Irrigação, poços ou piscina: descubra a motobomba ideal para cada uso

As bombas d’água são usadas nos mais variados projetos que precisam realizar o bombeamento de água. Entre os diversos projetos que necessitam de bombas d’água, estão o preenchimento de reservatórios residenciais ou industrias, a sucção ou remoção da água acumulada em locais inapropriados (como por exemplo: subsolo e poço de elevadores), circulação da água na piscina, pressurização de bicos de banheira de hidromassagem, o bombeamento de poços ou cisterna, irrigação através de aspersores, pressurização de máquinas, pressurização de casas ou condomínios…

Para você escolher o melhor sistema de bombeamento, reunimos neste post as características dos diferentes tipos de motobombas. A escolha da melhor motobomba para a sua demanda não é tão simples como pode parecer, e engana-se quem acha que essa análise depende apenas da potência.

É preciso considerar a aplicação, pressão, vazão, diâmetro da tubulação, as melhores marcas e a voltagem de cada tipo de motobomba. Quer entender mais? Acompanhe o post!

Bombas para poço artesiano

O poço artesiano é perfurado com o objetivo de captar a água que se encontra nos lençóis freáticos. Essa água armazenada nos aquíferos, que ficam no subsolo, está infiltrada em rochas e sedimentos, em grande profundidade. Nesse tipo de poço, a água jorra do solo naturalmente: sua própria pressão é suficiente para levá-la até a superfície, mantendo o equilíbrio do lençol subterrâneo.

Há ainda o termo popular “semiartesiano”, que diz respeito ao poço profundo, em que a água não é capaz de jorrar de forma independente, precisando de um bombeamento para que se obtenha determinado volume de água. Ambos são conhecidos como “poço tubular profundo”.

Aplicação

É necessário a aplicação de motobombas no poço artesiano, quando a pressão da água é insuficiente para que ela chegue até a superfície naturalmente. Quando acionadas, elas retiram a água do interior do poço artesiano para armazená-la em um reservatório, que fica um nível superior à bomba.

Essa aparelhagem pode ser submersa ou centrífuga, com injetores. As submersas — normalmente de 4 ou 3 polegadas — são instaladas dentro do poço e permanecem abaixo no nível da água, ou seja, o funcionamento acontece de forma submergida. Já as centrífugas com injetores são instaladas acima da superfície do solo. O injetor fica conectado na extremidade da tubulação em que ocorre a sucção dentro do poço artesiano.

Melhores marcas

As melhores marcas para as bombas usadas em poços artesianos são a Schneider Motobombas (Franklin), Bombas Leão e Ebara Brasil.

Voltagem

Para o uso na indústria, a motobomba normalmente é de 220, 380, 440 ou 760 volts trifásico e para o uso em residências, a motobomba normalmente é 110 ou 220 volts monofásico.

Garantia

A garantia é em média de 12 a 18 meses, dependendo do fabricante.

Bomba sapo

A bomba sapo tem esse apelido pois ela funciona, de forma simples e eficiente, mergulhada dentro da água, sistema de eletroímã. 

Ano após ano, vem diminuindo o mercado para a bomba sapo, a construção de cisternas tem reduzido, enquanto o número de poços artesianos aumenta.

Melhores marcas

Anauger e Bombas Líder.

Voltagem

90% das bombas sapo usadas em Minas Gerais são de 127 volts.

Garantia

As bombas sapo têm uma garantia que varia de 6 meses a um ano.

Bombas para agroindústria

As bombas também são usadas para ajudar a transportar soluções nutritivas até os canais de cultivo. Quando se fala em irrigação, a ideia é que quanto mais água jorrar no cultivo melhor. Mas isso não é verdade. Portanto, escolher a bomba ideal para a irrigação não é tarefa fácil, considerando que cada tipo de planta precisa de uma quantidade diferente de água por dia.

É preciso ter em mãos os dados do terreno e da tubulação para medir a distância entre o ponto mais desfavorável da área cultivada e o ponto de captação da bomba de irrigação, ou seja, a ponta do cano de sucção, e escolher o melhor aspersor para a área, se informando sobre a vazão e a pressão do aspersor.

Aplicação

Em geral, as bombas centrífugas de eixo horizontal são as mais usadas na irrigação por aspersão convencional. A motobomba tem a função de captar a água na fonte e suprir o sistema de aspersores. Acoplado a bomba, existe um motor — elétrico, gasolina ou diesel — para transferir a potência.

Algumas bombas também são usadas no sistema de hidroponia, que é outro tipo de irrigação, termo derivado das palavras gregas hidro — água — e ponia — trabalho —, que significa uma técnica alternativa de cultivo protegido em produções vegetais. 

Já na indústria, as bombas são usadas: na fabricação de plástico (máquinas injetoras), elas servem para transportar a água quente de um local para o outro e realizar o resfriamento. Já nas mineradoras, são necessárias bombas para transportar o minério a grandes distâncias, por meio do bombeamento, esgotamento, transferência de grandes volumes de água.

Melhores marcas

Schneider Motobombas, KSB Bombas Hidráulicas, ABS Bombas Hidráulicas, Dancor e Thebe Bombas. 

Voltagem

A voltagem das motobombas usadas na indústria são: 220, 380, 440, 760 volts trifásico.

Garantia  

A garantia é de 18 meses, tanto para as motobombas usadas na indústria, quanto para as utilizadas na irrigação.

Bombas para caixa d’água e recalque

As bombas para caixa d’água funcionam como as demais bombas d’água, por meio de um motor que faz com que a água ganhe pressão suficiente para com a ajuda de rotores ou rotor no sistema a água ser empurrada e subir pela tubulação até a caixa d’água. O tipo de motobomba mais indicado é a bomba d’água centrífuga de multiestágio.

Aplicação

Essas bombas são usadas no abastecimento de condomínios e prédios.

Melhores marcas

Schneider Motobombas e Thebe Motobombas e Dancor.

Voltagem

As bombas trifásicas têm voltagem de 220 e 380 volts trifásico.  

Garantia

18 meses.

Bombas para piscinas e hidromassagem

Quem olha para uma piscina ou uma hidromassagem com a água bem limpa e convidativa para o uso nem imagina que para mantê-las assim é preciso que as bombas trabalhem para deixá-las com a limpeza sempre em dia.

Essas bombas funcionam da mesma maneira que as bombas d’água comuns, mas são um pouco mais simples, pois elas não trabalham em grandes alturas para condução da água, já que são instaladas no mesmo nível ou no nível inferior  das piscinas ou banheiras de hidromassagem.

Aplicação

Nas piscinas são usadas as bombas auto-aspirantes com pré-filtro. A função da bomba auto-aspirante é puxar a água da piscina, passá-la pelo pré-filtro e devolvê-la mais limpa. Considerando que a piscina é aberta e exposta ao ambiente, os pré-filtros são essenciais para separar as impurezas maiores como folhas, insetos e outros corpos estranhos que possam porventura estar dentro da piscina. Já o filtro da piscina retém as impurezas menores.

As bombas usadas na hidromassagem, viabilizam os jatos na banheira a partir da sucção e pressurização da água. Os modelos mais eficazes possuem um sistema auto drenante impedindo que a água acumule no interior da motobomba, quando a banheira é esvaziada. Esse sistema evita a necessidade da constante manutenção do equipamento. As maiores causas de defeitos em hidromassagens é a falta de uso.  

Melhores marcas

Dancor, Sodramar, Nautilus e Jacuzzi.

Voltagem

Normalmente 110 ou 220 volts monofásico.

Garantia

18 meses.

Precisa escolher a motobomba ideal para determinado uso, mas ainda tem dúvidas sobre a melhor opção? Deixe seu comentário com dúvidas e impressões sobre os diferentes tipos de bombas. 




Comments (32)

    1. Bom dia!
      Para indicar a bomba ideal, preciso de mais algumas informações:
      Qual a distância e a altura da boca do poço até a caixa d’água?
      Qual a vazão desejada?
      Aguardo seu retorno.

      1. PREZADOS, NECESSITO DE UMA BOMBA QUE POSSA SUGAR AGUA EM UM POÇO SEMI ARTESIANO, A UMA PROFUNDIDADE DE APROX. 8 METROS E LEVAR ESTA AGUA A UMA CAIXA, A UMA ALTURA DE 50 METROS DA BOMBA, POREM, HA UMA DISTANCIA DE APROX. 150 METROS.
        A VAZÃO PODE SER DE 3/4,
        QUAL O TIPO DE BOMBA INDDICADO

        1. Bom dia, Marcio.
          Na verdade, a tubulação é 3/4″.
          Favor informar qual a vazão do poço do senhor.

          Aguardo seu retorno!

  1. Olá, meu poço tem 8m de profundidade, 4m de água no nível dinâmico com uma vazão de 4m³/h . O dimâmetro do poço é de 150mm. Preciso levar água até o reservatório que está a uma distância de 300m e com uma diferença de altura de 40m. A tubulação que utlizo é de 1pol. Que bomba seria mais apropriada?

    1. Boa tarde, Alysson.
      A bomba ideal para seu uso é a Schneider SUB15-15NY4E11 1,5 CV.
      Segue o link para realizar a compra: https://www.paraisodasbombas.com.br/bombas/bomba-submersa-schneider-sub15-15ny4e11-1-5-cv-220-v-monofasico
      Importante: Estamos encaminhando o modelo na opção Monofásico – 220V. Caso a sua rede seja diferente, gentileza informar.
      Essa bomba irá proporcionar uma vazão de 3.200L/h pro senhor.
      Qualquer dúvida estamos à disposição.

  2. Gostaria de saber qual seria a melhor bomba para bombear de uma nascente a uma distancia de 240 m em declive a uma elevação de 80m

    1. Boa tarde,
      Para indicar a bomba ideal, precisamos de mais algumas informações:
      – Qual a altura de sucção?
      – Qual a vazão desejada?
      – Qual a tubulação utilizada?

      Aguardo seu retorno!

  3. BOA TARDE
    Meu poço tem 250 m de profundidade,
    PRETENDO INSTALAR A BOMBA NO NÍVEL DE 180 MT
    Vazão DO POÇO 2,3 m³/h .
    O dimâmetro do poço é de 12 POLIGADA. Preciso levar água até o reservatório que está a uma distância de 50 m
    A tubulação que utlizo é de 1pol E 1/4.
    Que bomba seria mais apropriada? quantos HP?

  4. Prezados senhores:Peço-lhes o favor de me orientar sobre minha dúvida:

    Em meus sitio temos uma mina de água que fica em uma parte baixa do terreno e cuja produção de água cai em uma caixa d’agua de litros e depois tem que ser bombeada para a caixa d’agua da casa. A casa está ,aproximadamente, 30 metros acima da nascente.
    Para tanto, teremos que instalar uma bomba d’água que seja potente o bastante para impulsionar a água acima por meio de mangueiras.
    Assim sendo, peço-lhes o favor de indicar-me a melhor opção para as nossas necessidades. Antecipadamente grato pela atenção, despeço-me M. Sammarco

    1. Boa tarde, Mario.
      Precisamos de mais algumas informações para indicar a bomba ideal:
      – Qual a altura de sucção?
      – Qual a tubulação utilizada?
      – Qual a vazão desejada? (Em litros por hora)
      Aguardo seu retorno.

  5. Boa tarde . eu quería comprar una bomba sapo. Me gustaria saber se vcs envía a Espanha ? Minha cisterna e de 20 metros. Y a caixa de agua esta también a 20 metros? OS v 220V. Tambem quería un chuveiro de agua quente. Aguardo sus resposta.

    1. Boa tarde,
      Não enviamos para Espanha, apenas para o Brasil.
      Qualquer dúvida estamos à disposição.

  6. Tenho um poço de 12 metros de profundidade por 2 metros de raio. Preciso de um motor que puxe água para 18 bicos para irrigação. A maior distância é 30 metros.. Qual motor posso usar???

    1. Boa tarde,
      Por gentileza:
      – Qual a pressão e vazão de cada bico?
      – Eles estão em linha? Qual a distância entre cada um deles?
      – A distância total do poço até o último aspersor é 30 metros?
      – É um terreno plano?
      Aguardo seu retorno.

  7. Caros amigos do Paraíso das Bombas,
    Gostei muito do artigo de vocês, parabéns! Preciso de uma orientação se possível. Tenho um poço de quinze metro de profundidade com uma lâmina de água de 2,5 m, no perídio mais seco fica com apenas um metro de lâmina. É uma cisterna de 1m de diâmetro. Preciso de uma bomba que tenha capacidade de sucção de 15 metros e mais 25 m.c.a. Um total de 40 m.c.a. com uma vazão de pelo menos 1000 l/h ponta para tocar 5 aspersores retrateis hunter, tipo rotor, de uma só vez, cada um com bico de saída de 200 l/h. Resumindo: 15 sucção + 25 m.c.a., vazão de no mínimo 1.000 l/h. Qual seria a bomba mais indicada e qual o preço e o frete.

    1. Boa tarde, Paulo.
      Agradecemos o seu comentário!
      Por gentileza,
      – Qual a pressão de cada aspersor?
      – Eles estão em linha? Utiliza ramais? Quantos por ramal?
      – Qual a distância entre eles?
      – Esse M.C.A que o senhor está informando, é a distancia do poço até o último aspersor?
      Ficamos no aguardo.

  8. Preciso de uma bomba submersa. Qual é a bomba indicada?
    poço de 4″, 80 m de profundidade; vazão de 5.000 litros;
    tubulação de saída de 1,5″
    reservatório a 250 m de distância do poço.
    Obrigado

    1. Boa tarde,
      Por gentileza, qual a altura da boca do poço até o reservatório?
      Aguardo seu retorno.

  9. Meu poço artesiano tem uns 25 mts. minha caixa dagua está a 10 mts de altura. a tubulaçao utilizada no poço e de 1 pol sucçao e 3\4 recalque, indo para a caixa tambem em 3\4. tenho usado reduçao nas bombas, pois hoje a maioria vem com 1 1\4 sucçao e 1 pol recalque. qual a bomba ideal para mim. sabendo desta perda de aproveitamento ocorrida por conta do uso da reduçao de canos nas saidas da bomba.

    1. Bom dia, Junior.
      Por gentileza:
      – Qual a distância da boca do poço até a caixa d’água?
      – Qual a vazão desejada?
      Aguardo seu retorno com as informações, para que possamos calcular a bomba ideal para o senhor.

  10. Boa tarde! Irei fazer fazer um reservatorio de agua para decantar o po de pedra e neste mesmo poco irei por a bomba para tranferir essa agua, e uma embaixo da outra sendo 6 metros de altura! Qual seria a melhor bomba ?

    1. Boa tarde, por gentileza:
      – Qual a altura de sucção?
      – Qual a distância?
      – Qual a tubulação utilizada?
      – Qual a vazão desejada?
      Aguardo seu retorno.

  11. Bom dia
    Necessito de uma motobomba submersa para poço artesiano com as seguintes dimensões:
    Trifásico 380V

    Profundidade- 300,00m
    Diâmetro do Poço – 6″
    Nível Estático- 20,00 m
    Nível Dinâmico -216,00m
    Vazão 6.457 litros por hora

    Qual a marca melhor para indicação

    Obrigado

    1. Boa tarde!
      Por gentileza:
      – Qual a distância da boca do poço até o reservatório?
      – Qual a altura do reservatório?
      – Qual a tubulação utilizada?
      No caso, o nível estático seriam 200 metros ou 20 metros?
      Aguardo seu retorno.

  12. Sou voluntaria em uma comunidade e eles estao com problema de agua e nos pediram uma bomba para puxar agua da tubulacao. Pelo que li entendo que seria uma bomba centrífuga certo? Tem mais algo que preciso saber?
    Obrigada

  13. Tenho uma pergunta: Preciso de uma motobomba elétrica com vazão de 10.000 l/dia, o poço tem 70 metros de profundidade e eu preciso subir com a água a uma altura de 15 metros. Qual seria a especificação dessa motobomba? Vocês trabalham com kits de painés fotovoltaicos para essa bomba? Grato

  14. Bom dia.
    Preciso de uma bomba tipo Sapo,para jogar água em uma altura de 60 metros de desníveis, com uma distância de 300 metros do poço até a caixa d’água, vazão em 500 a 1000 litros por hora.
    Att
    MAURO

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *