Conheça os moto geradores que a Paraíso das Bombas trabalha

O verão é a estação da chegada do calor e o período de chuvas na maior parte do Brasil. É nessa época que a demanda por eletricidade cresce ainda mais que a média, e portanto, o risco de faltar luz nas residências, na indústria e no comércio também é ainda maior, além de surgir a necessidade de economizar energia.

A solução para esse problema pode ser o uso de um moto gerador. Mas você sabe o que é e como esse equipamento funciona? Bem, os geradores são dispositivos que transformam a energia química, mecânica, solar ou de qualquer outra natureza em energia elétrica.

Além disso, os moto geradores têm outra função importante: manter uma diferença de potencial entre os polos negativo e positivo e elevar a energia potencial das cargas que atravessam esses dois pontos, normalmente, pilhas e baterias.

Os moto geradores geram energia elétrica na base de combustível, podendo ser diesel ou gasolina. Eles costumam ser a solução com o melhor custo-benefício para quem não tem acesso à rede de energia elétrica ou mesmo para quem não pode arriscar ficar sem luz.

Para entender melhor sobre o uso dos geradores e como escolher o melhor para o seu projeto, acompanhe o nosso post.

Saiba escolher o seu de acordo com a sua necessidade

Combustível

Os moto geradores podem ser movidos a gasolina ou diesel, como já citamos anteriormente. A escolha do combustível vai influenciar diretamente no seu bolso, portanto é preciso analisar o que compensa mais, de acordo com a necessidade do seu projeto.

Se o gerador for usado apenas em casos de emergência, é recomendável a escolha da gasolina, e para o uso diário, a melhor opção é o diesel. Isso porque, ao comparar geradores de mesma potência, podemos dizer que os equipamentos movidos a gasolina são em torno de 30% mais baratos do que os que usam o diesel.

Os moto geradores que utilizam a gasolina são, ainda, mais silenciosos que os abastecidos a diesel, além de serem menos poluentes. Contudo, vale lembrar que a gasolina é mais cara que o diesel e, portanto, não deve ser a opção para moto geradores que funcionarão constantemente.

Os moto geradores a diesel são indicados para quem precisa usá-los diariamente. Eles possuem motor e componentes mais resistentes e, como esse combustível é mais barato que a gasolina, é possível pagar o investimento em pouco tempo.

 

banner-gerador-mkt

 

Regulador de tensão

O regulador de tensão é responsável por garantir a estabilidade da energia que chega a sua casa, empresa ou indústria, fazendo com que ela seja constante e segura para o uso de todos os tipos de equipamentos.

O uso do regulador também é essencial para garantir que a energia elétrica produzida pelo moto gerador tenha a tensão regulada e não oscile muito. São dois os tipos de reguladores de tensão: o capacitor e o AVR.

O capacitor é a versão mais simples do regulador e, por não tirar toda a oscilação da saída de tensão, acaba não tornando seguro o uso de equipamentos mais sensíveis.

Já o AVR (Automatic Voltage Regulator) é a versão mais moderna, que deve vir instalado no moto gerador para garantir a segurança de eletrônicos mais sensíveis, como TV’s e computadores, evitando a possibilidade de queima e aumentando a vida útil dos equipamentos.

Dimensionamento

O dimensionamento do moto gerador é uma das coisas mais importantes a se considerar antes de comprá-lo. Para a correta medição, é preciso calcular as necessidades do seu projeto em watts.

A soma do consumo em watts de todos os equipamentos é o total de energia que o moto gerador vai precisar fornecer. É importante verificar o quanto cada aparelho eletrônico consome em suas respectivas etiquetas, que contêm os detalhes técnicos.

É preciso, ainda, considerar a margem de segurança do gerador, principalmente se você não tiver certeza da necessidade de consumo dos eletrônicos. Deve-se estabelecer 25% de sobra de potência, em relação ao total necessário.

Instalação

É preciso tomar certos cuidados na instalação dos moto geradores. O ideal é que eles sejam instalados em locais cobertos, livres de poeira ou mesmo de contato com substâncias corrosivas. Além disso, para preservá-los, eles devem ser colocados longe da água, do contato com óleo ou de locais úmidos.

Manutenção

É preciso realizar uma manutenção diária no moto gerador, que envolve a limpeza de água do radiador, o estado e o nível de óleo do cárter e o nível de combustível de água no tanque, para evitar a entrada de ar no motor.

É importante, ainda, prezar pela qualidade do óleo do combustível, armazenado-o em recipientes limpos, protegidos de água e poeira. Outro ponto a ser verificado na manutenção diária é a possibilidade de vazamentos de óleo e água.

Também vale ficar atento aos ruídos do motor e à limpeza do filtro, caso o moto gerador opere em locais com impurezas, como poeira e pó.

É indicada a manutenção a cada 20 dias, ou seja, em torno de 500 horas de funcionamento — controlada por meio do horímetro do motor —, para verificar a necessidade da troca do óleo do motor, dos filtros lubrificantes e dos combustíveis.

Marcas

Moto gerador Branco

O moto gerador branco pode ser encontrado em cinco modelos na Paraíso das Bombas: B4T-2500 S, B2T-950, B4T-8000 E, B4T-6500 e o B4T-1300. O gerador branco B4T-2500 S é movido a gasolina e indicado para o uso em áreas de lazer e camping, na agricultura, na construção civil e em casos de energia emergencial.

Já o B2T-950, também movido a gasolina, é mais usado em residências, imóveis de lazer, e para a iluminação de barracas e feiras. O B4T-8000, o modelo 6500 e o 1300 são mais usados em locais de atividade agrícola e pecuarista, além de residências e prestadores de serviço. Esses moto geradores também funcionam a base de gasolina.

Todos os moto geradores Branco possuem seis meses de garantia, conforme termo do certificado que acompanha o produto.

Moto gerador Buffalo

Outra marca de prestígio no mercado para quem precisa de um moto gerador é a Buffalo. São dois os principais modelos: BFG 3250 7 CV e BFG 2500 STD 6,5 CV.

O BFG 3250 7 CV tem uma potência máxima de 3,25 KW e uma potência nominal de 3,0 KW. A capacidade do tanque é de 15 litros e a autonomia (50% da carga) é de 11 horas.

Já o moto gerador BFG 2500 STD 6,5 CV tem uma potência máxima de 2,8 KW e uma potência nominal de 2,5 KW. A capacidade do tanque é de 15 litros e a autonomia (50% da carga) é de 12 horas.

Se você precisa investir em um moto gerador, mas ainda precisa se informar mais sobre a melhor opção para o seu projeto, entre em contato com a Paraíso das Bombas e tire todas as dúvidas antes de comprá-lo!




Comments (2)

  1. Excelente cuidado com a informação fornecida a todos pelo paraíso das bombas, e visível a idoneidade desta empresa

    1. Olá Vera,
      Agradecemos pelo seu comentário, ficamos felizes em ajudar!
      Qualquer dúvida estamos à disposição.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *