Bombas para lava jato como escolher o motor eletrico ideal

Bombas para lava jato: como escolher o motor elétrico ideal?

As bombas para lava jato (ou lavadoras de alta pressão) são ferramentas de limpeza multifunção bastante comuns no Brasil. Elas são normalmente usadas na limpeza de veículos, no uso doméstico — higienização de pisos e vidros — e também na indústria, na agricultura e na mineração.

Essas bombas têm variados bicos que auxiliam a água a alcançar locais em diferentes distâncias, e normalmente são comercializadas com o motor elétrico já acoplado nas próprias bombas. Como são muitos os modelos de bombas para lava jato e seus respectivos motores elétricos no mercado, é importante identificar a real necessidade de uso antes de escolher a melhor para o seu projeto.

Para ajudá-lo na escolha do motor elétrico ideal para sua bomba para lava jato, reunimos aqui algumas informações sobre os diferentes tipos de equipamentos e como eles atendem às diversas demandas de pressurização. Acompanhe o nosso conteúdo.

Qual será o tipo de uso?

É preciso definir se o uso da bomba para lava jato vai ser caseiro ou profissional, a fim de identificar se o motor elétrico de cada uma delas é suficiente para pressurizar a água na quantidade necessária. A seguir, vamos explicar as diferenças entre a lavadora de alta pressão caseira e a profissional.

Caseira

A lavadora de alta pressão de uso doméstico — ou mesmo para uso em postos de combustíveis — serve para lavagens com menor esforço e em menor tempo. Ela serve para lavagem de veículos e de locais de difícil acesso em distância ou altura, como janelas, pisos e até tapumes.

Esse tipo de bomba para lava jato é considerado para uso leve. Nesse caso, o motor elétrico WEG IP 21 é o mais ideal, pois a bomba vai operar em áreas mais secas, em que o equipamento não tem tanto contato com a água.

O motor WEG IP 21 é menor, compacto, leve, produzido em chapa de aço e tem proteção de acordo com os níveis IP representados por dois dígitos contra respingos de água na vertical e também contra sólidos com mais de 12,5 mm de diâmetro. Esse motor também é adaptável a máquinas industriais menores.

Profissional

As bombas de alta pressão ou bombas de lava jato para uso profissional precisam ter maior pressão, maior fluxo de água e maior potência ou performance, realizando processos de limpeza mais pesados em indústrias, em áreas de mineração e também na agricultura.

Assim, essas bombas têm motores mais potentes, como o da WEG IP 55 e o motor W22 Wash.

O IP 55 é, assim como o IP 21, um motor menor, leve e compacto, mas ainda mais indicado para o uso em indústrias, além de ter a forma construtiva um pouco diferente da do IP 21. 

De acordo com o nível de grau de proteção, o IP 55 tem proteção contra poeira e principalmente contra jatos de água em todas as direções, tendo ainda capacidade de partida para o uso em operações que necessitam de um alto torque.

Esse motor elétrico acoplado à bomba para lava jato é indicado para o uso principalmente em áreas rurais e também de mineração, com grande presença de água.

Já o motor elétrico da WEG W22 Wash foi especialmente desenvolvido pela WEG para operar em ambientes com grande presença de água, podendo ser lavado constantemente após o uso. Seu grau de proteção é IP 66, totalmente protegido contra poeira e principalmente contra jatos potentes de água. 

O WEG W22 Wash tem ainda uma pintura externa chamada de WEG NOBAC, que é antimicrobiana, tendo o objetivo de reduzir a proliferação das bactérias em até 99,9%, garantindo a higiene em processos de limpeza, além de ter eixos e parafusos de fixação em aço inoxidável, o que o torna mais resistente à oxidação e corrosão e traz confiança operacional em ambientes úmidos. 

O motor da WEG W22 Wash é ainda ideal para processos em que é preciso eliminar a infiltração de umidade e higienizar equipamentos, sem danificar o motor elétrico.

Qual a potência ideal e quais cuidados tomar?

A potência da bomba para lava jato é medida pela combinação entre o Pounds Per Square Inch (PSI) — em português, Libras por Polegada Quadrada (LPQ) — e o Galões por Minuto (GPM). É a união entre essas duas classificações que faz com que a limpeza realizada pela bomba para lava jato seja ou não mais forte e com maior ou menor pressão.

Dessa forma, o PSI é a força máxima que a lavadora de alta pressão tem de capacidade. Portanto, quanto maior for o PSI, maior será a condição de limpeza da bomba. Os tipos de uso podem ser de 1500, 2600, 3000 e até 4000 PSI.

Já a classificação de Galões por Minuto está diretamente ligada à de Litros por Minuto, que se refere à capacidade de fluxo de água que a bomba de alta pressão esguicha durante o minuto de funcionamento. Assim, quanto maior for o GPM, mais ágil a bomba será na limpeza.

É importante ainda tomar alguns cuidados no uso da bomba para lava jato. Você deve ficar atento à tensão elétrica aplicada ao local onde a bomba para lava jato e seu respectivo motor elétrico vão funcionar.

Além disso, a bomba para lava jato nunca deve funcionar sem água. Para as bombas que têm óleo, é importante fazer a manutenção do nível de óleo em reservatório.

Antes de escolher o motor elétrico e a bomba para lava jato ideal, lembre-se ainda de checar se o equipamento tem a certificação obrigatória de segurança, determinada pela Portaria 371, do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

Considerando que os motores elétricos estão acoplados nas bombas para lava jato, é importante se informar ainda sobre as principais características de uma lavadora de alta pressão para fazer a melhor escolha para o seu projeto.

E se você também quer conhecer mais sobre os tipos de motores elétricos mais usados no mercado e as marcas mais indicadas, veja as dicas para comprar motores elétricos pela internet não só para uso nessas bombas, mas também para outras finalidades.

 




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *