Press "Enter" to skip to content

5 modelos de bomba para esgotamento de açudes

Paraíso das Bombas 0

Pesquisar e aprender técnicas para reter e acumular águas superficiais sempre foi uma meta para o ser humano que vive em regiões áridas e secas e precisa suprir suas necessidades hídricas.

Povos da antiguidade, como os bíblicos do Oriente e os aborígenes da Austrália abriam poços, algibes e construíram barreiros e açudes sempre em busca de captação e armazenamento de água. Na Mesopotâmia foram também construídos muitos açudes entre os dois principais rios — Tigre e Eufrates — por povos que sabiam trabalhar a água. A civilização cartaginesa é outro exemplo de exímios construtores de açudes.

Já as técnicas contemporâneas de açudagem surgiram na Índia, onde foi feito um grande projeto de perfuração de poços e outro de construção de açudes. Elas também foram aplicadas na Inglaterra, no século XIX, quando foi erguida uma grande rede de açudes na região Oeste do país, conhecida como Grandes Planícies, região de terras áridas e semi-áridas.

Só no século XX surgiram os primeiros açudes no Brasil, mais especificamente na região do Nordeste. O programa de construção de açudes começou pouco antes da seca de 1877/1879 que queimou praticamente todo o semiárido nordestino. Só no Brasil são 12% de terras semi-áridas. Acompanhe nosso post para entender mais sobre os açudes e porque são necessárias bombas para o seu esgotamento.

O que são açudes?

Açudes são construídos com pedra, madeira, cimento ou mesmo terra com o objetivo de represar água, assim como diques e represas, para as mais variadas finalidades de uso. A palavra açude é de origem árabe — as-sudd — que significa represa ou obstáculo. Geralmente a construção de um açude vai servir para aguar e regar plantações e jardins, para o uso na agricultura, na indústria e na mineração, para a criação de peixes, para gerar energia ou mesmo para abastecer cidades, pessoas e animais.

Já os maiores açudes são reservatórios pluri e inter anuais, que são planejados e construídos com rigor técnico por engenheiros brasileiros, comparados aos melhores hidrólogos do Egito antigo. É importante destacar que todo projeto de um grande açude deve ter dados climatológicos da bacia hidrográfica envolvida, da vazão, pluviometria, fluviometria, quociente de evaporação, índice de armazenamento e ciclicidade de secas da região, bem como a série histórica. Os açudes não secam.

Para que serve uma bomba de esgotamento de açudes

Para reter água da superfície da terra é preciso usar motobombas. Como a água do açude se encontra nos lençóis freáticos, ou seja, em grande profundidade, é preciso contar com o bombeamento para captar toda a água até o seu esgotamento. Para açudes maiores são necessários ainda outros tipos de equipamentos mais potentes.

Já os açudes mais simples precisam de motobombas capazes de ajudar no esgotamento da água. Dentre as várias marcas disponíveis no mercado, a mais indicada para esse tipo de uso é a Sulzer. Vamos conhecer um pouco sobre os modelos de bomba de esgotamento com o melhor custo benefício.   

5 modelos de bomba de esgotamento Sulzer

O preço das bombas de esgotamento de açude da marca Sulzer varia em torno de R$ 750 a R$ 3 mil. A marca Sulzer tem oito principais modelos que atendem a projetos de esgotamento de açudes. São 5 modelos ABS UNI, a ABS Scavenger Série E, a ABS Piranha, a ABS JS e a ABS MF.

– O modelo ABS UNI permite que a bomba seja operada de forma automática e manual. A bomba Sulzer ABS UNI 100 M monofásica é uma bomba elétrica submersível de fácil conexão capaz de remover água limpa e residual com sólidos de até 7mm, drenar poços, piscinas e açudes, além de remover águas pluviais e suprir tanques e cisternas. Ela é indicada para açudes menores já que é leve e portátil, de fácil uso e transporte.

A bomba Sulzer ABS UNI 700 T 200 V trifásica é também uma bomba elétrica submersível. Essa bomba e seu motor funcionam de forma encapsulada, estanque à pressão d’água e à prova de inundações. Seu design é compacto e de alta eficiência e seu custo é um pouco mais alto que as demais.

Outra bomba submersível Sulzer indicada para o esgotamento de açudes é a ABS UNI 500 M/T. Dentre os benefícios deste equipamento está a hidráulica com propulsores contrablock ou vortex para uma operação de esgotamento livre de bloqueios. Os propulsores contrablock definiram novos padrões para o manejo de sólidos e resistência aos possíveis bloqueios e seu desempenho garante uma passagem de sólidos de, pelo menos, 75 mm.

Outra bomba que pode ajudar no seu projeto de açude é a bomba UNI 100 Sulzer ABS com automático de nível. Esse equipamento tem proteção térmica incorporada por ser um modelo monofásico, tem um motor monofásico com capacitor permanente e seu grau de proteção é IP 68, ou seja, é à prova de poeira e protegida contra a imersão contínua na água.

– A bomba Sulzer ABS Scavenger Série E é submersível e indicada para o uso em efluentes. Ela foi projetada para bombear água bruta, residual e esgoto vindo de construção e instalação residencial ou comercial. Ela permite a passagem livre de sólidos de até 65 mm. Dentre os seus principais benefícios estão o design exclusivo com tripla vedação do eixo, o funcionamento com baixo nível de ruído, o uso portátil, as instalações fixas, a facilidade de içamento pelas alças e os custos de manutenção reduzidos.

– A bomba Sulzer ABS Piranha possui ação trituradora que oferece descargas econômicas de efluentes em sistemas pressurizados tanto em estruturas privadas, como públicas. Esse equipamento oferece uma drenagem efetiva e econômica mesmo nas tubulações de diâmetro reduzido.

– Já a bomba submersível elétrica Sulzer ABS JS é mais indicada para o bombeamento de lodo. Dentre os principais benefícios deste equipamento estão a partida fácil, o bombeamento livre de obstrução, a resistência ao desgaste, a leveza do motor que facilita o transporte e manuseio da bomba, e a facilidade de manutenção.

– A bomba Sulzer ABS MF 154-804 é também um modelo indicado para o uso em açudes. É uma bomba submersível compacta e leve, própria para águas residuais, com grande passagem de sólidos e 20 a 60 mm para drenagem confiável. Ela pode ser usada principalmente em açudes menores, já que sua instalação é rápida e com excelente custo benefício.

Se você precisa de uma bomba para ser usada no esgotamento de açudes, mas ainda não sabe qual é a mais adequada para o seu projeto, entre em contato com a Paraíso das Bombas e consulte um vendedor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *