Como escolher bomba para a piscina? Nós te mostramos agora!

A piscina é indiscutivelmente o melhor lugar para se refrescar nos dias quentes. Mas você já parou para pensar nos fatores que influenciam a qualidade da água? A bomba é um equipamento essencial para quem deseja manter a piscina sempre limpa e pronta para o uso. Não é possível ter uma piscina sem bomba.

Podemos dizer que a compra assertiva da bomba é o que vai determinar a qualidade da água da sua piscina. Isso porque a bomba é a responsável por permitir que a água circule em todo o reservatório, eliminando assim as impurezas. Além da bomba, o filtro é outro equipamento indispensável. Em conjunto com a bomba, ele também vai ajudar na manutenção da piscina e na realização da filtragem.

Bem, mas para comprar e instalar a bomba de maneira correta, é preciso estar atento a alguns fatores. Se você tem dúvidas sobre a escolha da bomba para piscina, acompanhe o nosso post e veja as informações que reunimos aqui.

O que levar em consideração na escolha da bomba?

Dimensão e compatibilidade com o filtro

Antes de comprar a melhor bomba, é preciso dimensionar a piscina para acertar no conjunto — atuação com o filtro. Dessa forma, o primeiro ponto a se avaliar é se a piscina é pública — em clubes, academias e condomínios — ou se é privada.

As piscinas residenciais têm de ser filtradas durante 8 horas, portanto, a bomba precisa ter potencial para atuar durante todo esse tempo em parceira com o filtro. Já as piscinas públicas precisam de um equipamento capaz de bombear todo o volume da piscina em 6 horas. Vale destacar que a potência das bombas para piscina varia de ¼ até 12 cavalos.

Volume

A escolha da bomba ideal também está diretamente relacionada ao volume total da piscina. Nem sempre a bomba mais potente vai ser a solução para realizar o bombeamento. Se ela for mais forte que a quantidade de água disponível, certamente comprometerá o desempenho do filtro.  

É importante entender também que a informação correta do volume da piscina vai permitir que não só a filtragem, como também o aquecimento sejam realizados pela bomba de maneira uniforme.

É a bomba que força a recirculação da água da piscina, sugando o volume de água do fundo e devolvendo para superfície e vice-versa, concluindo a filtragem e mantendo toda a água limpa.

Além disso, a bomba também garante que a temperatura tanto da superfície quando do fundo da piscina seja a mesma. Isso evita o desequilíbrio de ter uma superfície quente para quem acabou de tocar na água e o fundo frio para quando a pessoa já mergulhou, por exemplo.

Capacidade de encanamento

Outro fator a ser considerado na escolha da bomba é a capacidade de encanamento. Essa informação deve ser obtida com a empresa ou o profissional que construiu a piscina. O diâmetro do encanamento deve ser conhecido, pois não há possibilidade de a água passar acima da capacidade máxima dos canos.

A água precisa entrar, passar pelo filtro e retornar para o reservatório. Dessa forma, não adianta comprar uma bomba com capacidade superior à do encanamento, pois a instalação não será bem sucedida, já que os canos suportam um limite máximo de água.

A capacidade média convencional dos encanamentos é de 50 milímetros. Para calcular, é preciso levar em conta dois drenos de fundo, além da tubulação. A bomba puxa a água pelo dreno de fundo, encaminha até o filtro e retorna a água filtrada pelo dispositivo de retorno, que tem tamanho variável de 1,5 a 2 polegadas.

Dimensione de forma detalhada o tamanho de cada um desses elementos envolvidos para então escolher o melhor conjunto filtro e bomba para a sua piscina.

Local de instalação

A bomba, o filtro e todos os outros equipamentos que ajudam na manutenção da piscina serão instalados na casa de máquinas.

É importante que esse espaço esteja localizado em um ambiente livre da ação do tempo, pois a chuva, a umidade ou mesmo impurezas como poeira e folhagens podem comprometer a vida útil dos equipamentos.

A casa de máquinas deve contar também com um dreno para evitar o acúmulo de água ou o excesso da umidade.  

Ambiente ao redor da piscina

Piscinas construídas próximas a jardins exigem bombas com maior potência. Considerando a grande presença de grama, árvores e folhas, a piscina estará mais sujeita a impurezas e, portanto, para manter a água sempre limpa, é preciso contar com uma bomba com capacidade de sucção

Da mesma forma, piscinas localizadas em áreas mais isoladas e distantes da natureza podem contar com uma bomba de menor potência.

 

banner-pequeno-bomba-piscina-cta-mkt2

 

Como cuidar da bomba para piscina?

Depois de escolhida a bomba para piscina, bem como o filtro ideal, é importante ainda ficar atento a alguns cuidados que vão garantir o perfeito funcionamento dos equipamentos, a vida útil dos mesmos e a qualidade da água.

É preciso arejar a casa de máquinas com frequência com o objetivo de minimizar a umidade e evitar o acúmulo de impurezas. Outro cuidado é estar sempre atento aos tipos de vazamentos nos equipamentos — bomba e filtro —, pois eles podem gerar a oxidação ou mesmo travar motores e danificar rolamentos.  

Deve-se monitorar ainda o uso da bomba e do filtro para que eles não operem sem água ou com os registros fechados. Especificamente para os filtros, é importante ainda cuidar da manutenção, trocando a carga filtrante — areia — no máximo de dois em dois anos. É a areia a responsável pela filtração, portanto a sua qualidade precisa estar em dia.

Vale destacar que a importância da escolha correta da bomba para piscina também está diretamente relacionada ao consumo de energia elétrica. Além de assegurar a limpeza da piscina, é importante que isso ocorra de maneira econômica.

O que achou das nossas dicas para a escolher a bomba para piscina? Se você ainda tem dúvidas sobre o equipamento ideal, entre em contato com a Paraíso das Bombas e faça suas perguntas de forma mais detalhada para um vendedor especializado.




Comments (33)

  1. Boa Noite ! Maravilhoso trabalho ! Artigos muito bem elaborados , didáticos ! Quanta beleza de orientação, informação ! Muito bom tê-los encontrado ! Parabéns ! Cada vez mais bênçãos para voces ! Aproveitando a sortuita oportunidade ,pediria uma orientação : eu tenho uma piscina de 40 m3 e
    pretendo colocar uma moto bomba da albacete a APP 2 1/2 cv e o filtro A 216.. Ficará correto ? Grata ,abraço Ana OK ,Grata ,Ana

    1. Bom dia, Ana.
      Agradecemos o seu comentário e ficamos felizes em ajudar!
      O equipamento irá atendê-la sim, perfeitamente.
      Qualquer dúvida estamos à disposição.

    1. Bom dia,
      Para indicarmos a bomba ideal, precisamos de mais algumas informações:
      – Qual a largura da piscina?
      – Qual o comprimento da piscina?
      – Qual a profundidade?
      Aguardo seu retorno.

  2. Olá Boa Noite! Estou construindo uma piscina de 8m de comprimentos por 4m de largura e profundidade de 1m.50cm, qual o melhor equipamento a instalar?? Motor bomba, Filtro, aquecedor, e marca de vinil??

    1. Boa tarde,
      Para 48 mil litros, indicamos a Bomba PF-17 1/2 CV e Filtro DFR-15.
      O conjunto completo (acompanha areia) está em nossa página no Mercado Livre, em até 12x sem juros e frete grátis: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-910733574-filtro-e-bomba-dancor-para-piscina-ate-56000-litros-_JM
      Quanto ao aquecimento, indicamos o trocador de calor SD-60, segue o link: https://www.paraisodasbombas.com.br/piscina/aquecedor-piscina-trocador-de-calor-sodramar-sd-60
      Qualquer dúvida estamos à disposição.

  3. Boa noite
    Estou comprando uma piscina de 7×3.5 1.4 está vindo com um motor de 1/2 e filtro de areia , ela tem 3 hidros e 1 cascata esse motor vai da conta?

    1. Boa tarde,
      Para filtragem e cascata, a bomba de 1/2 CV funciona normalmente.
      Para a hidro, o ideal é utilizar uma bomba de 1 CV.
      Segue os links dos produtos em preço promocional em nossa página no Mercado Livre:
      PF-17 1/2 CV: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-749083816-motobomba-dancor-pf-17-12-cv-monofasico-bomba-piscina-_JM
      PF-17 1 CV: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-749086051-motobomba-dancor-pf-17-1-cv-monofasico-bomba-piscina-_JM

      Qualquer dúvida estamos à disposição.

  4. Olá, preciso instalar uma bomba de 2 cv de potência. Quais filtros são compatíveis com bombas desta potência?

    1. Boa tarde,
      Para bomba de 2 CV, indicamos o filtro DFR-30, valor com frete incluso para SP: R$2.429,00
      Tendo interesse, encaminho o link para realizar o pedido.
      Qualquer dúvida estamos à disposição.

  5. Boa tarde pessoal, parabéns pelo blog.
    Construímos uma piscina (com cascata) com as seguintes dimensões:
    6 m comprimento
    3 m largura
    1,5 m profundidade
    Isso nos dá 27 m³ de água. Um técnico no recomendou uma boma de 1cv e um filtro que leva 6 sacos de areia. Por favor isso está correto ou é demais?
    Obrigado Sergio

    1. Bom dia, Sergio.
      Por gentileza, qual seria o tamanho da cascata?
      De antemão, podemos dizer que a bomba e o filtro indicamos atendem sim ao senhor, mas para algo mais preciso, será necessário informar o tamanho da cascata.
      Aguardo seu retorno.

      1. Boa tarde, obrigado pelo retorno.
        Ainda não instalamos a cascata, porém terá mais ou menos 1 m de altura e uns 50 cm de largura, não mais que isso.
        Obrigado

  6. Bom dia tenho uma piscina de 4 x metros por 3. .ela tem hidro 3 bicos e cascata UMA bomba de 1/4 cv funciona..

    1. Boa tarde,
      Por gentileza, qual a profundidade da piscina?
      E qual o tamanho da cascata?
      Aguardo seu retorno.

  7. Boa noite

    estão construindo piscina com medidas 8 x 4, alem tem uma prainha de 1,90m x 1x90m por 0,40m de profundidade…..e tem um spa……2m x 2m (quatro bicos).

    tera uma cascata que saira da própria casa de máquinas

    qual o melhor filtro e bomba?

    Obrigado

  8. Estou alarmado com a possibilidade do sistema de filtragem de água sugar uma perna de uma criança e nem dois adultos conseguirem retirar a criança pela força da sução. Tenho que previamente antes de entrar numa piscina perceber que sistema de filtragem está a ser usado ., é normal o sistema de filtragem estar activo com pessoas a usar a piscina?

    1. Bom dia, Luis.
      Dependendo do local onde a piscina está instalada, é normal sim utilizar o sistema de filtragem enquanto as pessoas utilizam a piscina.
      Neste post, demos algumas dicas para cuidados com crianças: https://blog.paraisodasbombas.com.br/criancas-na-piscina-5-cuidados-que-os-pais-devem-ter/
      Uma das dicas, é utilizar ralos com proteção antiaprisionamento, além de serem instalados mais ralos, para que a força de sucção seja menor.
      Qualquer dúvida estamos à disposição.

  9. boa tarde, quero comprar uma piscina infantil de 3500lts, porem gostaria de instalar filtro e bomba pois nao quero desperdicio de agua, qual voce me indicaria? ela ficara sobreposta ao chao, farei apenas em deck ao redor.

    1. Boa tarde, Andreia.
      Infelizmente não temos os produtos adequados para atender uma piscina de volume tão baixo.
      Qualquer dúvida estamos à disposição.

    1. Boa tarde,

      Nesse caso, indicamos o Conjunto Filtrante para até 17 mil litros, o conjunto completo (acompanha areia) está disponível em nossa página no Mercado Livre em até 12x sem juros, segue o link: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-910716935-filtro-e-bomba-dancor-para-piscina-ate-17600-litros-_JM

      Para a Hidro, será necessário utilizar uma bomba a parte, segue o link: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-749086051-motobomba-dancor-pf-17-1-cv-monofasico-bomba-piscina-_JM

      Qualquer dúvida estamos à disposição.

  10. Senhores boa tarde. Tenho uma piscina de fibra com 7,80 de comprimento 3,10 de largura e 1,40 de profundidade com uma bomba de 1/3 cv. O limpador disse que o motor é muito fraco. Preciso de uma bomba de 1cv?

  11. Bom dia, qual a bomba ideal para uma piscina de 4m (comprimento) x 2,70 m (largura) por 1,50 m de profundidade e uma cascata.

    Grato.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *