Como comprar motores elétricos pela internet?

O motor elétrico é um equipamento que converte energia elétrica em energia mecânica ou em movimento, seja por corrente contínua ou alternada. Desde que foi inventado, ele é muito útil, sendo necessário para diversas tarefas desde as domésticas até na indústria.

Os motores elétricos podem ser usados nas mais variadas atividades, como nos eletrodomésticos da sua casa, em máquinas e equipamentos da indústria, na construção civil, no engenho da cana, entre outras tantas opções para garantir o funcionamento dos dispositivos.

Mas você já parou pra pensar que comprar motores elétricos pode ser ainda mais simples do que parece? Antigamente, os consumidores só confiavam quando os compravam em lojas físicas, com o objetivo de tocar no equipamento, conferir especificações e a qualidade de perto. Hoje, essa realidade já mudou e tende a se transformar ainda mais.

O comércio eletrônico também contempla a venda de motores elétricos e reunimos aqui algumas dicas para você que deseja realizar a compra, sem precisar sair de casa. Acompanhe o post.

O que levar em consideração ao comprar um motor elétrico?

Antes de comprar um motor elétrico — seja para usá-lo em algum equipamento em casa ou para manter a cadeia produtiva da sua indústria funcionando diariamente —, é importante entender e se informar sobre todas as características de operação e funcionamento e sobre as especificações técnicas dos equipamentos.

A partir disso, será possível avaliar se o desempenho do equipamento condiz com as suas necessidades. Ele está diretamente relacionado ao seu rendimento. Antes de comprar o motor elétrico pela internet, é preciso verificar também se os equipamentos são capazes de funcionar entre 60 e 90% de sua potência nominal.

É importante lembrar ainda que o rendimento do motor vai influenciar diretamente no consumo de energia elétrica, podendo gerar grande desperdício ou mesmo economias de até 30%.

Além disso, o consumidor deve ficar atento as características do motor descritas no e-commerce, como potência, voltagem, polaridade, tensão, frequência, tipo de carcaça, grau de proteção e cor do motor. O ideal é comprar o motor elétrico em uma loja virtual que apresente todas essas informações ao consumidor.  

Dicas para comprar o motor elétrico online e não errar

Reunimos aqui as principais dicas para quem vai realizar a compra de um motor elétrico online:

Informe-se bem antes de fechar a compra

É preciso ficar atento especialmente se o comércio eletrônico oferece a descrição geral do produto, com detalhes bem explicados como as dimensões técnicas e físicas. Além disso, é importante verificar não apenas a descrição disponível no site da loja virtual, como também no site do fabricante.  

Cuidado com a garantia estendida

Outra dica importante é averiguar as informações de garantia do motor elétrico. A garantia é dada pelo fabricante e deve ser informada pela loja virtual, lembrando que ela varia de produto para produto.

Vale certificar-se também se o e-commerce impõe alguma regra no caso da devolução do motor elétrico. Algumas costumam solicitar que o motor seja devolvido na embalagem original e em caso de mau uso, a loja online informa que os custos serão de responsabilidade do comprador.

Fique atento ainda, pois alguns sites que vendem motores elétricos podem oferecer uma garantia estendida em caso de acréscimo no valor total da compra. Isso configura venda casada, prática proibida no Brasil, de acordo com o Código de Defesa do Consumidor (CDC).  

Se, ainda assim, o consumidor apostar nessa garantia estendida, é preciso ficar atento às condições estabelecidas pelo e-commerce, que certamente não terá nenhuma relação direta com o fabricante.

Dê preferência à loja online que facilite a comunicação

Verifique se o e-commerce que você deseja realizar a compra do motor elétrico tem um espaço para comentários e dúvidas dos consumidores. Esse espaço é essencial não apenas que o consumidor possa se manifestar, como também acompanhar o relato de outros clientes.

Opte por realizar a compra em lojas online que ofereçam o máximo de recursos de comunicação, que vão facilitar a decisão de compra e certamente torná-la mais assertiva. É importante que o comércio eletrônico tenha ainda um chat, ou seja, ferramenta de comunicação em tempo real, para o consumidor esclarecer qualquer ponto sobre o produto ou a compra.

A interação em redes sociais também é outra questão a ser considerada. Confira se a loja virtual interage com os consumidores no Facebook, Twitter e Instagram, por exemplo, e tente também tirar suas dúvidas por meio dessas redes.

Preços e pagamento

Outra dica valiosa é comparar os preços entre várias lojas virtuais e nunca comprar na primeira que pesquisou. Desconfie também de preços muito abaixo da média e confira as melhores condições de pagamento que cada uma oferece.

Além disso, avalie prazos de entrega, condições de frete, comentários de clientes sobre atendimento pós-venda, e fique atento a política de devolução do e-commerce.

Verifique ainda se a loja virtual disponibiliza Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ), telefone e endereço físico. Essas informações garantem maior segurança à compra e indicam que certamente o site segue as leis de comércio eletrônico no país.

Outro ponto importante é conferir se a loja virtual oferece um ambiente de consumo seguro com informações acerca do certificado digital de segurança. Até porque durante a compra você vai conceder dados pessoais e de pagamento e, portanto, espera que o site garanta a integridade desses dados.

Ainda que seja importante seguir essas dicas, vale lembrar que o comércio eletrônico cresce a cada ano no Brasil. Em 2018, a expectativas é que o e-commerce nacional cresça 15% em relação a 2017, com um faturamento de R$ 69 bilhões, segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm). O ano deve registrar mais de 220 milhões de pedidos nas lojas virtuais.

E então, o que achou das nossas principais dicas sobre a compra de motores elétricos pela internet? Não hesite em considerá-las no momento da compra. Se você precisa adquirir motores para a sua indústria ou mesmo para algum outro projeto pessoal, com praticidade e agilidade, entre em contato com a Paraíso das Bombas, tire suas dúvidas e realize a sua compra pelo próprio site da empresa.




Comments (2)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *