Bomba pressurizadora: como ela aumenta a pressão de água em sua casa

Você já teve a experiência de ir tomar banho, mas a água do chuveiro cair fraca e você acabar levando mais tempo do que esperava? Além de ser inconveniente, a sensação é bem desagradável, certo? Isso acontece, provavelmente, porque a sua rede hidráulica está com pouca pressão.

Esse é um problema que afeta não somente o banho, mas também outras atividades do dia a dia, como lavar roupas, lavar louças ou, simplesmente, regar o jardim. Contudo, saiba que existe uma solução muito simples para esse problema: a bomba pressurizadora.

Interessado? Continue lendo este post e entenda mais como essa bomba pode melhorar a qualidade da sua rede doméstica!

O que fazer quando a água está com pouca pressão?

A pressão é a força que age sobre a água. No sistema hidráulico doméstico, a força mais usual é a gravidade, que impulsiona a água para baixo. No entanto, essa energia depende de alguns fatores, e o principal deles é a altura.

Não é à toa que as caixas d’água são posicionadas no telhado. Quanto mais alto o tanque estiver, maior será a força da gravidade que impulsiona a água pelas tubulações da casa. Assim, com uma pressão maior, a água chega com mais força aos pontos de saída, como máquina de lavar, torneiras e chuveiro.

Mas então, o que fazer quando a água está fraca? Nesse caso, você pode tomar algumas ações para tentar encontrar a fonte do problema e resolvê-lo! Veja só:

Verifique se há água no reservatório

O problema pode ser bem simples: talvez o nível de água na caixa esteja baixo. Para checar isso, vá até o medidor hidráulico e certifique-se de que o fornecimento não foi interrompido, o que poderia impossibilitar o reabastecimento.

Não se esqueça de averiguar também se os registros estão abertos e funcionando adequadamente. Se esse não for o problema, prossiga para o próximo passo.

Cheque o regulador de pressão de água

O sistema hidráulico da sua casa ou apartamento tem um regulador de pressão para controlar a força da água? Em caso afirmativo, verifique se ele está funcionando.

Quando o sistema tem mais de um regulador, é mais fácil avaliar se há pontos de vazamentos. Assim, o conserto pode ser realizado mais rapidamente.

Analise as instalações

Se não for nenhum dos casos anteriores, talvez o problema seja mais complicado. Instalações hidráulicas mal planejadas podem resultar em perda de pressão da água. Quando a cozinha e o banheiro compartilham o mesmo encanamento, por exemplo, é comum a queda de força.

Instale equipamentos pressurizadores

Existem muitos problemas estruturais que podem causar a perda de pressão da água, como a altura insuficiente da caixa d’água. Em alguns casos, o reparo pode ser caro ou mesmo inviável, e talvez nem resolva o problema. Existem, no entanto, equipamentos que resolvem de modo imediato esse problema.

A válvula alternadora de pressão, por exemplo, é capaz de utilizar a força da água que vem da rua para injetar pressão nas tubulações da casa, selecionando o fluido que tiver mais força: da caixa ou da rua. Nesse caso, o equipamento dependerá da força da rua, podendo não ser viável para muitas residências e apartamentos, cujo o fornecimento público já é fraco.

Há também pressurizadores que funcionam em locais específicos, como chuveiro, máquinas de lavar, entre outros. Mas eles só resolvem a pressão do equipamento ao qual estão acoplados.

Assim, uma solução mais global e eficiente seria a bomba pressurizadora. Então, vejamos melhor como ela funciona!

Como funciona uma bomba pressurizadora?

A bomba pressurizadora é do tipo centrífuga — um tipo de bomba que utiliza energia centrífuga para gerar uma pressão de sucção e, com isso, impulsionar o fluido a uma alta velocidade.

Seu uso mais comum é o da pressurização da rede doméstica, ou seja, para aumentar a pressão da água nos mais diversos usos dentro de casa. O equipamento é instalado na linha de saída da alimentação da residência, para então pressurizar o fluxo de água por meio da liberação das válvulas de controle.

Assim, ao abrir o registro, a bomba pressurizadora liga automaticamente e, quando o registro é fechado, também desliga automaticamente. Isso funciona de forma totalmente automatizada, lendo-se o fluxo de água necessário no domicílio e pressurizando o volume demandado.

Na prática, ao ligar o chuveiro ou uma torneira, a bomba é acionada automaticamente, “empurrando” a água pelas tubulações e gerando a pressão necessária. Dessa forma, ela garante maior conforto e agilidade no uso do chuveiro, ao lavar louças, no uso do tanque, na descarga do banheiro, entre outras utilidades.

Os modelos de bombas pressurizadoras mais indicadas do mercado são a Schneider Solaris e a BPR, disponíveis em diferentes potências, conforme a necessidade de cada rede.

Antes de escolher o melhor modelo para a sua casa, no entanto, é importante considerar o tamanho do domicílio, bem como o volume de água consumido. A potência da bomba pressurizadora deve ser compatível ao número de banheiros e ao tamanho da cozinha, considerando ainda se há área externa ou jardins na casa.

Quais são as vantagens de utilizar uma bomba pressurizadora em casa?

Quando toda a rede domiciliar é pressurizada, há uma significativa economia de água, já que o seu consumo fica mais equilibrado. Além disso, como vimos, o uso das bombas contribui para o conforto e rapidez nas tarefas do dia a dia.

Também devemos lembrar que esse equipamento resolve rapidamente um problema cujo reparo demandaria muito tempo e recursos — como quando é necessário realizar mudanças estruturais ou até refazer todo o sistema hidráulico da casa. Seu tamanho é compacto, e ela opera de maneira silenciosa. Sem falar que a instalação é bem rápida e simplificada!

Ainda, a bomba pressurizadora funciona de modo autônomo. Dessa forma, dispensa-se qualquer intervenção para fazer o equipamento trabalhar. A manutenção também é muito simples: basta verificar vazamentos ou ruídos, que normalmente são sinal de problemas.

Enfim, chega de ter problemas com pressão no chuveiro, nas torneiras ou em outras saídas de água da casa! Instale uma bomba pressurizadora e faça as tarefas do dia a dia com maior conforto, agilidade e tranquilidade.

E agora, se gostou deste post e quiser uma ajuda para escolher a bomba ideal para as suas necessidades, entre em contato com a gente! Teremos muito prazer em ajudar você.




Comments (20)

  1. Essa bomba puxa agua da rua agua em canada rapido qual valor como posso comprar onde moro preciso bomba com muita potencia

    1. Bom dia, Eliane.
      Podemos indicar a bomba ideal para você. Pra isso, precisamos das seguintes informações:
      – Qual a altura de sucção?
      – Qual a distância e altura até a caixa d’água?
      – Qual a tubulação utilizada?
      – Qual a vazão?
      Aguardo seu retorno!

  2. Olá, Boa Tarde
    Estou com baixa pressão de água na torneira, insuficiente para fazer funcionar um purificador de água Electrolux. É um apartamento, no terceiro andar (último). Qual seria a bomba indicada? Vocês apenas vendem ou também instalam?
    Obrigado.

    1. Boa tarde, Jorge.
      Por ser um produto específico, precisamos da informação sobre a necessidade de volume do Purificador, qual a demanda necessária pra que ele funcione corretamente.
      Aguardo seu retorno.

  3. Boa tarde
    Moro em um sobrado, h externa= 5,80m, pretendo pressurizar apenas os dois chuveiros que estão no andar superior (a tubulação já está pronta, junto da caixa d´agua, é de 3/4″ e alimenta diretamente os chuveiros). Quero saber se existe bomba de pressurização que eu poderia ligar diretamente na tubulação de agua da sabesp, instalando a bomba no terreo, proximo ao hidrometro e interligaria na tubulação exclusiva para os chuveiro (conforme descrevi acima).

    1. Boa tarde, Carlos.
      O senhor poderá utilizar uma bomba auto-aspirante para este fim.
      Nesse caso, precisamos do volume de água para verificarmos a potência da bomba que iremos te indicar.
      Aguardo seu retorno.

  4. tenho uma suíte no segundo pavimento e quero pressurizado. porém a água do abastecimento vem do primeiro pavimento. tem alguma solução?

    1. Bom dia,
      Por gentileza qual seria a altura e quantos são os dispositivos a serem pressurizados?
      Aguardo seu retorno.

  5. boa tarde coloquei uma caixa d´agua extra mais a mesma esta muito baixa não dando a pressão necessaria para fazer alimentação dos comodos qual o preço da bomba e valor do frete colocarei a bomba na saida da caixa dagua

    1. Boa tarde!
      Por gentileza:
      – Quantos são os pontos de pressurização?
      – Estão todos no mesmo andar?
      – Apenas água fria ou quente também?
      Aguardo seu retorno.

  6. Aluguei uma casa que não tem pressão na água da caixa.
    Quero colocar uma bomba pressurizadora.
    O problema está na torneira da cozinha e no chuveiro.

  7. Boa tarde! Moro num bairro mais alto da região e temos sérios problemas com pressão de água. Para complicar moro num apartamento de cobertura e a pressão que alimenta o banheiro e as torneiras dessa área é mínima, inclusive não chega a ter pressão para o chuveiro quente. A bomba pressurizadora seria a solução?

  8. Boa noite. Estou colocando uma caixa da água no chão mesmo e preciso de uma bomba que pressuriza essa água na rede, mesmo que volte para a concessionária Afinal irá da economia no relógio. Pra isso preciso de uma bomba com potência de pressão na rede maior que a da rua, não sendo tão maior pra que não estoure algum cano. Caixa da água de mil litros altura de 1.5 mts do chão a bomba irá ficar até emendar na rede. E tem que ser automático, quando Alguém abrir alguma torneira ela ligue e desliga sozinha. Irei colocar temporizador e boia.

  9. Estou com pouca água em toda casa, chuveiro, descarga, pias e tanques, a caixa da água não está instalada muito alta, fica em uma mureta pequena em cima da laje do banheiro. Qual a melhor bomba pra resolver meu problema e onde comprar?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *