Motor de compressor: como escolher o correto?

Sendo uma das mais notórias invenções modernas do homem, o motor elétrico acompanha diariamente inúmeras etapas dos processos de produção. Você que está acostumado com serviços industriais sabe das diversas funções do motor de compressor.

Ele é utilizado em tarefas diárias de vários profissionais, na hora de encher o pneu de carros e bicicletas, na pressurização de câmeras de pintura, na limpeza de peças em oficinas, no uso de ferramentas pneumáticas que funcionam a base de ar comprimido, e também nas funções de vazão e pressão de ar.

Saber escolher corretamente o motor de compressor ideal para a sua empresa, é essencial para o bom funcionamento do negócio. O mercado disponibiliza diversas marcas e modelos, por isso, escolher um bom motor passa por alguns processos essenciais.

Criamos esse guia prático para você ficar por dentro do assunto e realizar a melhor escolha na hora de comprar o seu motor. Não deixe de acompanhar!

Escolha o motor de compressor ideal para você

Na hora de comprar o melhor motor de compressor para a sua indústria ou oficina é preciso analisar alguns dados, como a dimensão do compressor, a finalidade do uso, se ele vai operar em um lugar confinado, e o quanto de pressão ele necessita para o desempenhar bem suas funções.

Você também deve estar atento quanto a manutenção preventiva do motor. É importante analisar o nível de óleo, a possibilidade de acúmulo de água e ainda verificar se o motor está bem dimensionado. Lembre-se de observar se o compressor está atuando em local fechado, pois o equipamento se desgasta muito sempre que há calor excessivo no ambiente. 

Vale ressaltar que o compressor parafuso é o que há de mais novo no mercado e possuí tecnologia inovadora, e o compressor à pistão é o líder de vendas. As marcas que possuem maior destaque são a Chiaperini, Ferrari Compressores, Schulz Compressores e Compressores Motomil.

Conheça agora os principais tipos de motores, e faça a melhor escolha para o seu negócio:

Compressor Turbo:

Este tipo de compressor visa alimentar processos de combustão com intensos níveis de queima e de eficiência térmica. Possuem hélices de alto desempenho, caracterizados pelos turbos que produzem grandes vazões. São ideais para produção de empuxos elevados com suprimento de ar em quantidade.

Compressor de Palhetas:

O ar capturado no bocal de admissão é confinado em câmaras estanques estruturadas entre as palhetas e a camisa, semelhante a uma bomba peristáltica. Conforme as palhetas giram, as câmaras vão se estreitando, o ar comprimido é entregue ao bocal de expulsão, que segue para o vaso de acumulação.

Compressor à Pistão:

Neste tipo de compressor a energia provem da biela para o cilindro, mas é muito parecido com o motor de um veículo. No momento de expansão do cilindro, uma válvula permite a entrada de ar. Durante o ponto morto inferior, a válvula de admissão se fecha, possibilitando que o pistão comprima-o. Ele será liberado no ponto morto superior, preparando o cilindro para o novo ciclo.

O procedimento ajuda uma conexão de cilindros em série. Desta maneira, o ar que passou pelo primeiro cilindro pode continuar por uma serpentina de arrefecimento e acumulação, podendo entrar num segundo cilindro para a multiplicação do processo. Neste caso, as bielas dos dois cilindros são comandadas por uma árvore de manivela.

Compressor de Lóbulos (ROOT):

Este modelo funciona com dois eixos oblongos girando alternadamente. Os eixos roçam mutuamente enquanto varrem de maneira simultânea a superfície das camisas hemisféricas correspondentes. O ar do bocal de admissão é sugado pela varredura. Enquanto giram em sentidos opostos, os eixos oblongos vão comprimindo o ar. A partir disso, ele segue para ser acumulado, sendo empurrado para o bocal de exaustão.

Compressor de Controle:

O pressostato é um dos modos de controle mais simples que existem. Ele monitora constantemente o balão de acumulação após definidos os pontos de partida e parada do compressor. O motor é posto em rotação por um relé comandado pelo pressostato, logo que o ar comprimido promove a redução da pressão acumulada. O motor do compressor é desenergizado pelo pressostato, uma vez atingida a pressão definida como máxima.

Este modo de controlar o vaso de acumulação é o mais simples que existe, apesar de processos mais sofisticados evitarem o comportamento histerético, deixando a pressão em um nível operacional estreito.

Saiba 3 fatores importantes para escolher um compressor

Na hora de escolher o melhor motor de compressor é importante ficar atento em relação a qualidade da marca, e também a alguns fatores que influenciam muito para obter um bom resultado. Acompanhe esses três fatores antes de comprar:

Barulho

Os compressores geram níveis de ruídos diferentes, e este é um fator que as vezes deve ser levado em consideração. Você não vai querer problemas com a vizinhança, por isso ele por ser colocado mais afastado da área de trabalho, e talvez até seja necessário projetar um isolamento acústico.

Potência e fases do motor

Verifique se a sua rede elétrica suporta a nova demanda antes de fechar a compra de um compressor de ar. Leve em consideração se o compressor será monofásico ou trifásico, 110, 220, 360, 440 volts ou superior. Algumas vezes, devido à energia elétrica, é necessário adquirir dois compressores;

Tamanho físico do compressor

Para o bom funcionamento e manutenção do compressor de ar, é importante haver um certo espaço onde eles serão instalados. O trajeto que será feito até a instalação do compressor também deve ser levado em conta, pois alguns obstáculos no caminho podem dificultar muito a realização do serviço

Para você que está pensando em trocar o seu motor ultrapassado, vale ressaltar que CEMIG oferece descontos para motores novos em Minas Gerais. O projeto visa reduzir o consumo de energia elétrica, aumentando a eficiência dos equipamentos e a produtividade dos negócios.

É oferecido um bônus de até 40% para os empresários mineiros trocarem seus motores elétricos obsoletos, pois eles consomem muito mais energia do que máquinas mais modernas.

Agora que você já sabe tudo sobre motor de compressor, conheça os modelos de bomba d’água e saiba quais são os melhores para a sua utilização. 




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *