Bomba de água: conheça as melhores opções para sua piscina ou poço!

Sabia que a primeira necessidade de uso de uma bomba de água foi na agricultura? Como é um equipamento de fluxo, sua função é fornecer energia para a água com objetivo de transportá-la ou até mesmo recalcá-la, por meio da conversão de energia mecânica.

Atualmente, as bombas de água são máquinas extremamente necessárias para projetos que requerem transporte de água em grandes volumes. Elas podem ser usadas na agricultura, na indústria e até mesmo em projetos mais simples, em casa e em comunidades.

O mercado de bombas de água, no Brasil, registrou um crescimento significativo até o começo dos anos 2000. Depois disso, com a abertura do mercado, vieram muitos produtos importados, mas que, em geral, apresentavam baixa qualidade. Hoje, temos marcas nacionais fortes, e é importante pesquisar bastante antes de escolher o melhor equipamento para a sua necessidade.

Mas você já parou para pensar que, antes de escolher uma bomba de água para o seu projeto, é preciso avaliar suas características e finalidades? Se você quer saber mais sobre as melhores opções de bombas de água para o seu projeto, seja ele piscina ou poço, acompanhe o nosso conteúdo e fique por dentro desse universo.

Qual a importância da bomba da água nas piscinas?

As bombas de água podem ser encontradas em diferentes modelos, funcionalidades e com várias formas de aplicabilidade. Para quem tem piscina, por exemplo, a bomba de água é fundamental para garantir o perfeito funcionamento dela e manter o reservatório de água sempre limpo e cristalino.

Além disso, ter uma motobomba é fundamental para fazer a filtragem do reservatório e garantir que os usuários possam dar um mergulho em uma água livre de impurezas. A filtragem também evita a possibilidade de contaminação ou de proliferação de doenças.

A bomba é a responsável por impulsionar a água e fazer com que ela circule no interior da piscina, realizando assim o processo de filtragem. Além disso, o uso da bomba é essencial para realizar o tratamento da água, já que a movimentação provocada pelo equipamento permite que os produtos químicos sejam disseminados de maneira homogênea em toda a piscina.

Para escolher a bomba de água mais adequada para o seu projeto, é preciso que você considere a capacidade volumétrica da água, o diâmetro do encanamento da piscina e, ainda, o tamanho do filtro.

As bombas mais indicadas para o uso em piscinas são a bomba centrífuga autoaspirante, pois ela ajuda a levar as impurezas da água da piscina em direção ao filtro, e a bomba de velocidade variável, que permite adequar a velocidade do equipamento de acordo com a demanda do trabalho a ser realizado.

E a função da bomba de água nos poços?

Já para quem quer obter um perfeito funcionamento dos poços artesianos ou semiartesianos, a bomba de água é essencial para realizar a captação da água infiltrada nos lençóis freáticos e suspendê-la até a superfície do poço. O bombeamento serve, então, para a suspensão de um alto volume de água até a superfície.

As bombas de água mais indicadas para o uso em poços artesianos e semiartesianos são as submersas, as submersíveis e as centrífugas. Veja um pouco mais de cada uma a seguir:

Bombas submersas

As bombas submersas, como o próprio nome diz, são instaladas e funcionam de forma permanente dentro da água, pressionando o líquido e levando-o até a superfície do poço.

Para manter essas bombas funcionando em perfeito estado, é importante não fazer uso delas a seco nem colocá-las para bombear líquidos que contenham sólidos em suspensão, o que pode provocar falhas e entupimentos, prejudicando o funcionamento da bomba e, até mesmo, danificando-a por completo.

Bombas submersíveis

Já as bombas submersíveis também são recomendadas para o uso em poços e elas funcionam de forma submersa na água. No entanto, esse uso deve ter um tempo determinado, ou seja, depois de usadas as bombas devem ser retiradas dos poços e guardadas em local seco e sem umidade. 

Contudo, existe um tipo de risco em relação à utilização da bomba submersível em poços artesianos. Caso ela seja colocada em funcionamento em um poço que esteja contaminado, passa a ser considerada descartável, pois não haverá mais nenhuma possibilidade de descontaminação. 

Bombas centrífugas

As bombas centrífugas, que também podem ser usadas em poços artesianos e semiartesianos, têm o funcionamento parecido com o das bombas submersíveis. A principal diferença é que estas são instaladas acima da superfície do solo.

Para que essas bombas funcionem com eficiência, é preciso ainda instalar a válvula de retenção. Assim, o equipamento faz com que a energia centrífuga opere sobre o líquido, gerando uma pressão de sucção que viabiliza o bombeamento em alta velocidade.

Mas fique atento! Antes de escolher a melhor bomba de água para o seu poço, lembre-se de confirmar o diâmetro, a vazão e a profundidade do reservatório onde será instalada a bomba.

Outros tipos de bombas de água

Existem ainda outros tipos de bombas de água e, portanto, é recomendado que você se informe antes de ir em busca da melhor opção para o seu projeto. Estão disponíveis no mercado ainda as motobombas periférica e injetora.

A bomba de água periférica é recomendada para locais de até 7 metros de profundidade e costuma ser mais usada para o transporte de menores volumes de água. Já a injetora é capaz de funcionar entre 20 e 40 metros de profundidade.

Agora você já sabe que cada bomba de água tem sua particularidade técnica, como explicamos aqui, e assim nem todas vão solucionar os problemas que você precisa resolver na sua piscina ou mesmo no seu poço artesiano.

Quer aprender a avaliar o modelo exato de bomba, calcular a vazão do poço, evitar que o poço seque e, ainda, saber qual é a potência ideal da bomba de água? Siga conosco e leia nosso post sobre como escolher a melhor bomba para poço artesiano!




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *