Press "Enter" to skip to content

Entenda tudo sobre bombas submersas em poços artesianos

Paraíso das Bombas 103

Um poço artesiano ou poço tubular profundo contém água de boa qualidade física, química e biológica. Essa água está infiltrada nos lençóis freáticos, e para captá-la e levá-la até a superfície, é preciso um bombeamento para se obter determinado volume de água.

As bombas submersas são as mais indicadas para os poços artesianos. Elas são instaladas dentro do poço e permanecem abaixo no nível da água, ou seja, o funcionamento acontece de forma submergida. Mas também podem ser usadas as bombas centrífugas, que também facilitam o bombeamento da água, mas funcionam na superfície do poço. 

Para entender tudo sobre as características das bombas submersas, submersíveis e centrífugas e as melhores condições de uso de cada uma delas, acompanhe o o nosso post. 

Bombas submersas

As bombas submersas são equipamentos que funcionam dentro da água. Elas são divididas em dois grupos: submersas e submersíveis. A principal função das bombas submersas em poços artesianos é pressionar líquidos — principalmente a água — durante o processo de bombeamento. Elas trabalham em meio ao composto que será bombeado, ou seja, funcionam de forma permanente dentro da água, e seus modelos são capazes de funcionar a no máximo 20 metros de profundidade — variando de acordo com cada produto e marca.

A maioria das bombas submersas conta ainda com um sistema de bombeamento elétrico submersível (ESP), que ajuda a reduzir a pressão do fluxo e a aumentar a pressão no fundo do poço.

As aplicações mais comuns para as bombas submersas são em poços artesianos, caixas d’água e afluentes. Mas elas também são recomendadas para o uso em caixas de coleta, em esgotos pré-tratados, efluentes químicos e processos de recirculação e transferências químicas.

É importante lembrar que esse tipo de bomba pode ter diferentes dosagens e velocidades de bombeamento. Portanto, fique atento às características dos equipamentos antes de escolher o melhor para bombear determinado líquido. Elas são usadas principalmente para quem deseja usar o reservatório para o abastecimento de residências, empresas ou condomínios.

Como usar sem causar danos

Dentre as principais recomendações para o uso das bombas submersas em poços artesianos funcionarem sem danos estão: não trabalhar com a bomba a seco, o que pode causar danos no mancal e no equipamento, não bombear produtos líquidos que contenham sólidos em suspensão ou produtos que possam causar desgastes ou lixamentos, e não dar partida a bomba sem que o rotor esteja imerso, já que isso pode comprometer o funcionamento do equipamento.

 

Tudo que você precisa saber para escolher a bomba certa

 

Bombas submersíveis

Já as bombas submersíveis funcionam dentro da água durante um período determinado — o que varia de acordo com o fabricante — e devem ser retiradas da água depois do uso, lembrando-se sempre de guardá-las secas. Elas são portáteis e fáceis de operar e os vários modelos possuem capacidade de atingir até 60 metros de coluna de água.  

Esse tipo de bomba contém um impulsor que se encontra totalmente fechado, evitando a entrada de água durante o funcionamento e possui ainda um sistema de selagem mecânica para que durante a submersão nenhum líquido entre em contato com o motor, impedindo assim a possibilidade de curto-circuitos.

As bombas submersíveis são indicadas para uso em casos de inundações — águas residuais —, drenagens — principalmente em lugares com sedimentos, lama e fibras —, em esgotos e efluentes, em diversos tipos de reservatórios, como piscinas e caixas d’água, e ainda para o bombeamento de combustível a partir do fundo do depósito. É importante estar atento, pois nem toda bomba submersível é apta para bombear materiais inflamáveis, então informe-se antes de escolher a melhor bomba para o seu projeto.

Como usar sem causar danos

Usar a bomba submersível a seco é o principal erro e também o mais comum. Operar uma bomba submersível a seco pode provocar a queima de um ou mais motores de estágio do equipamento, o que vai gerar maior pressão e menor vazão de bombeamento.

Outro uso de risco é a imersão da bomba submersível em poços contaminados. Como esse equipamento não pode ser descontaminado, nesses casos, ela é considerada descartável.

Centrífugas

As bombas centrífugas se assemelham às submersíveis no que diz respeito ao sistema de funcionamento formado por vários rotores instalados em série, o que aumenta a pressão do bombeamento. No entanto, elas são instaladas acima da superfície do solo. A bomba transfere energia centrífuga para o fluido, por meio de impulsores, e essa energia é capaz de gerar uma pressão de sucção que vai permitir bombear a altas velocidades. O injetor fica conectado na extremidade da tubulação em que ocorre a sucção dentro do poço artesiano.

As bombas centrífugas podem ser usadas em até 7 metros de profundidade. Elas são capazes de transferir alto volume de água e para garantir seu funcionamento perfeito é obrigatória a instalação da válvula de retenção. Esses equipamentos são mais usados para bombear líquidos de saneamento básico, em poços e na irrigação de lavouras, sempre com a função de transferir o líquido de um local para o outro.

Como usar sem causar danos

As bombas centrífugas são equipamentos mecânicos, e por isso, estão sujeitas a problemas operacionais. Mesmo que a motobomba tenha sido bem projetada, instalada e operada, vai estar sujeita a desgastes mecânicos e físicos com o tempo.

Portanto, é importante ficar atento a falta ou insuficiência de lubrificação — de acordo com o fabricante —, o dimensionamento das instalações de sucção e recalque, o alinhamento da bomba, problemas que vedação que facilitem a entrada de ar ou sólidos no interior do equipamento, problemas na refrigeração, níveis de ruídos altos e o sentido de rotação incorreto do rotor.

A tensão elétrica recomendada para os três tipos de bombas é a de 220 volts — tanto para as que usam motores bifásicos, quanto para os trifásicos. Ela é considerada a melhor porque é uma tensão mais contínua, que não apresenta muitas oscilações e que possui uma corrente menor, o que garante a economia no cabeamento.

O que você achou do nosso post? Ajudou na escolha do melhor tipo de bomba para o uso no seu poço artesiano? Deixe sua dúvida ou comentário!

  1. Antônio das Graças Candido oliveiera Antônio das Graças Candido oliveiera

    Em uma distância de 340 metros um desnível de 70 metros qual a bomba devo usar

    • Paraíso das Bombas Paraíso das Bombas

      Antônio, a bomba é para poço artesiano?
      Qual a profundidade do poço e quantos metros a bomba vai descer?
      Por favor, informar também qual a vazão do poço do senhor.

      • IRAN AGUIAR BARBOSA IRAN AGUIAR BARBOSA

        O meu poço tem 18 metros de profundidade a distância pra jogar a água vai ser de 340 metros e tem aproximadamente uma variação de uns 10 metros de altura de disnivel ao logo dos 340 metros o que devo usar neste poço artesiano

        • Paraíso das Bombas Paraíso das Bombas

          Bom dia,
          Para indicar a bomba ideal, preciso de mais algumas informações:
          Qual a tubulação utilizada?
          Qual a vazão?

          Aguardo seu retorno.

          • Paraíso das Bombas Paraíso das Bombas

            Bom dia, Antônio.
            Para calcular a bomba ideal, preciso de mais algumas informações:

            – Quantos metros a bomba vai descer no poço?
            – Qual a distância da boca do poço até a caixa d’água?
            – Qual a vazão?

            Aguardo seu retorno.

      • JAILICE JAILICE

        meu poço é artesiano, tem uns 40 metros de profundidade ,que tipo de bomba eu uso e de quantos HP

        • Paraíso das Bombas Paraíso das Bombas

          Jailice, boa tarde.
          Por favor, a bomba vai descer quantos metros no poço, qual a distância e altura da boca do poço até a caixa d’água, qual a vazão do poço e qual a tubulação utilizada do poço até a caixa?

    • Oi amigo eu trabalho com uma bomba aqui onde eu moro e acontece de falta anergia quando voltei a liga novamenta a bomba nao ligo mais queria sabe o que pode ter acontecido

      • Paraíso das Bombas Paraíso das Bombas

        Bom dia, Fernando.
        Nesse caso, o ideal é levá-la em uma assistência técnica.
        Lembrando que as bombas submersas não podem trabalhar sem água e/ou em casos onde a rede elétrica é instável, correndo o risco de se queimar a bomba.
        Qualquer dúvida estamos à disposição.

  2. Advalter jose guimaraes Advalter jose guimaraes

    Adquiri uma chácara e na mesma tem um poço artesiano com a profundidade 45metros ,mais 8 metros até a caixa de água acima do solo,pergunto a vocês que bomba devo usar ,pois a que tem sai muito pouca água ,vocês fornecem esta bomba caso à tenham ,qual o valor e condições de pagamento no cartão visa,sendo que moro em serra espírito santo

    • Paraíso das Bombas Paraíso das Bombas

      Advalter, bom dia.
      Por favor, informar a altura da caixa d’água em relação ao solo e qual a vazão do poço do senhor?
      Para dimensionarmos a bomba ideal para a sua necessidade.

  3. Benedito Fernandes Benedito Fernandes

    Bom dia!
    Tenho um poço com com 240 mts de profundidade com nível estático 33,68 mts e dinâmico 134,65 mts. Perfuração em rocha dâm 6″ e solo 12″ com cimentação. Vazão de 1.390 l/h qual a bomba ideal e que profundidade ela deve ficar?

    Bene – Pouso Alegre – MG – Tels 35 3421 5087 / 35 98861 1840

    Agradeço a orientação e gostaria também saber o preço da bomba

    • Paraíso das Bombas Paraíso das Bombas

      Boa tarde!
      Agradecemos pelo contato!
      A dúvida foi respondida via contato telefônico.

  4. Josilene Josilene

    Meu poço artesiano tem 26m e 9m de agua!
    Comprei uma bomba submersa de 1/2 cv
    Foi a melhor escolha?
    Antrs usavamos uma injetora ela pifou. Pois encho as caixas do meu vizinho. Do poço p minha caixa deve ser uns10 metros de altura. A do vizinho e mais longe e um pouco mais alta.

    • Paraíso das Bombas Paraíso das Bombas

      Boa tarde.
      Por favor, qual a vazão, o desnível e tubulação utilizada?

  5. Thomaz Thomaz

    Qual a bomba que devo usar para um poço de 63mts de profundidade com uma vazão de 2.000mts/h ?

    • Paraíso das Bombas Paraíso das Bombas

      Bom dia, Thomaz!
      Para te indicar a bomba ideal, preciso de mais algumas informações:
      Quantos metros a bomba vai descer?
      Qual a distância e altura da boca do poço até a caixa d’água?
      Qual a tubulação utilizada do poço até a caixa d’água?
      Por favor, informar também se o diâmetro do poço é de 3 ou 4 polegadas.
      Aguardo seu retorno.

  6. Glauco Glauco

    Boa noite,
    Tenho um poço semi-artesiano de 18mt de profundidade de 4″ de diâmetro, distância para caixa de 30mt e desnível de 4mt ate a altura da caixa. Qual bomba comprar? Qual espessura da mangueira usar da bomba ate a caixa?
    Desde ja obrigado

    • Paraíso das Bombas Paraíso das Bombas

      Bom dia, Glauco.
      Para te indicar a bomba e a mangueira, gentileza informar qual a vazão do poço.
      Aguardo seu retorno!

      • Glauco Glauco

        Não sei qual a vazão, mas essa bomba é para encher uma caixa de 500l

  7. valter valter

    bom dia, tenho um poço de água comum com 4mts de prof. com 2 mts de água e queria jogar esta água para uma caixa a 6mts encima do sobrado utilizando encanamento 25mm… qual tipo de bomba seria útil?

    • Paraíso das Bombas Paraíso das Bombas

      Bom dia, Valter.
      Para te indicar a bomba ideal, preciso de mais algumas informações:
      Qual a vazão?
      Qual a distância e altura da boca do poço até a caixa d’água?
      Aguardo seu retorno.

      • valter valter

        boa tarde amigo, a vazão pode ser qualquer, pois é apenas pra encher uma caixa de 500l… a distancia da boca do poço até a caixa é de 6mts, e se for do nível da água até a caixa daria 7,5mts
        abraços

        • Paraíso das Bombas Paraíso das Bombas

          Olá Valter!
          A bomba ideal pro seu uso, é a Anauger 800.
          Segue o link para realizar a compra: https://www.paraisodasbombas.com.br/bombas/bomba-anauger-800
          Importante: Essa bomba é ideal se o seu poço for uma cisterna, porque se for um poço de 4 polegadas a bomba não desce.
          Qualquer dúvida, estou à disposição.
          Abraços

  8. Glauco Glauco

    Boa tarde
    Tenho um poço semi-artesiano de 18mt de profundidade de 4″ de diâmetro, distância para caixa de 30mt e desnível de 4mt ate a altura da caixa. Qual bomba comprar? Qual espessura da mangueira usar da bomba ate a caixa? A vazão de 700l por hora
    Desde ja obrigado

    • Paraíso das Bombas Paraíso das Bombas

      Boa tarde, Glauco.
      A bomba ideal é a Schneider SUB15-05NY4E4 1/2 CV, segue o link para realizar o pedido: https://www.paraisodasbombas.com.br/bombas/bomba-submersa-schneider-sub15-05ny4e4-12-cv
      A tubulação seria de 3/4″, o MCA é de 25 e nesse caso, será necessário verificar se a mangueira aguenta a pressão.
      O ideal é colocar um registro para controlar a vazão.
      Qualquer dúvida estamos à disposição.
      Agradecemos seu comentário, abraço!

  9. Eder Queiroz Eder Queiroz

    Bom dia eu tenho uma bomba para irrigação centrifuga , um triturador, um ar condicionado dois chuveiros uma ordenha mecânica todos monofasico 220v tá quero saber como devo medir para que não falte energia ,se precisa trocar o padrão de energia da casa .

    • Paraíso das Bombas Paraíso das Bombas

      Olá Eder, boa tarde!

      Caso você precise ligar todos os aparelhos de uma só vez, você precisa somar a amperagem e potência de cada um deles e verificar no padrão, se a sua chave aguenta.
      Além disso, é importante verificar também se a sua fiação e o transformador aguentam.

      Qualquer dúvida estamos à disposição.

  10. Dalila Silva Mello Dalila Silva Mello

    Boa noite,

    Tenho um poço artesiano de 62 m de profundidade.
    A agua está a 12 m de profundidade.
    Não sei a vazao dele, mas a água não chegou a superficie quando furou, o que me leva apensar que nao é grande.
    Qual bomba eu deveria comprar para tirar a agua do poço e jogar numa cisterna perto dele?
    Desde já agradecida,

    • Paraíso das Bombas Paraíso das Bombas

      Boa tarde, Dalila.
      Para te indicar a bomba ideal, preciso de mais algumas informações:
      Qual a distância? Tem algum desnível? Se sim, qual?
      Qual tubulação e tensão utilizada?
      Também vou precisar que você informe a vazão desejada.
      Aguardo seu retorno!

  11. MARIO VIEIRA GAIBA VIEIRA MARIO VIEIRA GAIBA VIEIRA

    boa tarde comprei uma bomba ms instalei ela joga e para o que pode ser ?
    meu poço é artesiano e tem 20 m

    • Paraíso das Bombas Paraíso das Bombas

      Bom dia,
      Qual o modelo da bomba que está sendo utilizada?
      Aguardo seu retorno.

    • MARIO VIEIRA GAIBA VIEIRA MARIO VIEIRA GAIBA VIEIRA

      motobombas submersas da ms

      • Paraíso das Bombas Paraíso das Bombas

        Bom dia!
        Esse problema pode ter várias razões, desde o poço não ter uma vazão ideal, até um problema na bomba mesmo.
        Nesse caso, é melhor o senhor levar em uma assistência técnica autorizada para que eles possam verificar.

  12. WELITON FERREIRA DOS SANTOS WELITON FERREIRA DOS SANTOS

    Preciso de uma bomba para posso artesiano é 120 MT de profundidade vazão 25 mil litros por hora á tubulação á ser utilizada 1 polegadado posso á caixa vai até por gravidade. Tem q ser bifazica

    • Paraíso das Bombas Paraíso das Bombas

      Boa tarde,
      Para indicar a bomba ideal, preciso de mais uma informação:
      Qual a distância entre a boca do poço e a caixa d’água?
      Aguardo seu retorno.

  13. JOÃO RIBEIRO JOÃO RIBEIRO

    Preciso colocar uma bomba submersa a 2 metros de profundidade (dentro da represa) para levar água a uma altura de 30 metros e distância de 700 metros. O cano que levará água é de 3/4 e seria bom uma vazão de 2000 litros por hora. Qual a indicação?

    • Paraíso das Bombas Paraíso das Bombas

      Bom dia, João!
      A bomba indicada pro seu uso é a Schneider SUB15-10NY4E8.
      O link para realizar o pedido é esse: https://www.paraisodasbombas.com.br/bombas/bomba-submersa-schneider-sub15-10ny4e8-1-cv-220v-monofasico
      Essa bomba dará uma vazão aproximada de 1.600L/h, caso o senhor precise de uma vazão maior, será necessário trocar a tubulação.
      Além disso, será necessário verificar se a sua tubulação aguenta um MCA de 92.
      Também é aconselhável que o senhor coloque um plugo indutor, ou um cano PVC comum de 4″, pra proteger a bomba da entrada de areia e pedras.
      Qualquer dúvida estou à disposição.

  14. Jorge Jorge

    Boa tarde, tenho uma cisterna à 120 m de distância com desnível de 40 m e tubulação de 25 mm, para uma vazão de 2m³/H, qual bomba devo usar

  15. Antonio Antonio

    Tenho um poço artesiano de 80 metros a espessura é de seis polegadas e vazão de 20.000 l/h.
    Preciso de 6.000 l/h para irrigar plantas num raio de 80m.
    Pretendo descer a bomba a 70m
    A água fica a 6 metros da superfície.
    Pretendo usar mangueiras de uma polegada.
    Qual bomba devo usar!

    Grato!

    • Paraíso das Bombas Paraíso das Bombas

      Bom dia, Antonio!
      A bomba ideal é a Schneider SUB25-30S4E14 3CV 220V Monofásica, o valor total da bomba com o frete já incluso, é R$3.799,00 em até 12x no cartão de crédito, sendo 3x sem juros.
      Importante: Para atingir a vazão de 6.000L/h será necessário utilizar mangueira de 1 1/4″. A utilização de mangueira de 1 polegada irá dar uma vazão máxima de 3.500L/h.

      Tendo interesse, crio o link para que o senhor possa realizar a compra.

  16. francisco francisco

    tenho um poço com 60 metros de profundidade,diâmetro de 150mm, com vasão de 5 mil litros/hora
    tenho intensão de bombear em mangueira de 1 polegada para uma altura de 10 metros e distancia de 20 metros. qual a bomba indicada?

  17. Aniele Abreu Aniele Abreu

    Olá! Tenho um poço artesiano de 14 metros que uso para abastecer a minha residência, uso uma bomba injetora de 1,5cv. Gostaria de mudar para uma bomba submersa, como devolve proceder? Outra dúvida, a qual distância a bomba injetora deve ficar do poço? Me falaram que a instalação da bomba não deve ficar a mais de 2 metros de distância!

    • Paraíso das Bombas Paraíso das Bombas

      Bom dia, Aniele.

      Pra indicar a bomba ideal, preciso de mais algumas informações:
      – Quantos metros a bomba vai descer no poço?
      – Qual a distância da boca do poço até a caixa d’água?
      – Qual a altura da caixa d’água?
      – Qual a tubulação utilizada?
      – Qual o diâmetro do poço?
      – Qual a vazão desejada?

      Aguardo seu retorno com as informações para que possamos calcular a bomba ideal.

  18. Francisco Francisco

    Bom dia queria saber se da para estalar uma bomba em dois poco

    • Paraíso das Bombas Paraíso das Bombas

      Bom dia, Francisco.
      Não há essa possibilidade.
      É necessário uma bomba para cada poço.
      Qualquer dúvida estamos à disposição.

  19. Rosilene Rosilene

    Gostaria de saber,se a bomba palito submersa qual o defeito que pode dá,e se tem conserto,eu comprei uma danço 1 CV e estou com medo de usar,ela é nova no mercado? Tem autoriza em Niterói RJ,tem manutenção? Ou uma vez colocada não precisa mas tirar do poço? Me ajudam ,estou pensando em troca -la

    • Paraíso das Bombas Paraíso das Bombas

      Bom dia, Rosilene.
      A Dancor possui assistência em Niterói/RJ, você pode consultar maiores informações no site oficial: http://www.dancor.com.br/dancor-site-novo/public/atad
      A bomba poderá dar defeito se não tiver sido dimensionada corretamente, se faltar água no poço ou se houver algum problema relacionado à tensão elétrica.
      Uma vez colocada, não é necessário tirar a bomba do poço.
      Qualquer dúvida estamos à disposição.

  20. Andrea Miranda Cabral Andrea Miranda Cabral

    Boa noite,tenho uma bomba palito submersa de 1cv num poço artesiano de 21 metros,ela só funciona por aproximadamente dez minutos e desliga,depois de algum tempo ligo novamente e ela funciona mais uns dez minuto e desliga,não conseguimos descobrir qual o defeito,sera defeito sensor de temperatura.

    • Paraíso das Bombas Paraíso das Bombas

      Bom dia, Andrea.
      Pode ser relacionado ao nível de água. Se o nível abaixar muito, pode ser que a bomba esteja desligando por segurança e quando o nível volta a encher, ela funciona normalmente.
      De qualquer forma, vamos verificar se a bomba que você está utilizando, é a ideal pro seu uso.
      Para isso, vamos precisar de mais algumas informações:
      – Quantos metros a bomba vai descer no poço?
      – Qual a distância da boca do poço até a caixa d’água?
      – Qual a altura da caixa d’água?
      – Qual a vazão?
      – Qual a tubulação utilizada?

      Aguardo seu retorno.

  21. ROQUE ELOI TRINDADE ROQUE ELOI TRINDADE

    Qual a bomba e valor sabendo-se:

    Profundidade do Poço: 104m
    Perfuração em terrenos inconsistentes: 27,6m
    Perfuração em rocha : 76,4m
    Nível estático: 14m
    Nível dinâmico : 39m
    Vazão 4.600 l/h
    Revestimento :25,6m
    Pedrisco tipo pérola de 3 a 5mm utilizado: 1,150tn
    Filtro tipo Nold: 2m
    Profundidade Bomba: 60m

    • Paraíso das Bombas Paraíso das Bombas

      Bom dia,
      A bomba ideal pro seu uso, é a Schneider SUB15-20S4E14 2 CV, ela irá proporcionar uma vazão de 3.000L/h, caso precise de uma vazão maior, favor informar.
      O modelo é Monofásico 220V (gentileza confirmar se a sua rede também é monofásica), o valor é R$2.199,00 com o valor do frete já incluso.
      Tendo interesse, crio o link para que você possa realizar o pedido.
      Qualquer dúvida estou à disposição.

  22. ROQUE ELOI TRINDADE ROQUE ELOI TRINDADE

    será instalada numa área rural, a distancia será de aproximadamente 300 metros da caixa dágua e tem um desnivel de 60 metros aproximadamente, com encanamento de 50 “.

    • Paraíso das Bombas Paraíso das Bombas

      Bom dia,
      Pergunta respondida no comentário anterior.
      Atenciosamente.

  23. ROQUE ELOI TRINDADE ROQUE ELOI TRINDADE

    Qual a bomba e o valor considerando os dados enviados

    • Paraíso das Bombas Paraíso das Bombas

      Olá,
      Conforme informado no comentário anterior:
      A bomba ideal pro seu uso, é a Schneider SUB15-20S4E14 2 CV, ela irá proporcionar uma vazão de 3.000L/h, caso precise de uma vazão maior, favor informar.
      O modelo é Monofásico 220V (gentileza confirmar se a sua rede também é monofásica), o valor é R$2.199,00 com o valor do frete já incluso.
      Tendo interesse, crio o link para que você possa realizar o pedido.

  24. José Ricardo José Ricardo

    Olá!!!! tenho um poço de 40 metro, o diâmetro da boca do poço e de 110mm a distância da boca do poço até a caixa 4 metro mas altura 5 metro,pretendo usar cano de 32mm para levar até a caixa qual bomba comprar mas o preço!!!! Obrigado!!!

    • Paraíso das Bombas Paraíso das Bombas

      Olá José, boa tarde!
      Favor informar a vazão do poço, para que possamos calcular a bomba ideal.
      Aguardo seu retorno!

  25. José Maria morettin José Maria morettin

    Para trocar uma bomba de superfície por uma bomba submersa, em um mini poço com pedra brigada fina por volta do encamisamento, já em uso há mais de 3 anos, como devo proceder para impedir que partículas sólidas sejam aspirados e possam danificar a bomba.
    Pergunto se existe algum modo de colocar um filtro ou coisa semelhante na bomba antes de colocá.la no poço?
    Agradeço a atenção.

    • Paraíso das Bombas Paraíso das Bombas

      Bom dia, José.
      Segundo o nosso técnico, o ideal é que você desça mais o poço, para que consiga colocar a bomba mais acima, com o intuito de não puxar os detritos.
      Existe sim um filtro pra colocar na bomba, porém, em determinado momento, ele irá entupir e será necessário remover a bomba por completo, para limpar o filtro, seria uma mão de obra que talvez não valesse a pena.
      Qualquer dúvida estamos à disposição.

  26. ydagomes@hotmail.com ydagomes@hotmail.com

    Bom dia, queremos comprar só a bomba submersa com capacidade para 7 mil litros por hora. O que você sugere, não sei te passar muitas informações a cerca de cavalo e pressão da agua, só sei que sera para um poço semi artesiano nas dependências da APAE.

    • Paraíso das Bombas Paraíso das Bombas

      Boa tarde!
      Para indicarmos a bomba ideal, precisamos das seguintes informações:
      – Quantos metros a bomba vai descer no poço?
      – Qual a distância da caixa d’água em relação a boca do poço?
      – Qual a altura da caixa d’água?
      – Qual a tubulação utilizada?

      Fico no aguardo!

  27. bom dia sou dawisom estou dando manutenção em um poço artesiano que possui uma bomba de 4 cv mas que estar desarmando muito o rele de sobre carga o que pode ser.
    poço tem 100 m
    nível estatístico 3m
    nível dinâmico 31m
    vazao 6000l
    profundidade da bomba 40 m
    tabulação de 2 polegada
    tubulacao de 50mm ate a caixa de agua
    distancia da caixa 531m
    divisível da caixa 68 m

    • Paraíso das Bombas Paraíso das Bombas

      Bom dia, Dawison.
      Pode ser que o relé esteja mal dimensionado ou que seja um problema na bomba.
      É necessário verificar regulagem do relé com a corrente que a bomba está trabalhando.
      Qualquer dúvida estamos à disposição.

  28. posso instalar uma bomba submersa e uma centrifoga em um mesmo poço

    • Paraíso das Bombas Paraíso das Bombas

      Bom dia, Antônio.
      Não, precisa ser uma ou outra.
      Qualquer dúvida estamos à disposição.

  29. Walter Carneiro Walter Carneiro

    Boa tarde, tenho uma BOMBA SUBMERSA SCHNEIDER SUB15-15NY4E11 1,5 CV 220 V MONOFÁSICO, porem gostaria de colocar na caixa d’agua uma Boia automática para acionar a bomba e desligar quando a mesma encher, é possível colocar a boia automática sem danificar a bomba?

    • Paraíso das Bombas Paraíso das Bombas

      Boa tarde, Walter.
      Sim, nesse caso será necessário colocar uma boia de nível e um quadro de comando.
      O valor do quadro completo é R$1.610,00 e no valor já está incluso o frete.
      Tendo interesse, crio o link para que você possa realizar o pedido.
      Qualquer dúvida estamos à disposição.

  30. Maria Maria

    Bom dia!
    Meu poço tem vasão de 35 a 40 mil litros/h
    gostaria de saber como fazer para saber qual é a pressão.
    Alguém sabe me dizer?

    • Paraíso das Bombas Paraíso das Bombas

      Boa tarde,
      Seria a pressão da bomba?
      Aguardo seu retorno.

  31. Maria Rosemary de S. Santos Maria Rosemary de S. Santos

    Boa tarde, compartilho um poço caipira com meu vizinho pois minha casa fica numa região bem alta e mesmo na parte mais baixa do terreno , a tentativa de perfurar um mini poço artesiano falhou. Minha caixa dágua fica a uns 7 metros do nível do poço e a mangueira após uns 5 mts praticamente faz um ângulo de 90 graus para subir até a caixa. Já troquei duas vezes de bomba num período de 2 anos. vcs teriam alguma sugestão pois acho que estou forçando mto a bomba.
    Grata.

    • Paraíso das Bombas Paraíso das Bombas

      Boa tarde, Maria.
      Por gentileza:
      – Quantos metros a bomba vai descer no poço?
      – Qual a vazão do poço?
      – Qual a tubulação utilizada?
      Aguardo seu retorno!

      • Alex Alex

        Bom dia! Qual bomba devo usar nas seguintes condições, meu porco tem 68 metros de profundidade e 10.000 l/hrs, preciso leva a água em uma distância de 1800 e o nível do solo até o resevatiro no topo da caixa é de 30 metros, tubulação de 3/4. Energia 220 volts

        • Paraíso das Bombas Paraíso das Bombas

          Boa tarde!
          A bomba desce 68m dentro do poço?

          No aguardo.

  32. Victor Oliveira Victor Oliveira

    Bom dia, estou fazendo um projeto para uma matéria do curso de Engenharia Elétrica. No meu projeto vamos coletar água da chuva numa cisterna e utilizar essa água para irrigação, lendo a matéria, vi que a melhor bomba seria a centrífuga, eu acho. Mas se puder me informar as contas necessárias para calcular o melhor tipo de bomba, até que distância vamos conseguir irrigar, como achar a melhor tubulação, a vazão e tudo mais. Obrigado desde já.

    • Paraíso das Bombas Paraíso das Bombas

      Bom dia, Victor.
      Pode passar por gentileza seu telefone para contato?
      Iremos pedir que o nosso engenheiro técnico entre em contato com você para tirar suas dúvidas.
      Aguardo seu retorno.

  33. JOSE MORAES JOSE MORAES

    Bom dia.
    Qual a diferença entre uma bomba submersa e um injetor para poço semi artesiano?
    Outra dúvida: comprei recentemente um casa cujo abastecimento de água é através de um poço semi artesiano. Não temos sabesp aqui. A água é puxada por um compressor que chega na caixa dagua “cuspindo”. A água não é despejada na caixa com um fluxo contínuo (igual a uma torneira aberta). Fica cuspindo, água e ar, água e ar. Por que isso ocorre? Meu poço está secando?

    • Paraíso das Bombas Paraíso das Bombas

      Bom dia,
      A bomba injetora fica externa e é indicada para poços menores, já a bomba submersa, fica dentro d’água, possui maior durabilidade e proporciona maior vazão.
      Quanto ao poço estar secando, segundo o nosso engenheiro técnico, sem dúvidas isso está acontecendo sim, e nesse caso, será necessário perfurar mais o poço.
      Qualquer dúvida estamos à disposição.

  34. Jefferson Jefferson

    Boa noite, eu tenho uma, cisterna/cacimba (poço com 80cm de diámetro interno), no qual eu utilizo uma bomba centrífuga de 3/4cv, que joga aproximadamente 7 mil litros dagua hora, vazão sustentada por horas e horas…
    No entanto, vez ou outra eu tenho problema com entrada de ar no sistema que me gera transtornos.
    Eu gostaria de saber saber se posso utilizar uma bomba de poço artesiano(caneta), na posição horizontal, já que a cisterna/cacimba tem um bom minador que repoe a agua do deposito rapidamente, embora o nível da agua fique sempre na faixa de 1 metro apenas… e não tenho como aprofundar mais pois é um rocha no fundo.
    Agradeço a orientação desde já.

    • Paraíso das Bombas Paraíso das Bombas

      Bom dia.
      Sim, pode utilizar.
      Porém, as bombas submersas do tipo caneta, são fabricadas com o intuito de serem utilizadas na vertical, sendo assim, utilizando esse tipo de bomba na horizontal, terá a sua vida útil reduzida.
      Qualquer dúvida estamos à disposição.

  35. ricardo costa ricardo costa

    BOM DIA,
    MEU POÇO TEM 70 METROS DE PROFUNDIDADE,O NÍVEL DA ÁGUA INICIA A 22 METROS,FOI CALCULADO UMA VAZÃO DE 2000 LITROS HORA,COMPREI UMA BOMBA DE 1/2 CV king .
    PERGUNTO: o cano de polietileno(preto) de 2 mm,numa profundidade de 50 metros resolve?
    obs; vou irrigar capim e uma pequena horta para meu consumo.
    vou colocar essa água a 6,5 metro de altura e distancia 15 metros.

    • Paraíso das Bombas Paraíso das Bombas

      Bom dia!
      O cano é de apenas 2mm mesmo? Ou seriam 20mm ou 2 polegadas?
      Qual seria o diâmetro interno?
      Aguardo seu retorno.

  36. Geraldo Geraldo

    Boa Tarde
    Meu poço tem 84m de 4″
    a agua esta a 12 m da superficie
    vazão aproximadamente 8 ml/h na seca
    vou encher um reservatório escavado de 600 m litros no mesmo nível do poço, para bombear com outra bomba para irrigação.
    Qual a bomba ideal para meu poço?

    Agradeço desde já.

    • Paraíso das Bombas Paraíso das Bombas

      Boa tarde,
      Por gentileza:
      Qual a tubulação utilizada?
      Aguardo seu retorno.

  37. Gilberto Gilberto

    Boa tarde. Tenho um poço semi artesiano com 128 metros de profundidade.
    O nivel da água está a 10mt da superficie.
    Quero colocar uma bomba a 60 metros de profundidade apenas.
    Vou levar essa agua a uma elevação de 10 metros e distancia de 100metros.
    Não preciso de grande vazão. Pode ser até 1.000litros/hora.
    Detalhe: Tenho que alimentar essa bomba com energia solar.

    • Paraíso das Bombas Paraíso das Bombas

      Boa tarde.

      Para indicarmos um kit solar, precisamos das seguintes informações:

      – Qual nível dinâmico e estático do poço?
      – Qual a cidade/estado onde o kit será instalado?

      Aguardo seu retorno.

  38. Luiz Luiz

    Bom dia.
    Pretendo fazer um poço artesiano de 120 m.

    Não tenho informações sobre os níveis dinâmico e estático, pois não não há nenhum poço nas proximidades que me sirva de referência.
    Mas pergunto a vocês: qual a profundidade máxima em que posso instalar a bomba?
    Existe alguma fórmula para estimar isso, se eu tiver os valores de nível dinâmico e estático? Podem me dar um exemplo de cálculo dessa estimativa?
    Muito Obrigado.

    • Paraíso das Bombas Paraíso das Bombas

      Olá, boa tarde!
      Agradecemos pelo comentário.
      Não existe uma profundidade máxima, pois existem bombas diversas no mercado (de 1/3 CV a 200 CV, por exemplo), para atender diferentes profundidades.
      O ideal é verificar com a empresa que irá fazer a perfuração do poço, quais são as informações.
      Para dimensionar a bomba ideal, precisamos das seguintes informações:
      – Qual distância da boca do poço até o reservatório?
      – Qual nível dinâmico do poço?
      – Qual altura do reservatório?
      – Qual vazão desejada?

      Aguardamos seu retorno!

  39. Marcos Marcos

    Alguém saberia responder se há algum problema em fechar a saída de água enquanto a bomba estiver funcionando? A minha é de modelo submerso, portanto, imagino que trabalhe por gravidade (em relação à água que entra). Uso uma bomba similar, porém menos para fazer recirculação no processo cervejeiro e essa (a menor) não tem problema nenhum, já que ela só empurra o líquido que entra por gravidade.

    • Paraíso das Bombas Paraíso das Bombas

      Bom dia!

      A falta de água irá queimar a bomba. Nesse caso, recomendamos desligar a bomba para que a saída de água seja fechada.

      Atenciosamente.

  40. Diogo Santana Evangelista Diogo Santana Evangelista

    Olá! Tenho um mini poço artesiano de 28 metros de profundidade, com uma bomba palito schneider de 0,5 cv, o poço da uma vazão de 700 litros por hora. Será que eu poço colocar na saída da bomba um filtro Fortlev, com as características:
    – Grau de Filtração: Classe D – entre 15 e 30 micra;
    – Temperatura de Operação: entre 5 e 50;
    – Vazão Nominal: 1.200 L/h;
    – Pressão de Operação: 19,6 a 588 kPa;

    Tenho medo de colocar esse filtro e ele entupir e queimar a bomba.

    • Paraíso das Bombas Paraíso das Bombas

      Olá, boa tarde!

      Infelizmente não trabalhamos com a venda desse tipo de filtro, por isso, não temos o conhecimento do produto para poder lhe auxiliar.

      Ficamos à disposição!

  41. wendell Roberto wendell Roberto

    bom dia! tenho um poço com 130 metros de profundidade e apenas oito metros seco, a vasão do poço é de aproximadamente 1.500 litros hora estabilizando com 30 metros. que bomba devo usar e qual o preço da bomba. obs tenho energia trifásica.

    • Paraíso das Bombas Paraíso das Bombas

      Boa tarde, Wendell!

      Por gentileza, qual distância e altura da boca do poço até o reservatório?

      No aguardo!!

  42. Henrique Henrique

    Bom dia,

    Mas é possível fechar a saída de água enquanto a bomba “centrífuga” está funcionando, correto?

    Exemplo de uso: Colocar um esguicho no final da mangueira (final da tubulação de recalque nesse caso) para abrir/fechar o fluxo de água. É possível fazer isso com a bomba centrífuga ou pode danificar ela?

    Obrigado.

    • Paraíso das Bombas Paraíso das Bombas

      Bom dia!
      Se faltar água a bomba será danificada.
      Qualquer dúvida estamos à disposição.

  43. Josias Costa Miranda Josias Costa Miranda

    posso usar essa bomba submersa de poço na horizontal para tirar água de um tanque

    • Paraíso das Bombas Paraíso das Bombas

      Boa tarde!
      Não é o recomendado, mas pode utilizar a bomba submersa na posição horizontal sim.
      Atenciosamente

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *