Press "Enter" to skip to content

Bomba para lava-jato: como comprar a melhor?

Paraíso das Bombas 0

Sabemos que as bombas d’água são usadas com a finalidade de transporte de água de um local para o outro. Mas é preciso entender que cada tipo de bomba ajuda nessa transferência ou no abastecimento de uma forma específica.

Portanto, se você tem um lava-jato, certamente vai precisar de um equipamento capaz de realizar o bombeamento de água de forma bastante veloz, por meio de um bocal que facilite o transporte da água para limpeza de superfícies. Lembre-se, ainda, de que essa transferência precisa ser feita através de um jato de água de alta pressão.

Para saber mais sobre a bomba para lava-jato e entender o que é preciso considerar para escolher a mais adequada para a sua necessidade, acompanhe o nosso conteúdo e confira as informações e dicas que reunimos aqui.

Quais são as principais características de bomba para lava-jato?

A bomba para lava-jato é uma máquina de autopressão, que comporta um alto volume de água e pode permanecer muito tempo ligada, sem comprometer em nada o funcionamento.

Esse tipo de bomba pode ser usada para limpeza geral em postos de serviços, estacionamentos, lava-rápidos, indústrias, fazendas, frigoríficos, matadouros, pátios, vias públicas, mineração, canteiros de obras e até mesmo na pressurização de redes.

A bomba para lava-jato serve para o bombeamento apenas de águas limpas, que não tenham em sua composição nenhum tipo de sólido em suspensão. Esse tipo de bomba serve para bombear água a partir de poços, caixas d’água, cisternas ou qualquer outro tipo de fonte de água despoluída.

A garantia das bombas para lava-jato costuma variar de três meses a um ano, conforme o termo do certificado que acompanha o produto. Fique atento a ela para evitar problemas e gastos desnecessários.

Além disso, é importante que o consumidor da bomba para lava-jato saiba que o equipamento é normalmente fornecido sem óleo lubrificante. Sendo assim, antes de colocar a bomba para funcionar pela primeira vez, é preciso se certificar de que existe óleo na quantidade suficiente, recomendada pelo fabricante.

Como escolher a melhor bomba para lava-jato?

Existem três tipos de bombas para lava-jato: a de bricolagem, as semi-profissionais e as profissionais. A bomba lava-jato tipo bricolagem é recomendada para quem precisa eventualmente lavar a moto ou o carro apenas em casa, usando o equipamento por pouco tempo.

Já a bomba de lava-jato semi-profissional é mais indicada para quem precisa realizar a limpeza por pelo menos 4 horas seguidas. As lavadoras de alta pressão semi-profissionais costumam ser usadas até mesmo para lavar muros e telhados.

Há ainda a bomba de lava-jato profissional, que é capaz de funcionar por pelo menos uma jornada de oito horas seguidas. Portanto, essas bombas são as mais indicadas para postos de serviços, estacionamentos, lava-rápidos, indústrias, mineração, vias públicas e na pressurização de redes.

As bombas para lava-jato podem ainda ser classificadas em autônomas e elétricas. As bombas autônomas, que têm a mesma potência que as elétricas, costumam ser maiores se comparadas a essas e funcionam a partir da gasolina ou do diesel.

Já as bombas elétricas para lava-jato, como o próprio nome diz, dependem de um motor elétrico para acionamento do equipamento, lembrando que motor pode ser monofásico ou trifásico.

Diante dessas diferenciações, é importante considerá-las na hora de escolher a melhor opção de bomba para lava-jato para o seu negócio. Dessa forma, se você precisa de uma bomba para lava-jato que funcione praticamente o dia inteiro, é válido avaliar os equipamentos da marca Somar.

A bomba para lava-jato Somar possui 3 pistons, motor IP-21 monofásico de alto rendimento aberto — 1750 rpm e 60 Hz — ou motor trifásico 220/380 volts. A pressão dessa bomba é de 400 lbf/Pol² e a vazão é de 1450 litros por hora.

A lavadora Somar pode trabalhar continuamente, sem a necessidade de paradas para o resfriamento da máquina, como acontece com a maioria das bombas para lava-jato de alta pressão.

A bomba para lava-jato dessa marca é indicada principalmente para lavar veículos de passeio e de carga de todos os tamanhos, máquinas rodoviárias e agrícolas, currais, estábulos, criadouros, câmaras, tanques e qualquer outra aplicação, principalmente na indústria que necessite de jatos de água combinando pressão com vazão.

Para quem precisa de uma bomba profissional para lava-jato, outra recomendação é a marca Hidromar. A BH-6100 BR também possui 3 pistons com revestimento de cerâmica, pressão de 440 lbf/Pol² e vazão de 1250 litros por hora.

Essa bomba também pode contar com motores monofásicos e trifásicos e uma de suas principais características é que ela minimiza o tempo da limpeza, economizando energia e água.

Essa lavadora para uso contínuo é indicada para postos de gasolina, lava-rápido, condomínios, escolas, clubes, oficinas mecânicas, fazendas, transportadoras e empresas de ônibus.

Ao usar esse tipo de bomba, verifique sempre se a mangueira da bomba está na posição correta, não sendo recomendado o seu uso se estiver dobrada, lembrando ainda de evitar o contato da mangueira com objetos cortantes. É importante ainda nunca mover a bomba para lava-jato pelo cabo elétrico ou pela mangueira.

Lembre-se ainda da importância de, ao final do uso desse tipo de bomba, desligar o interruptor, além de apertar o gatilho para tirar toda a pressão armazenada na bomba e ainda desconectar o cabo elétrico da tomada.

Outra dica relevante para quem vai adquirir uma bomba para lava-jato, ou seja, uma bomba de alta pressão, é checar se o equipamento apresenta a certificação obrigatória de segurança, de acordo com a Portaria 371, do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), que foi criada especificamente pensando no uso dessas bombas e na prevenção de acidentes, para proteger os consumidores de riscos elétricos, mecânicos, térmicos, de fogo e de radiação.

E então? O que achou do nosso conteúdo? Precisa de uma bomba para lava-jato, mas ainda quer se informar um pouco mais antes de escolher o melhor equipamento para a sua casa ou negócio? Entre em contato com a Paraíso das Bombas e tire todas as suas dúvidas com os vendedores especializados em motores elétricos e bombas para os mais variados tipos de uso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *