Press "Enter" to skip to content

Bombas para lava jato: como escolher o motor elétrico ideal?

Paraíso das Bombas 0

As bombas para lava jato (ou lavadoras de alta pressão) são ferramentas de limpeza multifunção bastante comuns no Brasil. Elas são normalmente usadas na limpeza de veículos, no uso doméstico — higienização de pisos e vidros — e também na indústria, na agricultura e na mineração.

Essas bombas têm variados bicos que auxiliam a água a alcançar locais em diferentes distâncias, e normalmente são comercializadas com o motor elétrico já acoplado nas próprias bombas. Como são muitos os modelos de bombas para lava jato e seus respectivos motores elétricos no mercado, é importante identificar a real necessidade de uso antes de escolher a melhor para o seu projeto.

Para ajudá-lo na escolha do motor elétrico ideal para sua bomba para lava jato, reunimos aqui algumas informações sobre os diferentes tipos de equipamentos e como eles atendem às diversas demandas de pressurização. Acompanhe o nosso conteúdo.

Qual será o tipo de uso?

É preciso definir se o uso da bomba para lava jato vai ser caseiro ou profissional, a fim de identificar se o motor elétrico de cada uma delas é suficiente para pressurizar a água na quantidade necessária. A seguir, vamos explicar as diferenças entre a lavadora de alta pressão caseira e a profissional.

Caseira

A lavadora de alta pressão de uso doméstico — ou mesmo para uso em postos de combustíveis — serve para lavagens com menor esforço e em menor tempo. Ela serve para lavagem de veículos e de locais de difícil acesso em distância ou altura, como janelas, pisos e até tapumes.

Esse tipo de bomba para lava jato é considerado para uso leve. Nesse caso, o motor elétrico WEG IP 21 é o mais ideal, pois a bomba vai operar em áreas mais secas, em que o equipamento não tem tanto contato com a água.

O motor WEG IP 21 é menor, compacto, leve, produzido em chapa de aço e tem proteção de acordo com os níveis IP representados por dois dígitos contra respingos de água na vertical e também contra sólidos com mais de 12,5 mm de diâmetro. Esse motor também é adaptável a máquinas industriais menores.

Profissional

As bombas de alta pressão ou bombas de lava jato para uso profissional precisam ter maior pressão, maior fluxo de água e maior potência ou performance, realizando processos de limpeza mais pesados em indústrias, em áreas de mineração e também na agricultura.

Assim, essas bombas têm motores mais potentes, como o da WEG IP 55 e o motor W22 Wash.

O IP 55 é, assim como o IP 21, um motor menor, leve e compacto, mas ainda mais indicado para o uso em indústrias, além de ter a forma construtiva um pouco diferente da do IP 21. 

De acordo com o nível de grau de proteção, o IP 55 tem proteção contra poeira e principalmente contra jatos de água em todas as direções, tendo ainda capacidade de partida para o uso em operações que necessitam de um alto torque.

Esse motor elétrico acoplado à bomba para lava jato é indicado para o uso principalmente em áreas rurais e também de mineração, com grande presença de água.

Já o motor elétrico da WEG W22 Wash foi especialmente desenvolvido pela WEG para operar em ambientes com grande presença de água, podendo ser lavado constantemente após o uso. Seu grau de proteção é IP 66, totalmente protegido contra poeira e principalmente contra jatos potentes de água. 

O WEG W22 Wash tem ainda uma pintura externa chamada de WEG NOBAC, que é antimicrobiana, tendo o objetivo de reduzir a proliferação das bactérias em até 99,9%, garantindo a higiene em processos de limpeza, além de ter eixos e parafusos de fixação em aço inoxidável, o que o torna mais resistente à oxidação e corrosão e traz confiança operacional em ambientes úmidos. 

O motor da WEG W22 Wash é ainda ideal para processos em que é preciso eliminar a infiltração de umidade e higienizar equipamentos, sem danificar o motor elétrico.

Qual a potência ideal e quais cuidados tomar?

A potência da bomba para lava jato é medida pela combinação entre o Pounds Per Square Inch (PSI) — em português, Libras por Polegada Quadrada (LPQ) — e o Galões por Minuto (GPM). É a união entre essas duas classificações que faz com que a limpeza realizada pela bomba para lava jato seja ou não mais forte e com maior ou menor pressão.

Dessa forma, o PSI é a força máxima que a lavadora de alta pressão tem de capacidade. Portanto, quanto maior for o PSI, maior será a condição de limpeza da bomba. Os tipos de uso podem ser de 1500, 2600, 3000 e até 4000 PSI.

Já a classificação de Galões por Minuto está diretamente ligada à de Litros por Minuto, que se refere à capacidade de fluxo de água que a bomba de alta pressão esguicha durante o minuto de funcionamento. Assim, quanto maior for o GPM, mais ágil a bomba será na limpeza.

É importante ainda tomar alguns cuidados no uso da bomba para lava jato. Você deve ficar atento à tensão elétrica aplicada ao local onde a bomba para lava jato e seu respectivo motor elétrico vão funcionar.

Além disso, a bomba para lava jato nunca deve funcionar sem água. Para as bombas que têm óleo, é importante fazer a manutenção do nível de óleo em reservatório.

Antes de escolher o motor elétrico e a bomba para lava jato ideal, lembre-se ainda de checar se o equipamento tem a certificação obrigatória de segurança, determinada pela Portaria 371, do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

Considerando que os motores elétricos estão acoplados nas bombas para lava jato, é importante se informar ainda sobre as principais características de uma lavadora de alta pressão para fazer a melhor escolha para o seu projeto.

E se você também quer conhecer mais sobre os tipos de motores elétricos mais usados no mercado e as marcas mais indicadas, veja as dicas para comprar motores elétricos pela internet não só para uso nessas bombas, mas também para outras finalidades.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *