Press "Enter" to skip to content

Poço Artesiano: conheça a bomba para poço de 3 polegadas

Paraíso das Bombas 24

As bombas de 3 polegadas são indicadas para o uso em poços semiartesianos. Mas a que se deve a especificidade desses equipamentos para o uso nesse tipo de poço?

Bem, um poço semiartesiano é um poço não tão profundo, em que a água não pode ser jorrada de forma independente e portanto é indispensável uma motobomba para bombear o poço, com o intuito de garantir determinado volume de água.

Além disso, os poços semiartesianos com um diâmetro de 3 polegadas ou 75 milímetros exigem as bombas de 3 polegadas. Esse diâmetro é um pouco menor que o dos poços convencionais, bem como a profundidade.

Mas, o trabalho a ser realizado pela motobomba — de elevar a água até a superfície — não é tão simples quanto parece. Sendo assim, antes de comprar uma bomba de 3 polegadas, é preciso se certificar das características do poço semiartesiano, como a altura de elevação, a necessidade de pressão e a vazão desejada, o nível dinâmico e o estático do poço, além dos desvios e conexões usados na tubulação durante a elevação. Esses fatores podem exigir e determinar maior ou menor esforço da bomba.

Para conhecer melhor uma bomba de 3 polegadas e entender porque ela pode ser a mais adequada para o seu poço artesiano, siga o nosso post.

Bombas hidráulicas: submersas de 3 polegadas

As bombas hidráulicas surgiram há mais de 10.000 anos e os primeiros registros de quaisquer dispositivos capazes de elevar ou pressionar a água foram nessa época, quando surgiu o uso desses equipamentos na agricultura. As bombas hidráulicas foram utilizadas inicialmente na irrigação e mais tarde no transporte e no abastecimento de água.

Em torno de 1500 a.C. surgiu a primeira máquina de elevação de água, a picota. Em seguida, apareceu o sarilho, que é empregado até hoje no abastecimento de água e era usado para elevar um balde, a nora e a roda persa. Com o objetivo de bombear e pressurizar águas subterrâneas, a primeira bomba submersível de esgotos data de 1956 e foi lançada pela Flygt.

Para a necessidade de explotação da água, podem ser usadas três tipos de bombas hidráulicas: a submersa, a centrífuga e a injetora. A partir dos dados característicos do poço artesiano, é possível calcular o modelo e tamanho ideal entre os vários fabricantes do mercado.

A estrutura do poço artesiano ou semiartesiano é formada basicamente pelo espaço que abrigar o equipamento de bombeamento e o conduto vertical, que será capaz de encaminhar a água do aquífero até a motobomba.

As bombas submersas são muito usadas nos poços artesianos e semiartesianos. E como o próprio nome diz, elas são instaladas dentro dos poços e funcionam abaixo do nível da água, ou seja, de forma submergida. Essas bombas normalmente possuem 3 ou 4 polegadas e operam em meio ao composto líquido, que será bombeado.

Além da variação de tamanhos, as bombas submersas também possuem diferentes velocidades e várias dosagens de bombeamento.

Características da bomba de 3 polegadas

As bombas de 3 polegadas costumam jorrar um volume de água menor que as bombas convencionais de 4 polegadas. Elas realizam um bombeamento menos intenso que as demais, e portanto, são mais recomendadas para os poços semiartesianos — ou seja — aqueles que não apresentam grande volume de água a ser bombeada.  

As bombas de 3 polegadas também são as mais indicadas para os poços semiartesianos, que possuem as medidas abaixo do padrão. São poços construídos com um tubo de revestimento de cerca de 75 milímetros ou 3 polegadas não comportando a instalação de uma bomba de 4 polegadas.

Elas também são mais leves e menores que as demais bombas, possuem um preço acessível no mercado e não podem ser usadas para o bombeamento de sólidos — como areia e cascalho —, sendo recomendado o bombeamento apenas da água pura.

 

Tudo que você precisa saber para escolher a bomba certa

 

Funcionamento da bomba de 3 polegadas

As bombas submersas de 3 polegadas costumam apresentar melhores resultados em poços semiartesianos, pois os equipamentos dessas marcas já possuem o sensor de nível, que impede o funcionamento da bomba de 3 polegadas sem água.

Portanto, sempre que o volume da água do poço artesiano abaixa, o sensor faz com que a bomba d’água seja desligada automaticamente. Essa funcionalidade evita que a bomba trabalhe sem o composto líquido, o que pode comprometer seu funcionamento ou até mesmo estragá-la de forma definitiva.

Melhores marcas do mercado

Entre as bombas de 3 polegadas disponíveis no mercado, as melhores são as das marcas Dancor, Claw e a MS Bombas. A Dancor está no mercado brasileiro desde 1946 e seus produtos têm grande aceitação no mercado devido aos avanços tecnológicos e a qualidade da fabricação. A marca inclusive lançou há pouco tempo uma bomba submersa de 3’’ para poços profundos.

A Claw também tem as bombas submersas de 3 polegadas como o carro chefe da linha de produtos disponíveis. A bomba submersa 3SDm – Submersa caneta 3″ da Claw deve ser aplicada para bombear água limpa isenta de sólidos em pequenas irrigações, em abastecimento residencial, em reservatórios e inclusive em poços artesianos.

Com 19 anos de mercado, a MS Bombas é especializada em bombas submersas de 3 e 4 polegadas. As bombas de 3 polegadas da MS Bombas são indicadas para o bombeamento de água limpa com concentração de areia menor que 150g/m³.

Tanto os poços artesianos como os semiartesianos são conhecidos popularmente como “poço tubular profundo” e são obras de engenharia que estão de acordo e obedecem a norma técnica NBR 12212 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Se a bomba d’água submersa de 3 polegadas for comprada sem a avaliação dos critérios que citamos aqui, certamente você terá problemas no momento da instalação e até mesmo durante o funcionamento do equipamento, o que pode comprometer o desempenho do poço.

Se você precisa escolher a melhor bomba para o seu poço semiartesiano, mas ainda não tem certeza se a bomba de 3 polegadas é a melhor opção, assine a nossa newsletter para receber mais informações sobre o mercado das bombas e tirar as suas dúvidas.

  1. Sérgio Luiz fava Sérgio Luiz fava

    Boa tarde, você tem alguma bomba submersa com placa de energia solar para poço de 100 mm.

    • Paraíso das Bombas Paraíso das Bombas

      Bom dia, Sérgio.
      Para te indicar a bomba ideal para o seu uso, preciso de algumas informações:
      Qual seria a profundidade e quantos metros a bomba vai descer?
      Qual a distância e altura da boca do poço até a caixa d’água?
      Favor informar também, a vazão do poço e tubulação utilizada.

  2. Luiz Magioni Luiz Magioni

    Gostaria de obter uma indicação de bomba para um poço freático de 1,5m de diametro e 17m até o nível da água e 10m de altura de água.

    • Paraíso das Bombas Paraíso das Bombas

      Bom dia, Luiz!
      Para indicar a melhor bomba, preciso saber mais algumas informações:
      Qual a tubulação, desnível e qual a vazão desejada?

  3. Erick Erick

    Boa tarde. Preciso de uma bomba de 3 polegadas com uma vazão entre 10 a 20 mil litros hora ele vai jogar 80 metros ao todo qual a mais potente que vocês teriam ??

    • Paraíso das Bombas Paraíso das Bombas

      Boa tarde,
      Por gentileza, informar quantos metros a bomba vai descer no poço, qual a distância da boca do poço até a caixa d’água e qual tubulação utilizada.
      Assim consigo dimensionar a bomba ideal pra você.
      Aguardo seu retorno.

  4. eduardo vieira eduardo vieira

    Boa tarde!
    Procuro uma bomba submersa para poço de 100mm , movida a energia solar.
    profundidade total 40 mt, coluna dágua 20 mt, 60 mt desde a cabeça do poço até a cisterna.
    Vazão máxima 500 L/ hora.
    altura total 45 mt.
    obrigado
    Eduardo vieira

    • Paraíso das Bombas Paraíso das Bombas

      Bom dia!
      Segue o modelo indicado: FHOTON SP SUB7, Schneider.
      Observações:
      1. Será necessário o uso de 5 Módulo Fotovoltaico 60 Cel;
      2. Potência necessária 800W e uma tensão de 110V;
      3. Tubulação considerada de 1 ¼” e vazão média de 1m³/h;
      Valor: 16.350,00
      Tendo interesse, encaminho o link para realizar o pedido.

  5. João Garcia João Garcia

    Bom dia
    Tenho um poço de 110mm de profundidade de 20 metros precisão de uma bomba solar para abastecer uma caixa a cinco metros de altura tem alguma para me indicar

    • Paraíso das Bombas Paraíso das Bombas

      Bom dia,
      Para calcular a bomba ideal, preciso de mais algumas informações:
      Quantos metros a bomba vai descer no poço?
      Qual a distância entre a boca do poço e a caixa d’água?
      Qual a tubulação utilizada?
      Qual a vazão desejada?

      Aguardo seu retorno!

  6. Almir Silva Almir Silva

    Gostaria de saber sobre a qualidade da Bomba Submersa de 1/2 cv 3″ Matsuyama. Obrigado.

    • Paraíso das Bombas Paraíso das Bombas

      Bom dia, Almir.
      Não trabalhamos com a marca Matsuyama, por isso, infelizmente não podemos falar sobre a qualidade.
      Trabalhamos com as marcas Ultra Pumps e MS Bombas, segue o link dos produtos em nosso site: https://www.paraisodasbombas.com.br/bomba-poco-3-polegadas
      Qualquer dúvida estamos à disposição.

    • Paraíso das Bombas Paraíso das Bombas

      Olá, bom dia!
      Nós que agradecemos o comentário!

  7. Zenaide Dias da Costa Zenaide Dias da Costa

    Boa Tarde.
    Qual a bomba ideal você me indica para um poço de 156 metros de profundidade?
    Qual o valor? Vocês têm disponível? Forma de pagamento?

    Zenaide Costa

    • Paraíso das Bombas Paraíso das Bombas

      Boa tarde, Zenaide.
      Para indicarmos a bomba ideal, preciso de mais algumas informações:
      – Quantos metros a bomba vai descer no poço?
      – Qual a distância da boca do poço até a caixa d’água?
      – Qual a altura da caixa d’água?
      – Qual a vazão do poço?
      – Qual a tubulação utilizada?

      Fico no aguardo das informações.

  8. José Aroldo José Aroldo

    tenho um poço de 80 metros com tubos de 75 mm com uma coluna d agua de 15 metros vazão de 2000 litros. qual bomba devo usar?

    • Paraíso das Bombas Paraíso das Bombas

      Boa tarde,
      Para indicarmos a bomba ideal, precisamos de mais algumas informações.
      Por gentileza:
      – Quantos metros a bomba vai descer no poço?
      – Qual a distância da boca do poço até a caixa d’água?
      – Qual a altura da caixa d’água?
      Aguardo seu retorno.

  9. Marcelo Marcelo

    Olá, não já tem um poço no terreno que. Comprei não sei bem a profundidade, mas fiz uma medição básica tem mais de 40 metros, diâmetro de 10cm, distância da água de 6 metros, a caixa vai ficar 15 metros de distância tem alguma bomba que não seja submersa?
    Se não qual bomba seria mais indicada?

    • Paraíso das Bombas Paraíso das Bombas

      Bom dia, Marcelo!
      Por gentileza:
      – Quantos metros a bomba vai descer no poço?
      – Qual a altura da caixa d’água?
      – Qual a tubulação utilizada?
      – Qual a vazão desejada?
      Aguardo seu retorno com estas informações, para que possamos calcular a bomba ideal!

  10. Luiz Luiz

    Boa noite!

    Tenho um poço, semi artesiano, com profundidade de 93 metros e revestimento cano 75mm.

    Altura da caixa do solo 5 metros.

    Voltagem 220.

    Água limpa e com pouca areia.

    Qual a bomba ideal, preço e prazo de entrega?

    Obrigado!

    • Paraíso das Bombas Paraíso das Bombas

      Boa tarde.

      Por gentileza, qual a distância da boca do poço até a caixa?
      Qual o diâmetro da tubulação utilizada?

      Aguardo seu retorno.

  11. Douglas Douglas

    Boa tarde!
    Gostaria de uma informação simples, mas que não achei na internet. Tenho um cano de 110 mm, caberia uma bomba submersa de 4 polegadas?

    • Paraíso das Bombas Paraíso das Bombas

      Boa tarde!
      Sim, as bombas de 4″ são para poços a partir de 100mm e elas possuem em média 96mm.
      Qualquer dúvida estamos à disposição.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *