Bombas para aquário: como escolher as melhores para a sua casa?

Os aquários surgiram com o objetivo de conservar os peixes. A ideia de mantê-los represados em tanques talvez tenha origem na China. De acordo com a Associação Brasileira de Aquariofilia (Abraqua), esse método era usado pelos chineses para salvar os animais em épocas de grandes tempestades e também para a reprodução de algumas espécies, como as carpas em 2000 A.C.

Para alguns estudiosos, o pai da aquariofilia seria o chinês Chang Chi en Tse, que em 1596 escreveu um manual prático sobre uma espécie conhecida como peixes japoneses. Além dele, outro nome importante da aquariofilia é o de Willian Thorton Innes, considerado o maior aquariólogo do mundo, pioneiro nas investigações sobre os peixes ornamentais.

Estes são peixes selecionados pela beleza e pela exuberância das suas cores também conta a favor deles a facilidade de manutenção em cativeiro. Assim, ao longo do tempo, os aquários também ganharam outras funções como a de decorar e de harmonizar ambientes, além de aproximar o homem da natureza, principalmente os que vivem nas metrópoles.

Dessa forma, se você deseja hospedar peixes na sua casa, acompanhe o nosso post de hoje! Ele ajudará na escolha das melhores bombas para garantir o bom funcionamento do seu aquário.

Boa leitura!

O que saber sobre a bomba para aquário

A função da bomba de aquário é oxigenar e filtrar a água armazenada no recipiente, com o objetivo de limpar e renovar o líquido. O filtro consiste em um trabalho cíclico e repetitivo, que é determinante para o perfeito desempenho do seu aquário.

Considerando que a natureza se renova a todo instante, um sistema sem a filtragem adequada pode transformar o seu aquário em um ambiente tóxico, prejudicando as vidas que nele se encontram.

É a filtragem que garante a água limpa, inodora e de qualidade para o habitat de peixes e plantas. Sendo assim, é de extrema importância escolher uma bomba de uma marca de confiança no mercado e investir em um sistema de filtragem para o seu aquário que seja eficiente.

Afinal, as maiores causas de doenças e mortes de peixes são decorrentes da falta de cuidado com os aquários e do comprometimento da qualidade da água. Vale lembrar que existem 3 tipos de filtragem e o sucesso das mesmas dependerá da escolha certa da motobomba que vai atuar dentro do aquário.

São elas:

Filtragem mecânica

Esse tipo de filtragem envolve a retenção das partículas orgânicas e inorgânicas suspensas na água. Normalmente, a filtragem mecânica deve ser a primeira etapa do filtro, já que ela é capaz de liberar a água mais pura para os próximos processos de filtragem.

Filtragem biológica

A filtragem biológica é realizada pelas bactérias que usam o oxigênio para decomposição de matéria orgânica. Elas precisam atuar de forma permanente para garantir o equilíbrio do aquário e dependem da ajuda do filtro instalado no recipiente. Embora aconteça de forma lenta, essa filtragem é vital para o aquário.

Filtragem química

O objetivo dessa filtragem é eliminar as substâncias moleculares, coisa que a filtragem mecânica não é capaz de fazer. Ela é feita pelo carbono ativado, ou seja, pelo carvão ou por resinas deionizadoras que retiram gases e odores da água armazenada no recipiente.

Vale destacar que a filtragem química deve ser temporariamente suspensa quando for administrado qualquer outro medicamento no aquário.  

Como escolher a bomba certa para o seu aquário

É preciso ter em mente que a bomba ideal para o seu aquário deve ser potente, ou seja, capaz de produzir uma intensa movimentação da água, viabilizando todos os processos de filtragem citados anteriormente.

Além disso, a bomba para aquário deve ser silenciosa, versátil, compacta e possuir componentes elétricos imersos para evitar os choques elétricos. Antes de escolher a bomba certa para o seu projeto, é importante entender que a decisão pelo equipamento está diretamente relacionada ao tamanho do aquário.

Portanto, é preciso calcular a litragem do aquário em metros cúbicos — altura, largura, comprimento e profundidade —, estimar a quantidade de peixes que o reservatório pode comportar e ainda avaliar as características do chafariz — principalmente a capacidade de jorrar água.

Outra dica importante é considerar que o volume do filtro está diretamente relacionado à potência da bomba. Sendo assim, o ideal é que o volume do filtro seja de 2 a 4% o volume do aquário — podendo ser um pouco superior, em alguns casos — e a potência da bomba deve passar o equivalente a 3 vezes o volume do filtro por minuto.

Esses dados auxiliarão no cálculo do desempenho real da potência da bomba do seu aquário, ressaltando que este deve ser feito com o filtro vazio. Para se ter uma noção desse cálculo de desempenho, uma bomba submersa Sarlo Better 300-S300, por exemplo, tem a capacidade de bombear 300 litros de água por hora em um aquário.

O Grupo Sarlo atua no mercado brasileiro desde 1989 e conta com uma diversificada linha de bombas, filtros, aquecedores e outros produtos relacionados à análise e ao tratamento de água em aquários.

Bem reconhecida no mercado nacional, a marca é a única do país que oferece dois anos de garantia nos produtos. É importante lembrar, no entanto, que essa durabilidade média é assegurada, desde que o usuário aplique a motobomba ao aquário na tensão adequada.

Preferência por peixes ornamentais

Há quem diga que ter um aquário em casa ajuda a reduzir o stress. Considerando o ritmo de vida acelerado que as pessoas levam na maior parte das grandes cidades, não é de se espantar que os peixes estejam em segundo lugar na preferência dos brasileiros por um animal de estimação, perdendo apenas para os cachorros.

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgados em maio deste ano mostram os lares brasileiros possuem 18 milhões de peixes.

E então, o que achou das nossas dicas para escolher as melhores bombas para aquário? Se você ainda tem dúvidas a respeito da motobomba mais indicada para o projeto da sua casa, acesse mais informações sobre o assunto no site da Paraíso das Bombas ou entre em contato com os nossos especialistas.




Comments (31)

  1. Tou construindo um aquário 1000 litros gostaria de saber que tipo de bomba e filtro devo usar, desde já agradeço se poder me responder

  2. Tenho um aquário de 200 litros com bomba subimessa mas tenho um problema tenho que sempre presta atenção para a água não descer de mais e nem subir para não queimar a bomba o que de o fazer não tenho tempo para isso existe alguma bomba para fazer esta função sem que eu precise mexer toda hora

    1. Bom dia, João.
      Infelizmente não temos um produto que atenda as suas necessidades.
      Qualquer dúvida estamos à disposição.

  3. Tenho um aquário de 400 litros e preciso de uma bomba pra ele, queria uma bomba que saísse bastante bolhinha de ar, qual voces indicam?

  4. Comprei um aquário de 100 litros mas vi na postagem que a potência da bomba deve passar o equivalente a 3 vezes o volume do filtro por minuto.
    Então preciso de uma bomba de 100 ou 300 litros? Fiquei confuso…

    1. Bom dia,
      Por favor, qual será a utilização/finalidade?
      Precisamos que seja algo mais específico, para que possamos indicar os produtos corretos.
      Aguardo seu retorno.

  5. Boa noite, estou construindo um pequeno lago em casa, 4 metros de comprimento por 2,6 de largura e 70 cm de profundidade, gostaria de uma bomba para levar a água até uma cascata,( em torno de 1,5 metros de altura ) para simplesmente oxigenar a água( movimentar ) gostaria de saber qual bomba utilizar .

    1. Bom dia,
      Por gentileza:
      – Qual a altura de sucção?
      – Qual a distância?
      – Qual a tubulação utilizada?
      Aguardo seu retorno.

    1. Boa tarde,
      A bomba Sarlo 520 irá proporcionar 520L/h, segue o link: https://www.paraisodasbombas.com.br/bombas/aquario-cascata/bomba-para-aquario-cascata-sarlo-s-520
      Caso prefira, a bomba Sarlo 160 irá proporcionar 160L/h, segue o link: https://www.paraisodasbombas.com.br/bombas/aquario-cascata/bomba-para-aquario-cascata-sarlo-s-160
      Infelizmente não trabalhamos com o filtro para este tipo de aplicação.
      Qualquer dúvida estamos à disposição.

  6. Boa tarde me chamo wiilian,tenho um poço de alvenaria de1.50 Lag, por 3.30 comp, por 0.90alt. gostaria de uma dica de bomba que sirva para recalque no samp, uma altura aproximada de 1.80 onde vai passar por um filtro UV. desde ja agradeço

    1. Boa tarde,
      Precisamos das seguintes informações:
      – Qual a altura de sucção?
      – Qual a distância?
      – Qual a tubulação utilizada?
      – Qual a vazão?
      Aguardo seu retorno!

  7. Boa noite! vou montar um aquaterrario novo para minha tartaruga. Atualmente eu tenho um aquário de 40 litros e um filtro externo. Esse novo aquário terá Aprox. 150 litros. Minha dúvida é se posso colocar mais um filtro além do externo e qual seria o modelo. Pois ela suja muito a água e mexe no filtro.

    1. Bom dia, Juliana!
      Infelizmente não trabalhamos com filtro para este tipo de aplicação.
      Demais dúvidas, estamos à disposição.

  8. Ola, boa tarde!
    Montei um aquário de 110 litros com sump lateral, as medidas do sump ficou 15x30x40 , que bomba de recalque me indicaria ? Obrigado! Total do Aqua 95x30x40.

    1. Boa tarde.
      Infelizmente não trabalhamos com filtro para aquário.
      Qualquer dúvida estamos à disposição.

    1. Bom dia.
      Por gentileza:
      – Qual a altura de sucção?
      – Qual a distância até o reservatório?
      – Qual a altura do reservatório?
      – Qual tubulação utilizada?
      Fico no aguardo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *