Press "Enter" to skip to content

Aspirador de piscina: qual a vantagem de utilizar?

Paraíso das Bombas 0

Ter uma piscina em casa é sinônimo de bem-estar. Aquele final de semana com as crianças nadando traz comodidade, além de ótimos momentos entre a família.

Você que já possui uma piscina sabe como é bom poder usufruir de toda a sua refrescância não só durante o verão. Afinal, um país tropical como o nosso possibilita um clima favorável para nadar por quase todo o ano.

Ter uma piscina em casa traz muitos benefícios, mas, para evitar dores de cabeça, o proprietário deve procurar profissionais de qualidade para a obra, além ir atrás dos melhores materiais de construção. Isso tudo evita incômodos antes e depois da obra. Então fique atento a esses fatores.

Algo que é preciso compreender é que, para desfrutar plenamente da sua piscina, é necessário realizar corretamente o tratamento da água. Você não gostaria que suas visitas comentassem sobre o aspecto sujo da piscina, não é mesmo?

Uma das etapas cruciais da manutenção é utilizar o aspirador de piscina, pois ele remove as impurezas decantadas no fundo dela. Para você ficar por dentro do assunto, criamos este guia prático que vai te orientar em relação a esse processo. Não deixe de acompanhar!

Qual a função do aspirador de piscina?

Basicamente, aspirar a piscina consiste no tratamento manual, por meio do qual você vai remover as impurezas depositadas no fundo da água depois do processo químico de decantação. Esse processo pode acontecer de forma natural, se você mantiver os níveis ideais da alcalinidade, do pH e do cloro.

Não se esqueça de procurar sempre os melhores equipamentos para realizar a manutenção da sua piscina. No mercado, existem dois tipos de aspirador:

  • convencional: é acoplado à bomba da piscina, que tem um local específico onde deve ser instalado o aspirador. Esse modelo convencional suga todas as impurezas por meio do funcionamento da bomba, mas o processo precisa ser realizado manualmente. Ele vem com rodas e uma escova para facilitar a aspiração;

  • barracuda: é um modelo automático e pode ser acoplado ao bocal de aspiração da piscina, além de funcionar em conjunto com a bomba. É necessário que ela tenha, no mínimo, meio cavalo para que esse tipo de aspirador funcione corretamente.

Para os aspiradores convencionais, uma ótima opção seria o que já vem com uma escova acoplada. Ele é um produto lançado no início dos anos 2000, e pela primeira vez foi possível realizar a escovação e ainda aspirar ao mesmo tempo. Isso traz benefícios de duas formas:

  • elimina praticamente a totalidade dos resíduos acumulados na piscina, escovando e aspirando, sem a necessidade de mais uma dosagem de clarificante e decantação;

  • possibilita aspirar e escovar a parede da piscina em conjunto. Utilizando o aspirador sem escova, você terá que aspirar o fundo, escovar a piscina e, depois, aplicar o clarificante para aspirar novamente.

Ultracolor e Sodramar são as melhores marcas de aspirador que você vai encontrar no mercado.

Qual é a importância de aspirar a piscina?

Sendo uma das etapas mais importantes da manutenção da piscina, a aspiração é necessária para manter a limpeza e a boa qualidade da água.

Como já foi dito, a aspiração é realizada depois do processo de decantação, quando as impurezas foram reunidas no fundo da água. Após a aplicação do clarificante ou do decantador, fica mais fácil aspirar a sujeira. Essa é uma etapa obrigatória, porque, caso não seja realizada corretamente, sempre que alguém entrar na piscina, espalhará os resíduos novamente.

A aspiração melhora significativamente o visual da água, além de deixá-la mais limpa. Você não vai gostar daqueles comentários maldosos sobre a sujeira da sua piscina, não é mesmo?

 

 

Com qual frequência devo aspirar a piscina?

Para manter sua piscina bem limpa, você deve aspirá-la pelo menos uma vez por semana, mas, caso haja o acúmulo frequente de sujeira, o processo deve ser realizado mais vezes. Áreas arborizadas ou com excesso de folhagem são as maiores causas de impurezas na água, portanto, fique atento quanto à frequência da aspiração nesses lugares.

De maneira geral, aspirar o fundo da piscina é necessário todas as vezes que ela aparentar estar suja. É indicado realizar a aspiração quando a água apresentar uma cor mais escura. Essa coloração indica que há sujeira decantando no interior da mesma.

Antes de tudo, é importante realizar a limpeza da área externa, pois é possível haver acúmulo de resíduos, lodo e algas em torno da piscina. Utilize uma peneira para limpar a superfície da água, eliminando folhas, cabelos e insetos. Não se esqueça também de limpar o skimmer, que pode estar sujo. Você só deve realizar a aspiração após a passar a peneira, limpar o skimmer e escovar a área externa da piscina.

Quais são as consequências de não usar o aspirador de piscina?

Você não deve deixar de aspirar a sua piscina. Certamente, a sujeira decantada vai impregnar no seu revestimento, seja de fibra ou vinil, podendo até mesmo manchar suas paredes, caso demore a ser removida.

Cuidar bem da sua piscina é muito importante. Conservá-la em boas condições de uso, preocupando-se com a limpeza e mantendo a água cristalina, facilita sua manutenção e minimiza os custos com produtos químicos.

Esteja sempre atento, pois a água suja e parada propicia a transmissão de diversas doenças infecciosas, como conjuntivite, otite e hepatite. Isso é péssimo para os banhistas e até mesmo para quem não frequenta a piscina, mas, de certa forma, está próximo dela.

Isso tudo sem falar dos problemas sociais envolvidos, como a dengue. Esse é um assunto muito sério, e a falta de cuidado com a sua piscina pode ajudar na proliferação das larvas do mosquito Aedes aegypti, além de outros insetos.

Não basta apenas construir uma piscina na sua casa. Você deve cuidar constantemente dela para evitar maiores problemas com a manutenção, além prevenir doenças infecciosas que trazem muitas complicações para a sua família e para a sociedade.

Agora você já sabe as vantagens de utilizar o aspirador de piscina, aprendeu sobre a sua função e importância no tratamento da água e não deixará de realizar o processo frequentemente, para não sofrer as consequências.

Gostou do nosso texto? Então continue aprendendo tudo sobre os equipamentos e produtos para a sua piscina aqui!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *