A preocupação com o meio ambiente vem aumentando conforme novos estudos indicam os problemas ecológicos que estão em desenvolvimento. Com isso, muito é cobrado, tanto de pessoas quanto de empresas, em relação a investimentos em produtos que apresentem um teor ambiental. Porém, uma pergunta sempre surge quando esse é o tema: existe uma sustentabilidade lucrativa?
É preciso encarar a realidade de que as pessoas têm como prioridade a economia, e as empresas, o lucro. Então, pensando nisso, fizemos este post em que respondemos essa questão. Para ficar por dentro assunto, basta ler nosso artigo até o fim! Vamos lá?
O que é sustentabilidade lucrativa?
Para entender melhor esse termo, é preciso compreender o conceito de sustentabilidade. Ele se baseia na ideia de que o desenvolvimento humano, com o uso dos recursos humanos, deve ser feito de maneira sustentável, em três principais aspectos: o ambiental, o social e o econômico.
A sustentabilidade lucrativa trata desse último fator, baseando-se na ideia de que uma empresa deve assumir atitudes e técnicas para ser ambientalmente sustentável e, com isso, expandir seus lucros.
Quais são os benefícios da sustentabilidade lucrativa?
O benefício mais direto de se aplicar a sustentabilidade dentro dos seus negócios, é se diferenciar e destacar-se no mercado, conquistando novos clientes. O conceito que pode definir melhor essa ideia é o de Marketing Verde.
O Marketing Verde funciona na propaganda e publicidade de uma empresa por seus atos ecológicos, criando uma imagem de ecologicamente correta. Esse tipo de divulgação é importante em todas as áreas, sendo que um dos que mais cresce é o marketing na construção civil. Com ele, conquista-se uma parcela de clientes que são preocupados com essas questões sem comprometer os consumidores que o empreendimento já tem.
Além disso, já é comprovado que utilizar métodos e processos sustentáveis é econômico. Ou seja, além de aumentar seus lucros, é possível conseguir uma expansão de negócios ao alcançar melhores preços em seus produtos finais, aumentando a clientela.
Quais medidas deve-se implementar e como fazer esse processo?
Antes de tudo, é necessário fazer uma análise da empresa. Isso porque as decisões a serem feitas dependerão diretamente do perfil da organização, das mercadorias fabricadas e dos métodos usados. Portanto, é indicada a contratação de profissionais especializados que possam realizar a gestão ambiental com máxima eficácia.
Porém, pode-se pensar basicamente no uso de aquecimento solar, de captação de água e de reuso, principalmente quando falamos de sustentabilidade na construção civil. Mas lembre-se de encaixar essas ações dentro do padrão de produção da sua companhia, para que não haja nenhum tipo de prejuízo.
A sustentabilidade lucrativa é uma ferramenta poderosa para melhorar a imagem do seu empreendimento, economizar e aumentar seus ganhos. Portanto, analise criteriosamente quais são os passos que fazem mais sentido dentro do seu plano de negócio. Dessa maneira você garante que seus investimentos serão seguros e terão retorno, lembrando que o tempo para que isso aconteça muda dependendo do tipo de ação.
Agora que você sabe mais sobre sustentabilidade lucrativa, que tal conhecer uma tecnologia diretamente relacionada com ela? Para isso, basta ler nosso artigo “Entenda como funciona o aquecedor solar de água para a indústria” e ficar ainda mais por dentro do assunto!