agradeço desde já.

    1. Bom dia, Simone.
      As bombas sapo funcionam por vibração, por isso, elas fazem mais barulho.

      A única solução, seria trocar por uma bomba submersa, que é mais silenciosa.

      Podemos verificar a bomba ideal, para isso preciso das seguintes informações:

      – Quantos metros a bomba vai descer no poço?

      – Qual a distância da boca do poço até a caixa d’água?

      – Qual a altura da caixa d’água?

      – Qual o diâmetro da tubulação utilizada?

      – Qual a vazão desejada?

      Aguardo seu retorno.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *