Poço artesiano: desvendamos 7 dúvidas para você

A principal finalidade de um poço artesiano é a captação da água armazenada nos lençóis freáticos. A sua perfuração não é tão simples, como possa parecer, e são muitas as dúvidas que surgem para quem precisa construir um poço artesiano ou fazer a sua manutenção.

A dúvida mais frequente diz respeito à diferença entre o poço artesiano, semi-artesiano e freático. O poço artesiano é aquele em que a água vinda dos lençóis freáticos jorra no solo naturalmente, já que sua própria pressão permite que ela seja transportada espontaneamente até a superfície sem desequilibrar o lençol subterrâneo. Esse tipo de poço é profundo, mas dispensa a instalação de bombas de pressão para levar a água até a superfície.

Já o poço semi-artesiano — que também tem grande profundidade — depende de um equipamento de bombeamento para pressionar a água e fazer com que ela chegue em determinado volume até o local da superfície que necessita de abastecimento.

Diferente dos dois anteriores, o poço freático, conhecido com poço caipira, cacimba ou cisterna, é raso e capta a água superficial do lençol freático, ou seja, na reserva mais próxima da superfície. Eles costumam ser perfurados em áreas rurais e em locais de acesso restrito a equipamentos.

Se você tem essa e outras questões incertas em relação a estrutura e a conservação de um poço, dê sequência a leitura que irá te ajudar a desvendar outros tantos questionamentos.

1. Qual bomba usar?

A maioria dos poços são semi-artesianos e usam as bombas submersas. Elas são instaladas dentro da lâmina de água do poço profundo e são bombas que apresentam grande eficiência. A principal função das bombas submersas é bombear e pressionar a água. Elas funcionam de maneira permanente dentro da água.

Já nos poços mais rasos, podem ser usadas as bombas centrífugas e a injetoras. A escolha do melhor tipo de bomba vai depender de vários fatores que precisam ser analisados, dentre eles: a tensão de alimentação que deverá ser aplicada, o diâmetro e a vazão do poço, a distância entre a saída do poço e o local onde a água precisa ser levada e o desnível do plano onde o poço foi construído em relação aos andares em que o abastecimento precisa ser feito.

2. Como eliminar o ferro acumulado no poço artesiano?

O maior volume de água subterrânea é de boa qualidade no que diz respeito às condições físicas, químicas e biológicas. Contudo, é possível encontrar ferro na água oriunda do poço artesiano. O ferro normalmente aparece como bicarbonato ferroso dissolvido na água e se deve principalmente às captações de poços artesianos em terrenos mais velhos ou localizados em baixadas.

Antes de tentar eliminar ou mesmo reduzir a quantidade de minério na água, é preciso avaliar o volume de água. O procedimento mais simples é a transformação em óxido férrico — material insolúvel —, que pode ocorrer por meio do uso de ar comprimido para retirar a água do poço artesiano. Se a água apresentar PH baixo, é preciso realizar a alcalinização. Nos casos de alta concentração de ferro e também de manganês, o procedimento mais indicado é a sedimentação. Há ainda a opção de aplicar carvão na água subterrânea ou mesmo realizar o processo eletrolítico, tratamentos que são mais caros.

3. A água do poço artesiano pode ser consumida?

De maneira geral, a água subterrânea apresenta características biológicas, físicas e químicas positivas e podem ser destinadas ao consumo humano. Contudo, é importante realizar testes de potabilidade antes do consumo, inclusive a análise bacteriológica, para que a água atenda aos padrões exigidos de acordo com a Portaria MS nº 1.469, de 29 de dezembro de 2000, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

 

Tudo que você precisa saber para escolher a bomba certa

 

4. Posso ter um poço artesiano em casa?

O poço artesiano pode ser construído em casa, condomínios ou espaços maiores que atendam uma comunidade maior. O ideal é que haja um espaço significativo para que caibam os equipamentos usados na perfuração e demais etapas da construção.

5. Quanto custa e quanto tempo leva para construir um poço?

O custo de instalação de um poço artesiano não é baixo. No entanto, o retorno desse investimento é significativo, principalmente considerando os benefícios a longo prazo.

Em períodos de seca, racionamento e alto consumo de água — verão —, os gastos com o consumo de água são menores, especialmente quando um mesmo poço atende a várias residências. Cerca de 90% dos poços artesianos localizados em Minas Gerais têm em média 100 metros de profundidade, e o gasto médio para construir um poço artesiano com essa característica é de R$ 30 mil.

6. Preciso de autorização para perfurar e construir?

É importante que o poço artesiano seja perfurado por máquinas e empresas especializadas e cadastradas no Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (CREA), bem como por profissionais técnicos como geólogos e engenheiros de minas que também tenham atestado certificado pelo órgão.

É necessária ainda a autorização fornecida por órgãos estaduais, gestores do recurso hídrico, com validade pré-determinada. Em Minas Gerais, essa outorga de direito de uso é concedida pelo Instituto Mineiro de Gestão de Águas (IGAM) — responsável pelas licenças — e a regularização ambiental de acordo com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad).

Com essas autorizações em mãos e obedecendo essas certificações, qualquer pessoa pode ter um poço artesiano.

7. Como funciona a manutenção?

Se bem construído, operado e equipado, o poço semi-artesiano exige pouca manutenção. Mas é importante realizar a manutenção preventiva com uma frequência mínima de um e máxima de dois anos para que não haja comprometimento do seu funcionamento.

A manutenção preventiva envolve a revisão da bomba usada no poço, dos cabos, tubos e quadros de comando. A frequência da manutenção preventiva vai garantir maior vida útil do poço, bem como a qualidade do bombeamento e da água captada. A manutenção envolve ainda a avaliação dos equipamentos hidráulicos e elétricos do poço.

Gostou do nosso post, mas ainda tem dúvidas sobre o que é preciso para construir um poço artesiano? Fique atento as informações reunidas aqui e, caso necessite de mais esclarecimentos, deixe o seu comentário.




Comments (175)

  1. Estava à procura de uma publicação semelhante a essa, foi de muita importância para mim, parabéns.

    1. Bom dia, Paulo!
      Agradecemos o seu comentário, ficamos felizes que o post tenha sido de muita importância para você.
      Abraços!

      1. Bom dia, muito obrigada pelo site ,por gentileza fiz um poço semi artesiano 3000 lits por hora na bomba, qual é o procedimento usado para a desinfecção desta água, preciso deixar quanto tempo vazando aguá para garantir ?

        Att, Isabel

        1. Boa tarde, Isabel.
          Neste caso, será necessário levar a água para análise em laboratório, para verificar se é própria ou imprópria para o consumo.
          Qualquer dúvida estamos à disposição.

          1. Desculpa, mais gostaria de saber qual a distância entre a perfuração de um poço artesiano de um poço artesiano, qual a distância entre os dois para que o caipira não seque

          2. Boa tarde.
            Nesse caso o ideal é um geólogo verificar as condições do terreno, além de verificar a legislação aplicada à região.
            Atenciosamente.

  2. Estou pensando em fazer um poço semi artesiano ao lado de uma pequena represa. Corro o risco de quando furar esse poço e começar a usá-lo baixar o nível de água da represa?
    Oi seja a água da represa começar a filtrar para o poço!

    1. Bom dia, Fernando.
      Será necessário realizar um estudo do lençol freático e da vazão do poço.
      Dependendo das condições, pode ser que o nível da represa abaixe sim.
      Qualquer dúvida estamos à disposição.

        1. Boa tarde.
          Isso irá depender da legislação aplicada à sua região, o ideal seria verificar com os órgãos responsáveis.
          Atenciosamente.

    1. Bom dia, Claudia.
      O ideal é que você verifique a legislação da sua região, sobre a distância mínima necessária entre os poços.
      Qualquer dúvida estamos à disposição.

    2. Boa noite! Tenho um poço artesiano de 65 metros, com um ano de instalado. Utilizamos compressor, porém o resultado não foi muito satisfatório, passando uns dias ele começou a jogar muito pouca água. Na época, chamei o profissional que instalou e constatamos que o cano de 25cm está preso, não gira, não sobe e não desce.
      Infelizmente não conseguimos resolver.
      E para completar, hoje simplesmente parou. Identifiquei que ele parou de jogar água pelo cano de 25cm, passando a jogar pelo 75cm, desta forma em vez da água ir para a caixa d’água, ela está tranbordando para o chão. Ja teve alguma experiência como essa? Pode me orientar? Desde já agradeço! Obrigada!

      1. Boa tarde, Valmir.
        Você vai precisar tirar o cano de 25 para olhar, pode ser que tenha rompido ou algo esteja quebrado.
        Qualquer dúvida estamos à disposição.

  3. Bom dia, fiz um poço artesiano porém mesmo com a bomba ligada a água não tem força para subir para minha caixa d’agua, achei que era por causa da potência da bomba, mais quando ligo a bomba a água vem muito forte, porém vai diminuindo, será que ele tinha que ter furado mais ? Ele furou 12 metros.

    1. Bom dia!
      Para verificar, preciso de mais algumas informações:
      – Quantos metros a bomba vai descer no poço?
      – Qual a distância da boca do poço até a caixa d’água?
      – Qual a altura da caixa d’água?
      – Qual a tubulação utilizada?
      – Qual a vazão desejada?

      Aguardo seu retorno com as informações para que possamos verificar.

    2. Kelly desculpe a intromissão, as bombas centrifugas so funcionam no maxximo ate sete metros ou seja ,do centro do rotor até a válvula de pé,dai para frente só adaptando um injetor

  4. Pensei que fosse a bomba que determinasse a vazão do poço. Afinal os lençóis freáticos são estáticos e a água ja se encontra la acumulada, não ?

    1. Bom dia, Paulo.
      Não, a vazão vai depender da vazão que o poço consegue fornecer.
      Para realizarmos os cálculos, preciso das seguintes informações:
      – Quantos metros a bomba vai descer no poço?
      – Qual a distância da boca do poço até a caixa d’água?
      – Qual a altura da caixa d’água?
      – Qual a vazão desejada?
      – Qual a tubulação utilizada?

      Qualquer dúvida estamos à disposição.

  5. Boa noite estou quase contratando uma empresa para furar meu poço, porém o mesmo já informou que se encontrar rocha o serviço é parado.
    Minha dúvida é: meu terreno é em declive, +ou_ 20 graus de declividade, bem na subida de uma área de proteção ambiental.
    A minha casa é a penúltima da rua, o meu vizinho tem um sumidouuro na parte da frente da casa dele e do sumidouro dele até onde pretendo furar o meu poço tem cerca de 29metros de distância.
    Diante disso pergunto se a água pode está contaminada pelo sumidouuro do vizinho.
    OBS: o sumidouuro dele está desativado há uns 2 anos, pois a casa esta vazia e quase ninguem vai ao local.

    1. Bom dia.
      O lençol freático pode estar sim comprometido, nesse caso, o ideal é que você contrate um geólogo para fazer o estudo do solo.
      Ou você pode tentar furar e mandar a água para análise.
      Qualquer dúvida estamos à disposição.

  6. Boa noite, tenho um poço semi artesiano, 50m construído a 2 meses, estava com uma vazão de 700L /H, mas depois de 3 dias de chuva intensa, percebi que a vazão caiu muito. Gostaria de saber se existe alguma relação entre as chuvas e a queda da vazão. Percebi que o solo esta bem encharcado, e olhando para dentro da tubuação, da para ver a água superficialmente. Obrigado

    1. Bom dia, Fabiano.
      Na verdade, deveria acontecer o contrário.
      Com a chuva intensa, a vazão deveria ser maior.
      Será necessário que o senhor verifique com um especialista o motivo do ocorrido.
      Qualquer dúvida estamos à disposição.

  7. Perfurei um posso com 80 metros de profundidade i nao deu agua com dois dias chegou um pouco de agua sera q vai almenta a contidade de agua ou nao ?

    1. Bom dia, Evandro.
      Segundo nosso técnico, essa é a vazão que você vai ter mesmo.
      Pode haver influências dependendo da onde o seu poço está perfurado, se for próximo à um rio ou pela questão de chuvas na região.
      Qualquer dúvida estamos à disposição.

        1. Boa tarde, Evandro.
          Sim, há grande possibilidade de encontrar mais água.
          Geralmente, quanto mais profundo, maior a quantidade de água.
          Qualquer dúvida estamos à disposição.

      1. Bom dia ! Gostaria de furar um poço semi artesiano a uns 100 m de um rio de grande extensão, esse rio resebe o esgoto sem tratamento algum. Tem perigo de da minha vim contaminada? Obrigada!

        1. Bom dia, Cibelle.
          Sim, há o risco.
          Nesse caso, seria necessário realizar um teste da água em laboratório, para verificar as condições.
          Qualquer dúvida estamos à disposição.

  8. boa tarde, tenho um poço semi artesiano, furado até na rocha, ele ficou parado por 6 meses, quando voltei a usar o motor que puxa a água liga e desliga varias vezes e não enche a caixa de água, o que pode ser ?

    1. Boa tarde, Cristian.
      Neste caso, você precisa verificar se a sua bomba possui algum dispositivo de sensor de nível de água, se sim, o dispositivo vai desligar a bomba quando o nível da água estiver baixo e vai religar quando o nível subir.
      Se o senhor não tiver nenhum dispositivo de sensor de nível, pode ser que não tenha água suficiente para a bomba puxar, e isso pode acabar estragando o seu equipamento.
      Qualquer dúvida estamos à disposição.

  9. Gostaria de saber qual a ferramenta q se usa para cavar um poço que ja tem água?( O poço tem 12 metros de escavação e 2 apenas de agua)

    1. Bom dia, João Paulo.
      É um caminhão-broca. É o mesmo processo para furar o poço, basta continuar perfurando.
      Qualquer dúvida estamos à disposição.

  10. Boa noite, meu poço é artesiano, tem 29mts de profundidade, e joga a 10 mts de altura após a superfície. Mas ultimamente tenho fechado mais a saída da água, devido a entrada de ar, já que minha bomba que é uma ejetora de 2 cv, após 5 minutos jorrando água quando muito aberta dá entrada de ar. O que será isso: É o poço secando, já que abriram 2 poços em condomínios a um 50mts de minha casa, e alguns dos meus vizinhos já furaram poços, e outros já aumentaram seus poços. É isso mesmo, ou pode ser outra coisa, tipo entupimento ou problema na bomba. Estou gastando muita luz, antes eu enchia a caixa de 1000lts em 45min, e hoje leva 3hs.

    1. Bom dia, Gilberto.
      É o poço secando mesmo e nesse caso, é ideal que o senhor coloque um eletrodo de nível, para que a bomba não funcione sem água, porque isso pode danificar a mesma.
      Qualquer dúvida estamos à disposição.

  11. Bom dia tem como fazer um poço artesiano com o cano de 150 mm porque comecei com uma sonda de 100 mm mas ficou com uma largura de 150 mm ou tem que por o tubo de 100 mm obrigado

  12. Tenho um poço artesiano na minha casa moro a 27 anos hoje não tá saindo água em algumas torneiras isto é normal nunca tinha acontecido isto

    1. Bom dia, Rosimere.
      Pode ser que o poço tenha secado, o ideal é que inicialmente, você verifique o nível de água.
      Atenciosamente.

  13. Bom dia
    Tenho um poço de 30 mts e cada dia q passa ela está produzindo mais água .
    Ja tem um dreno q joga água fora 24 hs. Além do dreno agora fica subindo a ponto d saí no dreno e saí por cima do cano. Tem algum risco pro solo da casa tenho esse medo?!obrigada

    1. Olá Luciene,
      Sim, existe o risco para o solo.
      Nesse caso, é ideal que você utilize uma bomba para jogar toda essa água para um outro lugar, para que não hajam riscos pro solo da casa.
      Qualquer dúvida estamos à disposição.

  14. Tenho um poço artesiano e está com pouca água Três metros de água o poço tem doze metros e meu vizinho fez um de Vinte metros

    1. Boa tarde,
      Gentileza informar:
      – Qual a vazão do poço?
      – Qual a distância da boca do poço até o reservatório?
      – Qual a altura do reservatório?
      – Qual a tubulação utilizada?
      – Quantos metros a bomba vai descer no poço?

      Aguardo seu retorno.

  15. Boa noite!
    pretendo iniciar uma perfuração em caminhão esse mês em minha propriedade,
    minha duvida e sobre a questão de coloração das rochas se indicam a qualidade da agua. no lugar que marquei exitem rochas puxadas para a cor mais rosada na parte mais baixa próxima do rio, isso pode indicar uma má qualidade se der água no meu poço? e existe outra rocha puxada para cor cinza calçãmento nas mesmas proximidades porem 20 metros mais alto ao nivel do rio. no seu ponto de vista qual seria o melhor lugar sem ser nessesario fazer algum estudo. agradeço e parabenizo site e informações!!!

    1. Bom dia, André.
      Infelizmente nós não temos esse tipo de informação, nesse caso, o senhor terá de procurar um geólogo para que ele possa esclarecer suas dúvidas.
      Qualquer dúvida estamos à disposição.

  16. Boa tarde!
    É necessária alguma autorização, licença ou outorga para a perfuração e legalização de poços semi-artesianos ? Aguardo. Obrigado.

    1. Boa tarde, Bernardo.
      Sim, você precisa de uma outorga, que é válida por 35 anos, solicitada no IGAM (em Minas Gerais) ou no ANA (Agência Nacional das Águas).
      Qualquer dúvida estamos à disposição.

  17. Gostaria de ajudar uma pessoa que perfurou um poço, procurei no Google informações e localizei essa página. O poço deu agua com 150 m. Pelo que entendi ele tem por dia apenas 1.500 litros de água. Uma bomba foi instalada a 140m de profundidade. O terreno é alto. A perfuração chegou em pedras. É possível furar mais e ter mais água? Ou se furar perde essa q foi encontrada?

    1. Bom dia,
      Nesse caso, o ideal é verificar com um geólogo, para que faça um estudo do terreno e te dê as orientações corretas.
      Qualquer dúvida estamos à disposição.

  18. bom dia tenho um poço artesiano de 35 mts, mas a agua fica amarela. Pesquisei e vi que e agua ferro. gostaria de saber se tem um tratamento simples e barato ou se perfurando mais pode alcançar agua boa? Obrigado

    1. Boa tarde, Thomaz.
      Nesse caso, o indicado é fazer uma análise da água em laboratório específico, para verificar em quais situações a água poderá ser usada.
      Perfurar mais, pode alcançar água potável, porém pode acabar sendo um gasto desnecessário caso a água continue amarelada, como o senhor informou.
      Qualquer dúvida estamos à disposição.

  19. Boa noite, tenho um poço em casa com 58 metros profundidade e está funcionando com compressor. Tirei o compressor e tentei colocar motor de sucção que fica externo mas não puxa nada de água, tenho solução ou terei que colocar o compressor novamente? A distância da caixa d’água é de 2 metros mesma altura do motor e mais 4 de altura.

    1. Bom dia, Carlos.
      Bomba de sucção puxa no máximo 6 metros, se estiver em boas condições.
      Podemos calcular uma bomba submersa ideal para você, para isso vou precisar das seguintes informações:
      – Quantos metros a bomba vai descer no poço?
      – Qual a distância da boca do poço até a caixa d’água?
      – Qual a altura da caixa d’água em relação à boca do poço?
      – Qual a tubulação utilizada?
      – Qual a vazão desejada?
      – Qual o diâmetro do poço?

      Aguardo seu retorno para que possamos calcular a bomba ideal.

  20. Boa Noite!!!
    A um mês fiz um poço de 36 metros o mesmo continua saindo uma areia bem fininha a bomba e de 1cv com 4200l/h.
    Já foi levantado e baixado a bom para ver se melhora mais em alguns momentos continua saindo areia bem fininha e água turva.
    Foi feita limpeza apos o termino do poço mas areia sempre saindo. Sera que ainda tem algum procedimento que para fazer.

    Obrigado…

    1. Bom dia,
      Nesse caso, o ideal é que o senhor verifique com uma empresa especializada em perfuração de poços ou com um geólogo, para analisar a questão da areia.
      Lembrando que, esta areia em contato com o equipamento, irá diminuir a vida útil da sua bomba.
      Qualquer dúvida estamos à disposição.

  21. bom dia ei abri um poço na minha fazenda com 80 metros quanto eu abri ele muita agua e agora ele ta cotando a agua sera se eu afunda ele mais ele vai da mais agua lo no meu terreno tem muito grotao fundo srra q isso n afenta a fundura do poço e a agua

    1. Boa tarde,
      Pode ser que perfurando mais o poço, encontre mais água.
      O ideal é verificar com um geólogo para que este possa fazer um estudo do terreno e indicar se é possível ou não perfurar mais o poço.
      Qualquer dúvida estamos à disposição.

  22. Bom dia, estou construindo minha casa e preciso furar um poço, só que eu não entendo muito sobre. Eu gostaria que me dissesse qual bomba mais apropriada para um poço de 20 m aproximadamente e uma casa de 2 andares.
    Obrigado

    1. Bom dia,
      Para indicar a bomba ideal, precisamos de mais algumas informações:
      – Quantos metros a bomba vai descer no poço?
      – Qual a distância da boca do poço até a caixa d’água?
      – Qual a altura da caixa d’água?
      – Qual a vazão desejada?
      – Qual a tubulação utilizada?

      Fico no aguardo das informações para que possamos calcular a bomba ideal.

  23. Bom dia, cavei um poço semi-artesiano, entretanto, só sai água por uns 5 minutos e para, como se o poço tivesse secado, desligo a bomba para não queimar, espero uns 5 minutos e depois ligo novamente e voltar a sair água por mais 5 minutos.
    Você poderia me ajudar numa possível causa/solução?

    1. Boa tarde,
      Provavelmente a sua bomba está super dimensionada, ela está dando uma vazão maior do que a que o poço oferece.
      Se preferir, podemos calcular a bomba ideal pro senhor, para isso, precisaremos das seguintes informações:
      – Quantos metros a bomba vai descer no poço?
      – Qual a distância da boca do poço até a caixa d’água?
      – Qual a altura da caixa d’água?
      – Qual a vazão do poço?
      – Qual a tubulação utilizada?
      – Qual o diâmetro do poço?

      Aguardo seu retorno.

    1. Bom dia, Clara.
      Você pode tentar furar um pouco mais o poço, pra ver se irá dar uma vazão maior, porém isso não é garantido.
      O melhor a se fazer, é verificar com um geólogo, para que este possa fazer um estudo correto do solo.
      Qualquer dúvida estamos à disposição.

  24. Ola td bem moro em um local montanhoso a 1270 de altitude é um local de muita agua apesar de ser montanha bem abaixo da minha casa tem uma nascente.mais eu nao queria usar energia pra trazer água tem até uma nascente temporaria que nasce bem acima da minha casa na cabicera da montanha porem dura apenas 5 meses queria fazer um poço artesiano acima de casa sera que é possivel por causa das rochas ele fura somente terra ou rocha tbm

    1. Boa tarde,
      O ideal é verificar com um geólogo, para que este possa fazer uma análise do solo e indicar se é possível ou não furar um poço no local.
      Qualquer dúvida estamos à disposição.

  25. Boa tarde!
    Possuo um poço artesiano. No entanto, não tenho interesse em usá-lo. Existe alguma empresa que aluga estes poços?

  26. Vamos fazer uma casa no cerro.. um lugar muito alto.. lá não tem nenhum poço de água, gostaria de saber se a gente furar um buraco vai dar água ou é só onde tem vertente?

    1. Boa tarde,
      O ideal neste caso, é verificar com um geólogo, para que este possa fazer um estudo do local e averiguar a possibilidade de água ou não.
      Qualquer dúvida estamos à disposição.

    1. Bom dia,
      Um geólogo poderá fazer um estudo do terreno e indicar a distância mínima necessária de um poço para o outro.
      Qualquer dúvida estamos à disposição.

  27. Olá, boa tarde!
    Estou fazendo um poço por conta própria, com o auxílio de corda, roldana e um tubo de ferro galvanizado de 3 polegadas. Já estou com 3,15m de profundidade.
    A região é muito carente de água encanada e minha casa é abastecida por uma cacimba que fica a uns 300m de distância e em um plano elevado, bem acima de minha residência.
    Acredito que o local deva ter água. Estou cavando e já passou a greda e agora está com greda misturada com areia. Posso seguir tentando?
    Como saber se estou perto da água?

    1. Bom dia, Marcos.
      Nesse caso, um geólogo poderá verificar corretamente e informar o senhor sobre o estado atual do terreno, indicando se pode continuar perfurando.
      Qualquer dúvida estamos à disposição.

  28. Boa noite.
    Minha mãe faz diálise 3 dias na semana e tem apresentado aumento de ferro e potássio nos seus exames. Por ela tomar água de poço artesiano esse aumento pode ser associado à água consumida?
    Se ela tomar água de filtro de barro será q pode ser melhor?

    1. Bom dia,
      O ideal é verificar com um geólogo para que este possa fazer um estudo da água do poço, para verificar se ela está em condições próprias para consumo.
      Qualquer dúvida estamos à disposição.

  29. Boa noite, tenho um poço semi artesiano de 100m de profundidade no qual produz1000l por hora, gostaria de saber se no caso de aprofundar mais este poço,se tem possibilidade desse poço parar de produzir agua, ou no pior das hipóteses ele vai continuar com a mesma vasão ( existe a possibilidade de diminuir a sua vasão) obs: dos 100m 70m esta furado na rocha. grata.

    1. Dayse, bom dia.
      O ideal é que um geólogo faça um estudo do terreno para verificar as condições atuais do poço.
      Qualquer dúvida estamos à disposição.

  30. Ola
    Tenho um poço semi artesiano em casa, e sempre quando chove começa a vir água suja.
    Isso é normal? Quais providencias deve tomar ?

    1. Boa tarde, Aline.
      O ideal é verificar tanto com um geólogo, quanto com a empresa que fez a perfuração do poço.
      O geólogo poderá realizar um estudo do terreno e dar um parecer confiável para você.
      Qualquer dúvida estamos à disposição.

  31. Moro numa rua que é um morro alto, há 1 ano nenhuma das casas é abastecida com agua, nas 3 últimas casas, as mais altas, tem poço artesiano e encontraram água a 11m. Minha pergunta é: temos 16 casas na rua, todas podemos furar poço?

    1. Débora,
      Além de seguir as regras sobre a distância mínima entre os poços na sua região, o ideal é que um geólogo faça o estudo do terreno, para verificar as condições e indicar se é possível ou não que todos façam poços artesianos.
      Qualquer dúvida estamos à disposição.

  32. Tenho um poço artesiano com 20m ha 5 anos….mas está chovendo muito e a água está suja e fedendo de lama..
    Creio que a agua da chuva está sujando a agua do poço .
    Há essa possibilidade.?

    1. Katyane, bom dia.
      O ideal é que você verifique com um geólogo, para que ele possa fazer um estudo do terreno, além de realizar uma verificação da água, para saber se ela está imprópria para o consumo.
      Qualquer dúvida estamos à disposição.

  33. Boa tarde! Meu irmão tem um poço recém furado no terreno dele, há uns 2 meses e tem cerca de 100mts de profundidade.

    Há dois dias ele começou a subir água sozinho, vazando água pelo terreno. Seria isto causada pelo excesso de chuvas na região? Vocês teriam alguma sugestão?
    Obrigado

    1. Boa tarde!
      Sim, pode ter a ver com o excesso de chuvas, porém, para ter certeza, o ideal é que um geólogo faça um estudo correto do terreno.
      Qualquer dúvida estamos à disposição.

  34. Boa noite, sou do RJ e pode me dar um orçamento p/ construir poço na cidade de Maricá ? Quais são as licenças, vcs mesmos analisam a água ? Outro pergunta é sobre a posição do terreno ,já que se situa a +ou- 20 mts do nível do mar e se for perfurar sobre rocha o valor aumenta & se o valor é por metro ?

    1. Bom dia, Fabiano.
      Nós não trabalhamos com a perfuração de poços.
      Trabalhamos apenas com vendas de bombas submersas.
      Sobre as questões do terreno, uma empresa especializada ou um geólogo poderão fazer um estudo correto para indicar se o terreno é adequado ou não.
      Qualquer dúvida estamos à disposição.

  35. Tenho um pergunta ;em um plato, em lugar mais alto do terreno(um monte), de uma região rica em nascentes (832mts nivel do mar) tem possibilidades de encontrar aguá com um poço de cacimba(caipira, amazonas) ?

    1. Boa tarde,
      O ideal é que um geólogo faça um estudo correto do terreno, para indicar se há a possibilidade de encontrar água.
      Qualquer dúvida estamos à disposição.

  36. Bom Dia !
    Estou reconstruindo um poço onde já existia um anteriormente e havia secado e o rapaz que está fazendo o serviço a principio falou que iria deixá-lo com 5 a 6 metros após atingir o lençol e para minha surpresa o mesmo está querendo finalizá-lo em torno de 3 metros.
    Qual é a profundidade ideal para deixar após atingir o lençol e não correr o risco de secar novamente ?

    1. Boa tarde, Márcio.
      Nesse caso, o ideal é que um geólogo faça uma análise do terreno para uma resposta precisa.
      Qualquer dúvida estamos à disposição.

    1. Bom dia, Hugo.
      As duas marcas são equivalentes no quesito de qualidade.
      Qualquer dúvida estamos à disposição.

  37. Muito bom o artigo se me permitem uma observação, a portaria que Dispõe sobre os procedimentos de controle e de vigilância da qualidade da água para consumo humano e seu padrão de potabilidade é a PORTARIA Nº 2.914, DE 12 DE DEZEMBRO DE 2011 DO MINISTÉRIO DA SAÚDE, não mais a Portaria MS nº 1.469, de 29 de dezembro de 2000.

  38. Meu poço artesiano deu água com 220 metros,tendo uma vazão de 70000 mil litros por hora,instalei uma bomba q bombeasse 5mil litros por hora.O mesmo foi fundado na rocha,o terreno é cheio de pedras,a água é cristalina,porém está com um gosto estranho,seria falta de deixar a água vazar,porq niguem mora lá?Obrigada.

    1. Bom dia, Lúcia.
      Nesse caso, é importante que se faça uma análise da água, para indicar se é própria ou imprópria para o consumo.
      Qualquer dúvida estamos à disposição.

  39. Boa tarde
    Meu vizinho está fazendo um poço artesiano
    Existe algum risco de secar os poços caipira que existe aqui no bairro?

    1. Boa tarde, Adaiana.
      O ideal é que um geólogo faça um estudo do terreno, para indicar se há a possibilidade ou não de secar os poços próximos.
      Qualquer dúvida estamos à disposição.

  40. Olá, para um poço semi artesiano com profundidade em torno de 20 metros pode ser usado tubo branco de 100 mm?

    1. Bom dia, Regina.
      O “tubo branco” se refere ao tubo de esgoto, convencional?
      O aconselhado é utilizar tubo geomecânico.
      O tubo de esgoto, com o tempo sofre deformação e pode ser que tenha problemas até para retirar a bomba, futuramente.
      Qualquer dúvida estamos à disposição.

    1. Fernando,
      Nesse caso é indicado que um geólogo faça o estudo do terreno para indicar se é possível ou não a perfuração do poço.
      Atenciosamente.

    1. Bom dia,
      Indicamos o Motomil CMV 10 PL, no valor de R$2.269,00 com frete incluso.
      Tendo interesse, encaminho o link para realizar o pedido.

  41. Olá! Há 8 meses mandamos cavar um poço, e o meu terreno tem muita baixada e é próximo de muitos igarapés. A bomba é submersa e o poço tem 27 metros, mas com 12 metros ele já deu na água. Mas até agora a água não limpou, ela ta meio amarela e com gosto de ferrugem.
    Costumamos limpar a caixa uma vez por mês, e sempre que abrimos a caixa ela ta com muito ferrugem no fundo. O que pode ser?

    1. Bom dia, Luciene.
      É necessário que um geólogo faça um estudo do terreno para verificar e indicar o motivo pelo qual a água está dessa forma.
      Atenciosamente.

  42. Tenho um poco semi-artesiano de 72m que a água quando acumulado em grande quantidade percebe-se uma coloração azul… isso é normal? Só percebo quando encho a banheira que tem funco banco… no copo, jarra, fica incolor.

    1. Bom dia,
      É necessário realizar um teste da água, verificar PH, alcalinidade, etc.
      O ideal é realizar a análise, até para verificar se está própria para consumo.

      1. Bom dia,
        É necessário realizar um teste da água, verificar PH, alcalinidade, etc.
        O ideal é realizar a análise, até para verificar se está própria para consumo.

  43. Outra dúvida:
    Vizinhos dizem que se colocar filtro entre o poço e a caixa dágua pode queimar a bomba, mas o fabricante fala que não… que pode acontecer de a bomba quebrar o filtro caso o mesmo não tenha vazão suficiente.

    1. Ricardo,
      O fabricante está correto.
      O que pode acontecer é quebrar o filtro, caso não tenha vazão suficiente.
      Qualquer dúvida estamos à disposição.

  44. Amigo boa noite, tenho espaço para fazer tanto poço caipira e o semi artesiano, qual o mesmo me orienta a fazer… E gostaria de saber qual a metragem ideal dos dois… obrigado

    1. Boa tarde, Ricardo.
      Nosso técnico indica o poço semi artesiano.
      Sobre a metragem, indicamos o diâmetro de no mínimo 100mm, quanto à profundidade, seria até onde der água com a vazão desejada.
      Qualquer dúvida estamos à disposição.

  45. Tenho um poço com perfuração de 100 metros mas a agua e estranha parece que entope os buraquinhos do meu chuveiro quando fica em um jarro de inox da pra ver que forma no fundo como se fosse bicarbonato oque devo fazer? Poço e novinho

    1. Bom dia, Sueli.
      É importante realizar um teste para análise da água.
      Qualquer dúvida estamos à disposição.

  46. Boa tarde e abri um poço com 72 metros pegou água com 64 e com 70 metrô ou operador falou que pegou caverna e com 72 metros não tava jogando água,é quando subiu a barra com 68 metros jg água oq pd ser

    1. Boa tarde,
      O ideal é que um geólogo faça o estudo correto do terreno, para indicar a possibilidade de água.
      Qualquer dúvida estamos à disposição.

  47. bom dia chamo carlos
    fiz um poco artesiano de 250metro , porem a sabesp falou que nao posso pedi o desligamento do resgitro ,
    a sabesp sugeriu para usar o minimo e complentar com o poço,, gostaria de saber ate quanto de metro cubico posso usar a agua do poço sem ter que fazer laudo para convisa

    1. Carlos,
      Infelizmente nós não temos este tipo de informação, o ideal nesse caso seria verificar direto com a Convisa.
      Qualquer dúvida estamos à disposição.

  48. Bom dia!
    Tenho um poço semi artesiano com 28 metros de profundidade em uma chácara que uso no fim de semana. O que preciso fazer para legalizar e ter outorga de como uso insignificante.

    1. Boa tarde,
      A outorga pode ser solicitada no IGAM (em Minas Gerais) ou no ANA (Agência Nacional das Águas).
      Qualquer dúvida estamos à disposição.

  49. DESEJO SABER SOBRE A EVASÃO DA AGUA NOS POÇOS ARTESIANOS, QUAL A MELHOR QUANTIDADE EXPELIDA POR SEGUNDOS. POR EXEMPLO PARA UMA POPULAÇAO DE 1.500 PESSOAS.

  50. Boa tarde, tenho poço de 68 metros de profundidade com vazão de 1500l/h. O nivel da agua esta a 18m e a distancia da boca do poço instalado até o reservatório é de 20m. O tubo edutor de 1. 1/2′ e a largura do encamisamento do poço é de 6 polegadas. A bomba Sub 15-10ny 4 e 8 1cv monofasico é ideal para mim? Obrigada

    1. Boa tarde Paraiso das bombas, a altura do reservatorio vai ser no mesmo nivel da boca do poço que é 1 metro e distancia da boca do cano do poco é 20 metros. Obrigado

  51. Bom dia
    Tenho um poço semi artesiano
    E ainda não foi usado.
    A primeira vez que ligamos o compressor saiu uma água muito barrenta.
    Quanto tempo leva para essa água ficar limpa?

    1. Boa tarde,
      O ideal é que um geólogo faça um estudo do terreno, neste caso.
      Qualquer dúvida estamos à disposição.

  52. Boa tarde!

    A construção de poços artesianos pode ser feita em regiões próximas de nascentes de água?
    Se não – qual a distância a ser respeitada?
    Essa indagação foi devido a termos na fazenda um poço artesiano q foi construído para o abastecimento da casa sede. E temos observado q após sua instalação as nascentes de areas próximas estão diminuindo, mesmo sendo preservadas as suas margems( cercadas em um raio de 50 metros)
    Obrigada e aguado a resposta!

    1. Boa tarde, Simony.
      O ideal é que um geólogo faça um estudo do terreno, já que neste caso, irá depender das questões do solo da região onde o poço foi construído.
      Qualquer dúvida estamos à disposição.

  53. Bom dia a emenda (luva) do cano de 25 se soltou e um pedaço do cano ficou dentro do poço semi artesiano, como faço para resgatar essa pedaço que ficou dentro do poço? alguém já possou por essa situação?

    1. Bom dia, Marcelo.
      O que o senhor pode tentar fazer, é limpar o poço.
      Segundo o nosso engenheiro técnico, como a bomba possui uma proteção (uma tela), ela não irá sugar esse cano.
      Qualquer dúvida estamos à disposição.

    1. Bom dia, Heliana.
      O ideal é que um geólogo verifique as condições do terreno e indique a distância correta para construção do poço na região.
      Qualquer dúvida estamos à disposição.

  54. Bom dia!
    Desculpa a intromissão porque nem sei se cabe aqui esta pergunta, mas estamos construindo uma cisterna que ficará enterrada, com capacitade para 5000 litros.
    entretanto, o buraco que foi aberto pela escavadeira esta minando um pouco de água.
    Gostaria de saber se é normal, ou se isso vai comprometer a construção da base de concreto e paredes de tijolos (em blocos) que também será revestida de concreto.

    –Luciana Silva

    1. Luciana, boa tarde!
      O ideal nesse caso é que um geólogo faça o estudo do terreno, para garantir que não haverá comprometimento da construção.
      Qualquer dúvida estamos à disposição.

  55. Buenas!! Sou o Andre e moro em gravatai Rs!! Gistaria de fazer uma pergunta?Meu poço foi perfurado em 2001 e a vazao dele é. 1000 litros em 45 minutos! !! Nunca aconteceu isso que acontendo??? Este inverno ao ligar o compressor começa a estorar água no encamizamento mas é apenas por instantes e ja para !!! O pode ser????????

    1. André,
      Nós não indicamos o uso de compressores para retirada de água em poços, por ser um produto de certa forma, arcaico para esta função.
      Podemos indicar a bomba submersa ideal para o senhor, iremos precisar das seguintes informações:
      – Quantos metros a bomba vai descer no poço?
      – Qual a distância da boca do poço até a caixa d’água?
      – Qual a altura da boca do poço até a caixa d’água?
      – Qual a tubulação utilizada?
      Fico no aguardo!

    1. Boa tarde, Ana.
      Pode ser que a bomba esteja mal dimensionada.
      Para indicarmos a bomba ideal, precisamos das seguintes informações:
      – Quantos metros a bomba vai descer no poço?
      – Qual a distância da boca do poço até a caixa d’água?
      – Qual a altura da caixa d’água?
      – Qual a tubulação utilizada?
      – Qual a vazão desejada?
      Aguardo seu retorno.

  56. Fiz um poço artesiano em minha propriedade, mas deu um tipo de “capa Rosa” na água, o que fazer para sanar esse problema, a água fica com uma espécie de óleo e um cheiro diferente

    1. Glaubbersson,
      Nesse caso, o ideal é que um geólogo faça um estudo do terreno para avaliar as condições.
      Além disso, é recomendado levar a água para análise em laboratório.
      Demais dúvidas, estamos à disposição.

  57. Ótimas informações, de dúvidas que são realmente pertinentes,
    Tenho um poço de uso insignificante e pretendo solicitar uso e outorga, sabe qual valor é cobrado pela água consumida?

    Obrigado,

    1. Bom dia, Fagner.
      Isso varia de região para região.
      Para a outorga, a companhia de saneamento básico (no caso de Minas Gerais, a COPASA), irá verificar o solo, a proximidade com outros poços (a fim de não comprometer o lençol freático) e irá liberar ou não.
      Sobre a cobrança, geralmente é feita apenas do esgoto (se houver esgoto na região).
      Demais dúvidas, estamos à disposição.

  58. Tenho um poço semi artesiano de 100 metros. A vazão medida é de 18000litros/hora, mas coloquei uma bomba para 3000, embora a vazão esteja entre 4000 e 4200. Inicia jogando água limpa, depois de um ou dois minutos joga uma água com areia durante um ou dois minutos, depois solta agua limpa direto. O que pode ser essa areia que sai durante esse tempo?

        1. Boa tarde,
          Nesse caso, a bomba está muito próxima do fundo do poço, será necessário subir ela um pouco mais.
          Se continuar desse jeito, irá danificar a bomba.
          Qualquer dúvida estamos à disposição.

    1. Bom dia, Vinícius.
      O custo irá depender da profundidade, do terreno, da região e de qual empresa irá construir o poço.
      Cerca de 90% dos poços artesianos localizados em Minas Gerais têm em média 100 metros de profundidade, e o gasto médio para construir um poço artesiano com essa característica é de R$ 30 mil.
      Qualquer dúvida estamos à disposição.

  59. Boa noite meu poço tem 42 metros de profundidade a água muito limpa so que quando encho a caixa d’água fica o pouco de um material como se fosse sal mas não É salgado não se poderem me ajudar fico agradecido

    1. Irinaldo,
      Nesse caso o ideal é levar a água para análise em laboratório, além de solicitar que um geólogo faça um estudo do terreno, para verificar as condições.
      Qualquer dúvida estamos à disposição.

    1. Boa tarde.
      Irá depender do modelo e marca, mas de modo geral, em média 10 anos.
      Qualquer dúvida estamos à disposição.

  60. Desejo furar um poço tubular de 40-45 metros de profundidade fora da cidade (sítio) onde moro. É necessário autorização dos órgãos competentes para isso?

    1. Boa tarde,

      Sim, é sempre necessário verificar o órgão responsável na região e legislação aplicada.

      Qualquer dúvida estamos à disposição.

  61. Sres. Preciso saber de um poços semi artesiano de 100mm de diâmetro por 18 Metros de profundidade tem capacidade de produzir 5.000Lts por hora? Alguém tem experiência para me orientar?

    1. Boa tarde.

      Nesse caso a empresa que perfurou irá informar a vazão do poço.

      Qualquer dúvida estamos à disposição.

    1. Boa tarde.
      O ideal é que a empresa que irá construir o poço, faça um estudo e indique a melhor opção.
      Qualquer dúvida estamos à disposição.

  62. Olá bom dia, tenho um poço artesiano de 32 metros de profundidade, a água está subindo sem pressão nenhuma na saída da bomba só poço e está batendo 50, 52,55 de pressão, será q isso pode influir na pressão da saída da água do poço? Ou ele pode está secando? Poço artesiano pode secar? Perdoe me tantas dúvidas… a falta de chuva tbm pode influenciar em algo? No aguardo obrigado

    1. Bom dia,

      Sim, o poço pode secar e a falta de chuva também pode influenciar nisso.

      O ideal é que um geólogo faça um estudo para verificar as condições do terreno.

      Qualquer dúvida estamos à disposição.

  63. Bom Dia, Gostaria de uma informação, tem um poço com 30mts de profundidade e com um nível de 9 mts. Isto e normal em um poço com 30 mts?

    1. Bom dia,

      Nesse caso o ideal é que um geólogo faça um estudo para verificar as condições do terreno.

      Qualquer dúvida estamos à disposição.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *