O que é preciso para construir um poço artesiano?

O poço artesiano é perfurado com o objetivo de captar a água que se encontra nos lençóis freáticos. Essa água armazenada nos aquíferos, que ficam no subsolo, está infiltrada em rochas e sedimentos, em grande profundidade. Em geral, é uma água com melhor qualidade física, química e biológica, protegida da contaminação humana, não sendo necessário tratamento para o consumo.

A palavra “artesiano” é originária da França — especificamente da cidade conhecida como Artois ou Artesia, onde foi criado o primeiro poço desse tipo — e denomina o fenômeno que faz com que a água do poço jorre do solo naturalmente, ou seja, sua própria pressão é suficiente para levá-la até a superfície, mantendo o equilíbrio do lençol subterrâneo.

Embora a nomenclatura date do século XII, mais especificamente no ano de 1126, quando foi criado um poço artesiano em Artesia, de acordo com a revista Superinteressante, há indícios de que os chineses faziam perfurações do gênero ainda em 5000 a.C.

Há ainda o termo popular “semiartesiano”, que diz respeito ao poço profundo, em que a água não é capaz de jorrar de forma independente, precisando de um bombeamento para que se obtenha determinado volume de água.

Ambos são conhecidos como “poço tubular profundo” e são obras de engenharia que obedecem a norma técnica NBR 12212 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Para entender melhor como um poço artesiano é construído, suas vantagens e como escolher a melhor motobomba para ajudar no processo, reunimos aqui algumas informações importantes.

Como deve ser a construção de um poço artesiano

O poço artesiano deve ser perfurado por máquinas e empresas especializadas, que devem ser cadastradas no Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (CREA) e por responsáveis técnicos — geólogos ou engenheiros de minas — com atestado de capacidade técnica também certificada pelo CREA.

Depois de perfurado, o poço artesiano será revestido com tubos de aço para isolar a obra da camada superficial e evitar o desmoronamento e possíveis contaminações. O poço será reaberto se houver a necessidade de instalação de tubos de maior diâmetro ou para a instalação de filtro e pré-filtro. Ela ocorre para a colocação de novos tubos de revestimento em local mais profundo.

A próxima etapa é o desenvolvimento do poço feito pelo compressor ou pela bomba submersa — para retirar os resíduos e promover a passagem de maior volume de água. Depois disso, são feitas a cimentação e a laje de proteção sanitária para perfeito isolamento, além do teste de verificação de vazão, quando será coletada uma amostra da água para análise. Por fim são aplicados ainda os filtros e pré-filtros.

A estrutura do poço consiste basicamente no espaço para abrigar o equipamento de bombeamento e o conduto vertical, que levará a água do aquífero até a motobomba. A profundidade de um poço artesiano é bastante superior a dos comuns e o diâmetro é pequeno.

Em Minas Gerais, 80% dos poços artesianos possuem uma profundidade que varia de 40 a 200 metros. Vamos entender cada parte que os compõe:

Filtro

É o primeiro componente a ser colocado na perfuração do solo. É formado por uma tubulação de aço perfurada, com peneiras finas, que vão filtrar as impurezas da águas que atravessam o cascalho. O filtro deve ser de aço galvanizado e colocado em toda a extensão do lençol freático. Não é recomendável que o filtro seja de PVC, mesmo que rígido, pois o tubo pode fechar, comprimir a terra e impedir o trabalho de bombeamento.

Tubos de aço

Os tubos também devem ser de aço galvanizado e devem ser colocados na parte do poço que fica acima do lençol freático. É importante contar com uma tubulação geomecânica para conduzir a água do poço artesiano.

O tubo de aço galvanizado com ranhuras e microfuros facilita a passagem da água e consequentemente aumenta a vida útil do poço artesiano e da bomba.

Pré-filtro ou cascalho

O pré-filtro é uma camada de areia grossa que deve ser colocada ao longo da extensão do poço artesiano, entre a tubulação — filtros e tubos — e a parede do solo. A função do pré-filtro é preencher todo o espaço entre as paredes do furo e da tubulação, retendo impurezas e partículas maiores.

 

Tudo que você precisa saber para escolher a bomba certa

 

Válvula

A válvula é a responsável por controlar a vazão natural da água ou o bombeamento, nos poços semiartesianos.

Depois de construído, o poço artesiano precisa de manutenção. A manutenção deve ser feita regularmente e é a maneira mais eficaz de garantir maior vida útil ao poço artesiano, qualidade no funcionamento das bombas e da água. A manutenção deve envolver ainda a verificação do funcionamento dos equipamentos, como tubos, bombas, cabos e comandos

A frequência da manutenção vai depender da forma como os poços são usados. Aconselha-se que anualmente sejam avaliadas a qualidade da água e dos equipamentos hidráulicos e elétricos.

Motobombas

As motobombas são equipamentos usados no poço artesiano, quando a pressão da água é insuficiente para que ela chegue até a superfície naturalmente. Quando acionadas, as motobombas retiram a água do interior do poço artesiano para armazená-la em um reservatório, que fica um nível superior à bomba.

As motobombas usadas em um poço artesiano podem ser submersas ou centrífugas com injetores ou auto-aspirante. As submersas — normalmente de 4 polegadas — são instaladas dentro do poço e permanecem abaixo no nível da água, ou seja, o funcionamento acontece de forma submergida. Já as centrífugas com injetores são instaladas acima da superfície do solo. O injetor fica conectado na extremidade da tubulação, onde ocorre a sucção dentro do poço artesiano.

Passo essencial para a construção de um poço artesiano: a escolha da motobomba

Antes de escolher a motobomba para o seu poço artesiano, é aconselhável fazer um dimensionamento para calcular exatamente o tamanho do equipamento que será instalado. É preciso verificar com a empresa que está construindo o poço artesiano — perfurando o solo —, qual é a profundidade, a vazão, o nível dinâmico — profundidade o qual ficará posicionado o ejetor, pois ele não ficará no fundo do poço —, o nível estático para calcular exatamente a bomba que será usada.

Depois de se certificar de tudo isso e calcular a melhor bomba para o poço artesiano, lembre-se de solicitar a autorização para a construção do poço artesiano. O Instituto Mineiro de Gestão das Águas (IGAM), responsável pelas licenças (outorgas) em Minas Gerais, registrou aumento de 53,8% nos pedidos de captação de água em poços artesianos entre 2012 e 2014.

Vantagens deste método de obtenção de água

Higiene

O uso do poço artesiano, assim como de outras reservas hídricas subterrâneas, é crescente, pois a água obtida através deles é de grande qualidade. A água oriunda do aquífero é menos vulnerável a agentes poluidores advindos da superfície, livre do risco de qualquer tipo de contaminação, sofre menor influência das variações climáticas e possui em geral melhor qualidade física, química e biológica.

Custo

Embora o custo de instalação de um poço artesiano seja alto, o retorno desse investimento é muito positivo, trazendo compensações a longo prazo, isso porque o abastecimento de água da residência não sofre impactos nas épocas de racionamento ou de maior consumo, como no verão, e os gastos com o consumo mensal de água caem significativamente, uma vez que o preço pode ser dividido. O preço médio de construção de um poço artesiano é de R$ 30 mil, mas vai depender da vazão e da profundidade do poço.

Localização e espaço

A instalação do poço artesiano é aconselhável principalmente para condomínios, outros aglomerados de residências e áreas rurais. Além disso, o poço artesiano não ocupa espaço em superfície, já que ele pode se tornar invisível com o uso do compressor. O local do poço artesiano pode ser próximo ao local de uso e de grande circulação de pessoas.

Tempo

As obras para perfuração e construção do poço artesiano têm curto período de duração, se comparado às outras maneiras de captação de água. Dependendo do uso, consumo e quantidade de consumo de água, o poço artesiano costuma ter cerca de 40 anos de vida útil e a motobomba 5 anos.

Meio ambiente

O impacto ambiental causado pela construção de poços artesianos é bem menor do que a das demais estações de tratamento de esgoto.

Segurança

O poço artesiano não corre o risco de desbarrancar ou mesmo passar por processos de erosão lateral. Portanto o ambiente onde o poço se localiza é de total segurança.

Vazão

Para a construção do poço artesiano, ocorre a perfuração do lençol subjacente, podendo atingir outros veios, e a consequência disso é uma vazão garantida 24 horas por dia, o que praticamente nenhum outro poço pode oferecer. Além disso, a chance de um poço semi-artesiano secar é de praticamente 1%.

Se você tem interesse em construir um desse tipo e ainda não sabe escolher a melhor bomba para ele, deixe seu comentário para que possamos te ajudar!




Comments (60)

  1. É possível a construção de um poço artesiano suficiente para o uso da água em diversas atividades dentro de uma propriedade inclusive na irrigação de uma área de 10 hectare? De Orçamento. E qual o tamanho do reservatório para atender toda a demanda de água necessária diária.

    1. Olá Pascoal, boa tarde!
      O poço artesiano deve ser perfurado por máquinas e empresas especializadas, que devem ser cadastradas no Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (CREA) e por responsáveis técnicos — geólogos ou engenheiros de minas — com atestado de capacidade técnica também certificada pelo CREA.
      As empresas especializadas poderão responder as demais dúvidas neste quesito.

    2. Com o poço artesiano sendo do vizinho eu poderia fazer um pra mim também ? E serviria pra fazer plantação regra do com a água do poço

      1. Boa tarde,
        O ideal é que você verifique a legislação da sua região, sobre a distância necessária entre os poços.
        Qualquer dúvida estou à disposição.

    3. Preciso perfurar um semi poço-artesiano,mas meu terreno nao tem rocha perto do lençol freatico.
      Até os 40mts o solo é firme , mas posterior essa profundidade o solo é mole.
      Ja tentei a pefuração algumas vezes, mas os profissionais não consegue descer os tubos depois dos 40 mts.
      O que tenho que tenho q fazer para que os tubos cheguem até os 100 mts?
      As perfurações ja feitas tem uma boa vazão de água!

      1. Bom dia,
        O ideal é solicitar que um geólogo faça um estudo correto do terreno para que não tenha problemas na perfuração do poço.
        Qualquer dúvida estamos à disposição.

    4. bom dia,

      tenho um poço semi artesiano, de 60mts, com camisa de 100mm. preciso de uma bomba de 1,5 hp, monofásica rural, para mandar agua a 230mts, onde esta o reservatório, que fica 12 mts de altura em relação ao nivel do solo.
      grato

      1. Bom dia.
        Por gentileza, qual a tubulação utilizada?
        Qual a vazão do poço?
        Aguardo seu retorno.

  2. Silvio normando da silva 30/07/2017 as 16.25 hs gostei muito das infomações que são inportante para quem quer fazer um poço artesiano em sua propiedade obrigado a voces abraço a todos.

  3. Bom dia, depois de pronto o poço artesiano exige a contratação de um geólogo responsável permanente e a análise da água deverá ser feita de quanto em quanto tempo?
    Obrigado

    1. Bom dia, Odair.

      No caso, o geólogo seria ideal que contratasse antes de furar o poço, para verificar as condições do solo.
      Quanto a análise, a Companhia de Saneamento de Minas Gerais, recomenda fazer de 6 em 6 meses, porém, existem pessoas que fazem a cada 1 ano.

      Qualquer dúvida estou à disposição.

  4. Bom dia,
    Eu comprei uma chácara e pretendo furar um poço artesiano.
    A região la é de muita água….gostaria de saber qual bomba devo usar, o poço sera de 50mt de profundidade e jogara a água para a caixa que ficará a uma distancia de 100mt.

    1. Bom dia, Michele!
      Para te indicar a bomba ideal, preciso de mais algumas informações:
      Quantos metros a bomba vai descer?
      Qual a altura da boca do poço até a caixa d’água? Qual a vazão?
      Qual tubulação utilizada do poço até a caixa d’água?
      Aguardo seu retorno.

  5. é verdade que quanto mais usa o poço mais a gua aumenta ou isso é bobagem
    o meu poço esta dando muito pouca agua, a empresa me disse que o poço tem agua e qe deve usar dle para aumentar o volume dagua

    1. Boa tarde, Ailton.
      Segundo nosso técnico, quando um poço é novo, conforme vai sendo retirada a água suja, tende-se a florar água potável.
      Porém, com o passar o tempo, a tendência é que o poço comece a secar, principalmente nas épocas de seca.
      Qualquer dúvida estou à disposição.

  6. meu mini-poço tem mais de 10 anos e quando a bomba de 1 c.v. , passa algum tempo ela dá a transparecer que o lençol baixou e nao entrega agua ,acabando por dar entrada de ar. será que o mini poço precisa de dar um fundo nele para aumentar a quantidade de agua . é a primeira vez que isso acontece. o rapaz que perfurou o mesmo ha dez anos,disse que o lençol freatico baixou e precisa de dar fundo, isso procede? por favor me oriente! obrigado

    1. Bom dia, Eridio.
      Sim, procede.
      Principalmente por causa da seca, é necessário dar fundo até para que você não perca a sua bomba.

      Qualquer dúvida estou à disposição.

  7. Boa tarde!
    Gostei muito das informações, pois necessito de um poço artesiano. Onde moro tem muita dificuldade de água mas minha insegurança é que meu vizinho te um sumidoro (fossa séptica) a mais de 20 anos e o cheiro é horrível. quando minha casa estava em construção (fase do muro e sondagem) o terreno ficava totalmente cheio de esgoto minando do solo.
    Tenho insegurança em meu poço ficar comprometido. Poderia me dar sua opinião.

    Iolanda – 25/10/2017

    1. Bom dia Iolanda,
      Segundo nosso técnico, de acordo com suas informações, a chance do seu lençol freático estar comprometido, é alta.
      Você pode furar o poço para testar, mas é muito provável que a água esteja contaminada, imprópria para consumo.

      Qualquer dúvida estou à disposição.

  8. Bom dia qual a profundidade mínima para um poço semi artesiano ? Levando em conta que alguns poços comuns da região tem em média 12 metros de profundidade.

    1. Bom dia,
      Não existe um padrão de nível de profundidade, vai depender da bomba utilizada e do nível dinâmico de cada poço.
      Qualquer dúvida estou à disposição.

  9. Boa tarde,qual bomba usar para um poço de 25 metros, levando em consideração que a caixa d’agua está uns 10 metros de altura? Creio que o cano seja 40, a bomba que temos para instalar é de 0,5hp.

    Outra duvida, nosso poço foi cavado há 2 semanas, o rapaz quefuroudiz que precisa esperar a areia baixar para poder retirar, isso procede? Outro já diz que no máximo 2 dias resolve isso apenas ejetando a água.
    Estamos achando muito tempo aconselha trocar o profissional?
    OBSERVAÇÃO, o rapaz que furou disse que leva muito tempo para baixar, devido a quantidade de areia, algo como 6 metros de areia.

    Desde já agradeço pela atenção.

    1. Bom dia, Taynara.
      Para calcular a bomba ideal, precisamos de mais algumas informações:
      – Qual a distância do poço até a caixa d’água?
      – Qual a vazão desejada?

      Quanto à questão da areia, nosso técnico desconhece tal procedimento.

      Aguardo seu retorno com as informações para que possamos calcular a bomba ideal.

  10. Olá, para ter um poço artesiano em área urbana preciso de autorização de algum órgão, tenho que pagar alguma taxa? Obrigada.

    1. Bom dia, Eliana.
      Você precisa de uma outorga, que é válida por 35 anos, solicitada no IGAM (em Minas Gerais) ou no ANA (Agência Nacional das Águas).
      Qualquer dúvida estamos à disposição.

  11. Boa tarde
    Meu posso está estranho
    Por várias vezes ligo a bomba sem sucesso
    Quando fico 7/10 horas sem ligar parece que volta ao normal
    Porém só capta 2000 litros no máximo
    Pode me ajudar a descobrir o que pode ser ?
    Obrigado

    1. Bom dia, José.
      Nesse caso, pode ser que a bomba esteja super dimensionada.
      Você também pode verificar o nível da água e verificar se quando o nível abaixa, a bomba volta a funcionar.
      Pode ser que seja algum problema na bomba também, neste caso o senhor vai precisar procurar uma assistência técnica.
      Qualquer dúvida estamos à disposição.

  12. Bom dia. Temos uma propriedade no noroeste de Minas, lugar muito seco.
    Meu pai tem um poço semi artesiano que foi furado há 20 anos e nunca utilizado.
    Esse poço era pra ser de uso coletivo e foi furado pelo INCRA para atender cerca de 30 lotes de 70hectares, vizinhos ao do meu pai. Mas após estudos de vazão perceberam que dava 5000 litros/hora e abandonaram o poço. Ano passado, no periodo mais critico de estiagem, abri a boca do cano de 100mm e desci um barbante para ver o nivel da água. Estava a 20 metros de profundidade, e o poço é de 100metros. gostaria de saber o que precisamos fazer para ativar esse poço. Inicialmente, pensei em tentar do jeito mais economico, usando um compressor a gasolina, ja que no local não tem energia eletrica. Adianto que dentro desse tubo de 100mm existem dois mais estreitos, um de 40mm e outro de 1/2″. Imagino que ja esteja preparado para usar compressor, mas nunca foi usado.

    1. Bom dia, Gilberto.
      Você pode reativar o poço utilizando uma bomba de energia solar.
      Para indicar a bomba ideal, vou precisar de mais algumas informações:
      – Qual a distância da boca do poço até a caixa d’água?
      – Qual a altura da caixa d’água?

      Gentileza também confirmar as informações:
      Profundidade: 100m
      Vazão: 5.000L/h
      Tubulação: 40mm

      Aguardo seu retorno!

  13. Oi, estou perfurando um poço na cidade de Cuiabá/MT.

    Para uso residencial, família de 4 pessoas.

    Já perfuramos 50m e o contratado disse que deve perfurar mais, pois a vazão esta pouca.
    Tenho receio de ser enganada, pois, como ele ganha por metro linear perfurado, como vou saber se a vazão está boa ou não para parar de perfurar?

    Outra duvida que surgiu lendo seus comentário: Apos o vencimento do prazo da outorga, de 35 anos, devo dar entrada para solicitar nova outorga?

    Grata,

    1. Bom dia, Alícia.
      Você pode perguntar pra ele, qual a vazão por hora, assim você vai ter como verificar se já é suficiente para encher seu reservatório no tempo desejado, ou não.
      Sobre a outorga, sim, após o vencimento, será necessário solicitar nova outorga.
      Qualquer dúvida estamos à disposição.

  14. Aqui na minha cidade tem um homem que tem uma empresa de perfuração de poços, sendo que tudo clandestino, pois aqui não tem fiscalização nem por parte da prefeitura, nem da ANA (cidade pequena no sertão da Paraíba). Ele não tem formação nenhuma e quer comprar uma perfuratriz pois tem planos para começar a brigar por licitações e para isso precisa de um geólogo. Sou engenheira ambiental, o que posso contribuir? Ele não conhece nenhum geólogo e me pediu informação.
    Desde já, Agradeço!

    1. Bom dia, Iris.
      Para a perfuração de poços, é necessário uma autorização.
      Nesse caso, o ideal é que você procure a Companhia de Saneamento do seu estado para que eles possam te orientar da maneira correta.
      Qualquer dúvida estamos à disposição.

  15. Bom dia, sou Corretor de imóveis e trabalho com imóveis rural. Estou com um rancho pra venda e tem um poço furado na beira do rio.
    É possível que a água do poço seja misturada com a água do rio?
    Será que tem perigo de erosão da margem do rio e perder o poço?
    O poço é tubulado até no fundo?

    São perguntas que supostos clientes me fazem.

    Grato desde já.

    1. Boa tarde, Marcelo.
      O ideal neste caso, é solicitar que um geólogo faça uma análise do terreno.
      Qualquer dúvida estamos à disposição.

  16. É verdade que uma empresa técnica em perfuração de poços aumente o valor se abaixo do subsolo estiver formação rochosa ? Outra dúvida é que dizem que a água retirada nas rochas tendem a ser de melhor qualidade e qual é o ph geralmente de água retirada de rochas ?

    1. Fabiano, bom dia.
      Estas informações poderão ser dadas com maior certeza por um geólogo, já que este pode fazer um estudo correto do terreno e avaliar o caso.
      Qualquer dúvida estamos à disposição.

    1. Bom dia, Jeane.
      O ideal é consultar um geólogo ou uma empresa especializada em perfuração de poços, estes poderão realizar estudo do terreno e indicar a viabilidade da perfuração do poço.
      Qualquer dúvida estamos à disposição.

  17. Estou elaborando um estudo e preciso de modelo de relatorio técnico com croqui de captação e distribuição da água do poço tubular industrial de britagem…pode me ajudar ?

  18. Pode ser Feito um Poço Artesiano Pert6o de Fruteiras: Pé de Jaca ainda Pequeno, Pe de Manga e Outros?

    Meu What’s 82 99884394

    1. Bom dia,
      O ideal é solicitar que um geólogo faça um estudo correto do terreno, para indicar ou não a perfuração do poço artesiano.
      Qualquer dúvida estamos à disposição.

  19. Boa tarde gostaria de saber a diferença de tubo galvanizado ,tubo preto e tubo de pvc ,para colocar no poço.

    1. Ieda,
      O tubo galvanizado com o tempo vai interromper a passagem da água (devido a crosta que se forma), mas a diferença entre eles, basicamente é a perda de carga.
      Indicamos a utilização de tubos termoplástico.
      Qualquer dúvida estamos à disposição.

  20. boa noite é o seguinte abrir um poço na minha chacara e ate entao estava tudo bem,ja tem 1 ano mais ou menos que abri o poço e a bomba é boa de 1,5 cv,hoje fui ligar a bomba e agua nao esta subindo,porem a bomba liga normal,o que sera que pode ser???sera que secou o poço??ou entrou ar na bomba??a bomba fica dentro do buraco perfurado

    1. Bom dia, Suzane.
      Pode ser sim que tenha secado o poço e nesse caso, se a bomba funcionar sem água, ela irá queimar.
      O ideal é realizar a verificação da vazão do poço.
      Qualquer dúvida estamos à disposição.

  21. Boa noite, tenho um poço artesiano, perfurado à 8 anos, com 112 metros de profundidade, vazão de 8 mil l/h, com bomba de 4 cv – 220V trifásica, abastece o reservatório de 20 mil litros numa tubulação de 1 1/2 polegadas. Até hoje não teve manutenção.
    Pois bem, até um mês atrás estava funcionando perfeitamente, agora a vazão diminui bastante, está caindo no reservatório 1/2 polegada de água.
    O que pode ser?
    Será problema na bomba ou nível da água baixou?

    1. Bom dia, Luis.
      Existem algumas possibilidades, como por exemplo, a bomba estar superdimensionada, ou seja, bombeando mais água do que deveria e consequentemente, diminuindo o nível de água no poço.
      Ou pode ser que a água do poço realmente tenha baixado, a vazão diminuído.
      Podemos indicar uma bomba para o senhor, para isso iremos precisar das seguintes informações:
      – Quantos metros a bomba vai descer no poço?
      – Qual a distância da boca do poço até o reservatório?
      – Qual a altura do reservatório?
      – A vazão seriam 8.000L/h mesmo?
      Aguardo seu retorno.

  22. Senhores, me informaram que eu construir um poço semi-atesiano ou até mesmo atesiano eu tenho que deixar um ponto de vasão para fora do estabelecimento, isso é verdade?
    Se possivel me esclareçam

    Grato

    1. Augusto, boa tarde.
      Não conseguimos compreender a sua pergunta, você irá utilizar com qual finalidade?
      Aguardo seu retorno.

  23. olá Bom dia….e verdade que se um vizinho fizer um um poço artesiano….pode secar meu poço convencional…o meu tem 5 metros….

    1. Boa tarde, Cristiane.
      Isso irá depender de uma série de fatores, entre eles, a distância entre os poços e o solo.
      O ideal é que um geólogo faça um estudo do terreno para indicar se é adequado ou não, construir o poço no local.
      Qualquer dúvida estamos à disposição.

  24. Boa tarde,
    preenchi ontem o formulário para ver qual a melhor bomba para o meu caso e não recebi a informação. Eu já utilizo uma boma da Schneider mas não lembro as especificações, estou preocupado porque num momento ela vai parar e eu preciso ter outra para colocar no local imediatamente. Aguardo retorno.

    1. Márcio, bom dia!
      Acabei de verificar aqui, respondemos o senhor pouco tempo depois do formulário ser preenchido.
      Pode ser que a mensagem tenha caído na pasta de Spam.
      De qualquer forma, a bomba ideal é a Schneider SUB15-07NY4E6 3/4 CV, segue o link para realizar o pedido: https://www.paraisodasbombas.com.br/bombas/bomba-submersa-schneider-sub15-07ny4e6-3-4-cv-220v-monofasico
      Irá proporcionar uma vazão de 3.000L/h.
      Qualquer dúvida estamos à disposição.

  25. marcos. tenho um poço com 60 metros de na seca a água dele seca quanto custa a visita de um técnico para orçamento em Para de Minas MG obrigado

    1. Boa tarde.
      Nós não fazemos esse tipo de análise, tendo todas as informações, podemos calcular a bomba ideal pra você.
      Qualquer dúvida estamos à disposição.

  26. Mandamos instalar poço artesiano de 85 metros, há mais de 1 ano. Foi pago em torno de R$ 20.000,00 e até hoje, basta uma chuva para que a água fique embarrada, encardindo louça sanitárias, impossibilitando o uso para lavar roupas e qualquer coisa durante vários dias. Qual pode ter sido o motivo da falha, já que a empresa não nos dá suporte? Vou acionar a empresa, mas que providência técnica posso alegar no meu pedido?

    1. Boa tarde.
      No caso, é sempre importante que um geólogo realize um estudo do terreno, para verificar as condições do solo.
      Qualquer dúvida estamos à disposição.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *