Conheça os benefícios da piscina para a saúde

As piscinas são ótimos ambientes para o lazer e, mais que isso, para a prática de atividades físicas. Além de ser uma boa opção de mergulho para os dias quentes e de relaxamento no fim do dia — após um cansativo período trabalhando —, as piscinas também podem ser usadas a favor da sua saúde.

Os brasileiros já perceberam os benefícios da piscina e como ela pode elevar a qualidade de vida. Prova disso são os dados da Associação Nacional dos Fabricantes e Construção de Piscinas e Produtos Afins (Anapp) que mostram que o Brasil é o segundo melhor mercado de piscinas do mundo — perdendo apenas para os Estados Unidos —, com mais de 2 milhões instaladas no país. Além disso, segundo a Anapp, em torno de 70 mil piscinas são construídas no Brasil todo ano.

Para entender melhor os principais benefícios da piscina e como ela pode contribuir para a sua saúde física e a mental, continue acompanhando o nosso post.

6 benefícios para a saúde com o uso de piscina

Boa atividade aeróbica

Ter uma piscina em casa é sinônimo de saúde. Isso porque as atividades realizadas dentro d’água são ideais para quem precisa aumentar a resistência aeróbica. Considerando que a água tem 12 vezes mais resistência que o ar, praticar atividades físicas na piscina favorece o fortalecimento muscular, a queima de calorias e a perda de peso.

Saúde física  

Dentro da piscina, é possível fazer atividades positivas para a saúde física. A natação é considerada um dos esportes mais completos, já que todos os grupos musculares são ativados, o que ajuda a fortalecer as articulações. É ainda uma excelente atividade para melhorar a saúde cardiovascular, reduzindo inclusive o risco de Acidente Vascular Cerebral (AVC).

Pra quem gosta de praticar corrida, ter uma piscina em casa também pode ser muito vantajoso. Isso porque o deep running — treinamento complementar da corrida — pode ser praticado dentro d’água. É uma prática interessante para quem quer vencer a resistência da água e também para corredores em recuperação, após alguma lesão.

A hidroginástica começou a ser praticada no Brasil na década de 1980 e, desde então, vem ganhando força. A modalidade de ginástica aquática dá mais resistência aos movimentos, torna os exercícios mais eficazes e é indicada para os que precisam de se exercitar com menos impacto, além de ser uma ótima opção para quem tem problemas na coluna.

Ideal para quem tem pressão alta

Natação e caminhada dentro d’água estão entre os principais exercícios físicos indicados para ajudar a controlar a pressão arterial. Atividades muito intensas que impedem as pessoas de controlar a respiração devem ser evitadas e, portanto, a prática de exercícios na piscina é ideal para os hipertensos. Considerando que um em cada quatro brasileiros é hipertenso, a piscina é um ótimo aliado no combate a essa estatística.

Relaxamento

Dentre os benefícios da piscina está também o relaxamento. Poucos minutos dentro da piscina pode ajudar no alcance do bem-estar, na diminuição do estresse e da tensão diários e na renovação da energia.

A recuperação do cansaço rotineiro é bem evidente para quem tem uma piscina em casa e pode desfrutar de um momento focado apenas no próprio descanso. A água tem ainda propriedades terapêuticas, que contribuem para a redução das tensões físicas, além das mentais.

É possível ainda agregar a hidromassagem à sua piscina, o que também ajuda no relaxamento dos músculos, contribuindo ainda mais para o descanso.

Melhora do metabolismo e da respiração

A maior resistência da água aliada ao alto gasto de energia ajuda na queima de calorias e no consequente aumento da massa muscular, o que acaba por acelerar o metabolismo. Dentre os benefícios da piscina para a prática de esportes está a maior queima de calorias, inclusive depois que a pessoa já saiu da água.

Os exercícios realizados na piscina também ajudam a melhorar o sistema respiratório. São atividades que normalmente ajudam no fortalecimento dos músculos pulmonares, contribuem para aumentar a capacidade de controle do ar e minimizam a irritação das vias respiratórias, devido a umidade do ambiente.

Atividade social

Ter uma piscina em casa estimula ainda o convívio social. Receber familiares e amigos em casa vai ficar ainda mais agradável, já que todos — independente da idade — poderão aproveitar esse espaço de lazer. Vale lembrar que não há limitações para crianças e idosos frequentarem a piscina, desde que sejam tomados os devidos cuidados com a segurança dos mesmos. A presença de boias e uma escada são essenciais para que eles também curtam o momento de forma tranquila.

Por que ter uma piscina em casa?

Ter uma piscina em casa é garantia de saúde em grande parte do ano. Além disso ela é uma aliada para recuperar da tensão cotidiana e aumentar os momentos prazerosos da vida. Dentre os benefícios da piscina em casa estão a possibilidade de manter o corpo em boa forma forma, bem como a saúde geral, e ainda ter um refúgio para se libertar dos problemas e das preocupações.

Uma pesquisa de uma construtora brasileira revela que a piscina é o item mais desejado dos brasileiros para se ter em casa. São pessoas em busca de um estilo de vida com mais qualidade, de divertimento, prazer e leveza.

Depois da piscina, a opção de lazer mais almejada pelos que moram no nosso país é a churrasqueira. Considerando ainda que estamos em um país com altas temperaturas na maior parte do ano, a piscina é realmente uma aquisição que pode tornar os dias bem mais agradáveis e saudáveis.

Se você quer ter uma piscina em casa, mas ainda tem dúvidas sobre o custo, a instalação, a manutenção, a melhor motobomba para o seu projeto e outros tantos cuidados, assine a newsletter da Paraíso das Bombas e receba mais informações que vão ajudar a elucidar suas ideias sobre o assunto. Dessa forma, você poderá ter uma piscina em casa ainda mais personalizada e exclusiva, de acordo com as suas reais necessidades e demandas e o mais próximo da sua realidade. 




Comments (2)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *