Press "Enter" to skip to content

Modelos de bomba d’água: saiba quais são os melhores

Paraíso das Bombas 87

O uso das bombas d’água é indicado para projetos que precisam de realizar a transferência de grandes volumes de água de um local para o outro. As bombas d’água normalmente são ligadas a canos — que viabilizam essa passagem —, e ainda têm a função de pressurizar a água.

São vários os modelos de bomba d’água que podem ser encontrados no mercado brasileiro. Isso porque cada um deles vai atender as diferentes propostas, de acordo com a necessidade de cada consumidor.

Há bombas d’água indicadas para a transferência de água de um poço artesiano para um reservatório, como uma caixa d’água, para realizar a sucção da chuva em caso de inundações, para o esgotamento de água, para a irrigação e ainda para ajudar no funcionamento de piscinas e de hidromassagens.

Se você precisa de uma bomba d’água para o seu projeto, mas ainda não sabe como é possível diferenciar de forma criteriosa os modelos e você deseja entender quais são as melhores marcas do mercado, continue acompanhando o nosso post.

Modelos de bomba d’água

Bomba submersa e submersível

Assim como o nome indica, as bombas submersas são as que operam dentro d’água. Existem dois tipos dessas bombas, a submersa e a submersível. Mas você sabe bem qual é a diferença entre elas?

A submersa é um dos modelos de bomba d’água que foi criada para funcionar durante todo o tempo de operação abaixo do nível da superfície. Ela é usada principalmente em projetos de poço artesiano ou semi-artesiano.

O conjunto do motor e da bomba deve ser instalado dentro do poço, abaixo do nível dinâmico, e vale ressaltar que esse equipamento funciona de forma silenciosa, além de não precisar de manutenção periódica, se corretamente instalada e especificada.

Para realizar o controle e a indicação do volume de água no interior dos reservatórios ou dos poços artesianos, recomenda-se também a instalação de uma boia de nível que pode ajudar nisso com precisão. As marcas de bombas submersas mais recomendadas do mercado são a Leão e a Schneider.

Já as bombas submersíveis atuam dentro d’água por um determinado tempo e depois do uso devem ser retiradas do líquido para secar e então serem guardadas. Elas não permanecem na água por período indeterminado como as submersas e são indicadas principalmente para o esgotamento de água pluvial ou de esgotos, que apresentam detritos.  

É possível encontrar no mercado bombas submersíveis que bombeiam apenas água limpa e outras que realizam a pressurização de água poluída, com partículas sólidas. As marcas mais recomendadas para quem está em busca de uma bomba submersível são na ordem: Schneider, Dancor, Thebe e Sulzer.  

É importante lembrar ainda que para esses dois modelos de bombas d’água, que os equipamentos que apresentam melhores condições técnicas e fabricados com materiais de maior qualidade também tendem a ser mais caros.

 

Tudo que você precisa saber para escolher a bomba certa

 

Bomba centrífuga

As bombas centrífugas são usadas principalmente para transferir um alto volume de água para os reservatórios localizados em grandes alturas — recalque de condomínios — e também para o recalque de água em geral, como em fontes e em cascatas, quando a transferência da água costuma acontecer a uma baixa pressão.

Esse modelo de bomba d’água pode ser usado em regiões secas — acima do solo — e é recomendada a instalação da válvula de retenção, já que a bomba centrífuga opera em locais com até sete metros de profundidade.

As bombas centrífugas também são usadas para bombear líquidos no saneamento básico e na irrigação de propriedades agrícolas. As marcas Schneider e KSB são as de maior aceitação do mercado para quem deseja ter uma bomba centrífuga.

Bomba autoaspirante

A bomba autoaspirante é também um tipo de bomba centrífuga, já que opera acima do solo. Porém, ela dispensa a instalação da válvula de retenção, por ter a capacidade de encher a tubulação de sucção e ter sido desenvolvida para realizar a transferência de água impedindo que ela retorne. Elas são indicadas para poços ou reservatórios de até 80 metros de profundidade.

Bomba periférica

Outro tipo de bomba centrífuga é a bomba periférica. Ela também funciona acima do solo, é recomendada para locais de até 7 metros de profundidade e apresenta melhor desempenho ao transportar um baixo volume de água, porém em alta pressão. A bomba periférica depende da instalação da válvula de retenção para que a água retorne ao reservatório ou poço de origem. O investimento para adquirir esse modelo de bomba d’água é menor.   

Bomba injetora

As bombas injetoras são bombas de superfície que trabalham em alta pressão e podem puxar a água de 20 a 40 metros de profundidade. Para instalar esse tipo de bomba, são necessários dois tubos: um de sucção e outro injetor.

O injetor é instalado ao final da tubulação de sucção dentro do poço, e assim, um determinado volume da água bombeada para fora do poço ou do reservatório retorna por meio da tubulação do injetor aplicado.

Por que analisar bem a escolha da bomba de água?

Antes de escolher a melhor motobomba para o seu projeto, é preciso se informar de maneira detalhada sobre os modelos de bomba d’água e analisar qual equipamento é mais adequado para as suas necessidades.

É importante verificar, por exemplo, o diâmetro, a profundidade e a vazão do poço ou reservatório que irá receber a bomba, bem como as características específicas da bomba, como a potência e a capacidade de bombeamento.

Além disso, é preciso pesquisar de forma aprofundada sobre as marcas de maior destaque no mercado brasileiro e conferir ainda se a empresa oferece assistência técnica autorizada no local do país onde seu projeto se encontra.

E então, o que achou do nosso post sobre os diferente modelos de bombas d’água? Ainda ficou alguma dúvida sobre qual é a melhor bomba para o seu poço artesiano ou para outro projeto, seja ele para o lazer, para sua propriedade agrícola ou para sua residência? Aprenda a calcular qual é o melhor modelo de bomba d’água com a Paraíso das Bombas!

    • Paraíso das Bombas Paraíso das Bombas

      Bom dia, Joseil!
      Nossa loja fica na Avenida do Contorno, 11434 – Centro – Belo Horizonte/MG
      O telefone para contato é o (31) 3270-9633
      Qualquer dúvida estamos à disposição.

  1. JOAQUIM ROBERTO JOAQUIM ROBERTO

    Parabéns e obrigado pelas orientações (úteis p/ leigos como eu).
    Concluí, a princípio, que a indicada p/ meu caso é a PERIFÉRICA, mas ficaria grato se pudessem confirmar ou corrigir isso.
    Meu projeto: levar água potável de um reservatório de 1000 litros no subsolo (sua tampa superior fica no nível do piso, onde também seria instalada a bomba) até o reservatório normal do sobrado. O cano de PVC subirá verticalmente 7 m e depois irá em linha reta e horizontal mais 9 m e então subirá até o topo da caixa d’água normal (p/ instalação de boia) mais 1,5m. No total, portanto, a água deverá ser pressionada em um comprimento total de 17,5m, sendo 8,5m na vertical.
    Qual a potência necessária?
    Existe motobomba periférica autoaspirante?
    Seria ético consultar sobre uma marca mais indicada?
    Perdoe-me a extensão do texto, obrigado e abraços.

    • Paraíso das Bombas Paraíso das Bombas

      Bom dia, Joaquim.
      Agradecemos o seu comentário!
      Para indicar a bomba ideal, preciso de mais algumas informações:
      – Qual a vazão desejada?
      – Qual a tubulação utilizada?

      Aguardo seu retorno para que possamos calcular e indicar a bomba ideal.

      • JOAQUIM ROBERTO JOAQUIM ROBERTO

        Caríssimo, muito obrigado, mais uma vez, pelo interesse e apoio.
        – Qto. à vazão, não é tão importante. O projeto visa suprir, c/ um reservatório extra (ao nível do solo) a redução de pressão do fornecimento de água pela concessionária (e consequente impossibilidade dela chegar às caixas normais do sobrado, a cerca de 7m de altura, em determinadas épocas em cidade turística, qdo. o aumento de pessoas provoca o problema). Verifiquei em dados técnicos de bombas que algumas podem transferir cerca de 1000 litros em 2 horas, o que me é mais que suficiente.
        – Tubulação: imagino utilizar as mais comuns = PVC soldável de 3/4″. Notei ainda nas descrições das várias bombas que o diâmetro de saída é de 1″. Seria interessante utilizar essa medida na tubulação específica desse projeto?
        Nada foi comprado ainda, então posso atender indicações sem problemas.
        Novamente sou muito grato e peço desculpas pela extensão do texto e incômodo.

        • Paraíso das Bombas Paraíso das Bombas

          Olá Joaquim!
          Fizemos os cálculos e realmente, pro seu caso será necessário utilizar uma bomba periférica, pois o MCA é bem baixo.
          A bomba ideal pro senhor é a Bomba Periférica Ultra Pumps 1/2 CV e você pode comprá-la no seguinte link: https://www.paraisodasbombas.com.br/bombas-de-agua/bomba-periferica-ultra-pumps-12-cv

          Importante: A vazão total será de aproximadamente 1.500L/h e se o senhor quiser uma vazão mais baixa, basta colocar um registro pra controlar e diminuir.

          Quanto à tubulação, pode utilizar a de 3/4″, sem problemas.

          Qualquer dúvida estamos à disposição.

      • Marcelo Rocha Marcelo Rocha

        Olá , gostaria de saber qual a bomba ideal para q consiga coletar água em um poço e bombear até uma torre de resfriamento com as seguintes especificações : ( 100m altura, com vazão de 80 m³/h, e com temperatura ambiente de 35°.
        Desde já, agradeço.

        • Paraíso das Bombas Paraíso das Bombas

          Bom dia!
          Por favor, qual distância percorrida e qual nível dinâmico do poço?
          No aguardo!

  2. Olá pessoal, bom dia,
    Em minha residência a água não chega com intensidade, portanto venho sofrendo com falta de água. Diante do exposto venho solicitar qual a bomba ideal para que faça a sucção de água do cano distribuidor para a caixa de minha residência que fica no 1º andar. Grato

      • Cátia Cátia

        Oi boa noite então a bomba periférica não é Boa pra bucha água na falta de água

        • Paraíso das Bombas Paraíso das Bombas

          Boa tarde,

          Nesse caso irá depender da utilização, a falta d’água se dá por não chegar com muita intensidade?

          Aguardo seu retorno.

  3. Antonio Gravena Antonio Gravena

    Tenho uma casa na praia e tenho um poço artesiano (acho que é isso), tem uma distância da boca do poço até o nível de água de aproximadamente 10 metros, ou seja, essa é a altura do que chamam de ponteira, tenho uma bomba, acredtido que seja periférica, porém, a mesma costuma dar problema, nesse caso, qual a bomba idela? a altura da boca do poço até a caixa de água é de aproximadamente 4 metros.

    • Paraíso das Bombas Paraíso das Bombas

      Bom dia, Antônio!
      Para calcularmos a bomba ideal, preciso de mais algumas informações:

      – Quantos metros a bomba vai descer no poço?
      – Qual a vazão?
      – Qual a tubulação utilizada?
      – Qual a distância entre a boca do poço e a caixa d’água?

      Aguardo seu retorno!

  4. Beatriz Beatriz

    Ola, gostaria de uma orientação para a compra de uma bomba, no meu caso a bomba seria usada para puxar a água do abastecimento da rua e seria puxada para a caixa de 1000 l que fica acima da casa numa altura de 6 m. E a distancia do cano da rua até a caixa seria de 4m do chão com uma curva e mais a altura da caixa que seria mais os 6m. E onde eu moro muitas pessoas ligam as bombas ao mesmo tempo, teria um modelo que eu possa usar junto com outras bombas ou eu teria que esperam todas serem desligadas pra poder ligar a minha? Desde já obrigada.

    • Paraíso das Bombas Paraíso das Bombas

      Bom dia, Beatriz.
      Você pode utilizar a Schneider BPR-12.
      Segue o link para realizar a compra: https://www.paraisodasbombas.com.br/bombas/motobomba-schneider-bpr-12
      Importante: As bombas precisam de água e energia elétrica para funcionar. Havendo água e energia, não tem nenhum problema as outras funcionarem ao mesmo tempo, mas é importante ficar de olho para que não falte água.

      Qualquer dúvida estamos à disposição.

      • nascimento nascimento

        boa noite amigo preciso de uma bomba pra aspirar da rede da rua e jogar no segundo andar do predio aproximadamente 7m de altura qual a melhor bomba.

        • Paraíso das Bombas Paraíso das Bombas

          Boa tarde,
          Sua rede é 110v ou 220v?
          Aguardo retorno.

  5. Ronald Ázaro Ronald Ázaro

    Tenho um poço cuja a profundidade tem 11 metros e o nivel da agua esta a 9 metros de profundidade. O uso seria para jardinagem residencial e ja existe uma tubulação de 3/4” no interior do poço com uma ponteira e tambem uma valvula unidirecional. Qual a bomba devo comprar?

    • Paraíso das Bombas Paraíso das Bombas

      Boa tarde,
      – Qual a vazão do poço?
      – Qual a distância do poço até o reservatório?
      – Qual a altura do reservatório?
      – Qual a vazão e pressão da válvula?

      Aguardo retorno.

  6. Vicente Neto Vicente Neto

    Boa tarde, gostaria de saber qual bomba seria mais adequada para meu processo de irrigação distancia de 200 metros a altura da caixa d’água 6 metros e a tubulação é de 3/4.

    • Paraíso das Bombas Paraíso das Bombas

      Boa tarde,
      Precisamos de mais algumas informações para calcular a bomba ideal:
      – Quantos metros a bomba vai descer?
      – Qual a vazão?
      – Irá utilizar aspersores? Se sim, quantos?
      – Qual a pressão e vazão de cada um? Eles estão em linhas? São quantos em cada linha?

      Aguardo seu retorno.

  7. COMPLEMENTANDO:
    A distância entre a nascente e a casa é de 100 metros, aproximadamente.

    Grato

  8. Leonardo Leonardo

    Bomba auto aspirante Schneider ou dancor qual a mais resistente estou em duvida de qual comprar.

    • Paraíso das Bombas Paraíso das Bombas

      Boa tarde, Leonardo.
      Em questão de qualidade e resistência, ambas são equivalentes.
      A única diferença é que as bombas Dancor possuem 18 meses de garantia e as da Schneider, 12 meses.
      Qualquer dúvida estamos à disposição.

  9. WALDIR WALDIR

    TENHO UM POÇO DE 8,5 DE PROFUNDIDADE ESSA BOMBA JOGARIA AINDA MAIS 15 METROS PARA CAIXA DE 1000 LITROS QUAL SERIA A BOMBA APROPRIADA . AUTO ASPIRANTE OU PERIFÉRICA. ESTOU EM DUVIDA

    • Paraíso das Bombas Paraíso das Bombas

      Bom dia,
      Gentileza informar:
      – Qual a distância da boca do poço até a caixa d’água?
      – Qual a tubulação utilizada?
      – A altura da caixa d’água em relação ao solo, é 15 metros, correto?
      Aguardo seu retorno.

  10. Leandro Leandro

    Ola, gostaria de uma orientação para a compra de uma bomba, no meu caso a bomba seria usada para puxar a água do abastecimento da rua e seria puxada para duas caixas de 1000 l que fica acima da casa numa altura de 10 m. E a distancia do cano da rua até a caixa seria de 1m do chão com uma curva.
    Desde já, obrigado.

    Leandro Miranda

    • Paraíso das Bombas Paraíso das Bombas

      Boa tarde,
      Por gentileza:
      – Qual a altura de sucção?
      – Qual a vazão desejada? (Em litros por hora)
      – Qual a tubulação utilizada?
      Aguardo seu retorno.

  11. Daniel Assis Daniel Assis

    Boa noite,
    Gostaria de uma orientação, qual bomba usar no seguinte cenário;

    Reservatório aterrado com profundidade de 2M, para lançar a água para dois tanques de 1 mil litro cada.
    Do reservatório aterrado até o tanque tem uma altura de aproximadamente 20M,
    Gostaria que a vazão trabalhasse entorno de 2 a 4 m3
    Tubulação 25 “1″

    • Paraíso das Bombas Paraíso das Bombas

      Bom dia, Daniel.
      Para indicarmos a bomba ideal, precisamos de mais uma informação:
      – Qual a distância entre o reservatório e o tanque?
      Se os 20 metros informados forem a distância, qual é o desnível?

      Aguardo seu retorno.

  12. Ana Ana

    Muito interessante obrigada. Gostaria de auxílio sobre qual das bombas serviria pra um poço de tubo com 34m minha caixa de agua 500l eu queria q encha em 15min desde ja obrigada

    • Paraíso das Bombas Paraíso das Bombas

      Bom dia, Ana.
      Para indicarmos a bomba ideal, precisamos de mais algumas informações:
      – Qual a distância da boca do poço até a caixa d’água?
      – Qual a altura da caixa d’água?
      – Qual a tubulação utilizada?
      – Quantos metros a bomba vai descer no poço?
      Aguardo seu retorno.

      • Ana Ana

        Bom dia Paraíso das Bombas então :
        – 6m
        – 4m
        – cano d’água colado marron
        – preferia que a bomba fique fora do poço se possível
        Obrigada

  13. Romário Braz Romário Braz

    OLÁ … ME AJUDEM POR FAVOR , SOU LEIGO NO ASSUNTO SOBRE BOMBAS , O MEU CASO É ESSE. MEU PAI QUER COMPRAR UMA BOMBA PARA JOGAR ÁGUA NO LARANJAL ELE É ALTO, PRECISAMOS DE MUITA PRESSÃO PARA QUE VALHA A PENA, EU LI SOBRE AS BOMBAS MAS FIQUEI COM DÚVIDAS. SE FOR POSSÍVEL ME AJUDAR .OBRIGADO!!!

    • Paraíso das Bombas Paraíso das Bombas

      Bom dia, Romário.
      Gentileza informar:
      – Quantos metros a bomba vai descer no poço?
      – Qual a distância da boca do poço até a caixa d’água?
      – Qual a altura da caixa d’água?
      – Qual a vazão desejada?
      – Qual a tubulação utilizada?
      – Vai utilizar aspersor? Se sim, qual a vazão e pressão de cada aspersor?

      Aguardo seu retorno.

  14. oswaldo oswaldo

    Amigos, se poderiam me informar se uma bomba periferica ou centrifuga de 1CV consegue ser transformada em uma lavadora de pressão, tipo WAP, para ser usada para limpar a borra de óleo de motores de carros externamente. No caso se adaptando um bico fino em uma mangueira na saida da mesma. Tem de ser um jato de agua forte e concentrado. Será que poderiam informar.
    Grato

  15. Ronaldo Ronaldo

    Boa tarde! Tenho que puxar água de uma distância de 300 metros e da nascente até a caixa d’agua há uma subida de uns 65 metros de altura divididos nestes 300 metros de distância. Que tipo de bomba é recomendavel para esta situação?

    • Paraíso das Bombas Paraíso das Bombas

      Boa tarde,
      Para indicarmos a bomba ideal, precisamos de mais algumas informações:
      – Qual a altura de sucção?
      – Qual a tubulação utilizada?
      – Qual a vazão desejada?
      Aguardo seu retorno.

  16. Thiago busarello Thiago busarello

    Bom dia estou com um problema de água em casa..preciso puxar agua da rua pra caixa de água que fica a uns 4 metros de altura do chão…queria que tivesse uma pressão bem alta pra encher rapido a caixa..obs:a agua da rua nao bem muito forte …me ajudem por favor

    • Paraíso das Bombas Paraíso das Bombas

      Bom dia,
      Por gentileza:
      – Qual a altura de sucção?
      – Qual a distância até a caixa d’água?
      – Qual a tubulação utilizada?
      Aguardo seu retorno para que possamos indicar a bomba ideal.

  17. Fernando Fernando

    Olá! Estou em dúvida em que bomba comprar ,tenho duas caixas de 10.000 litros cada para granja de suinos .tenho bomba muito fraca da cisterna pras caixas.
    Distância cisterna até caixas 50m
    Encanamento : manga 1 polegada
    Altura das cisterna até caixa : 15m
    Profundidade da cisterna : 5 m
    Queria com grande vazão de água sem pressão. Podia ficar fora da cisterna a bomba, a que tenho São submersa

    • Paraíso das Bombas Paraíso das Bombas

      Bom dia, Fernando.
      De acordo com as informações, indicamos a Bomba Schneider SUB15-05NY4E4 1/2 CV que irá proporcionar uma vazão de 3.500L/h.
      Essa é a vazão máxima que a mangueira de 1 polegada aguenta e nesse caso, será necessário verificar se aguenta uma pressão de 30 MCA.
      Segue o link para realizar a compra do produto: https://www.paraisodasbombas.com.br/bombas/bomba-submersa-schneider-sub15-05ny4e4-12-cv
      Qualquer dúvida estamos à disposição.

  18. Renê Sales Renê Sales

    Olá. Gostaria de saber qual o modelo de bomba é mais recomendado para um projeto de irrigação de gramado, onde o mesmo terá 13 aspersores soterrados modelo pop-up de 1/2, com tubulação de uma polegada em linha reta com 32 metros até o último aspersor. A água será retirada de uma caixa d’água de 2000 litros soterrada, sendo que a sua tampa estará ao nível do solo assim como toda a tubulação. Estou em dúvida entre usar a bomba submersa palito ou a centrífuga periférica. Também gostaria que fosse a mais silenciosa. A energia será trifásica 220 v. Grato.

    • Paraíso das Bombas Paraíso das Bombas

      Bom dia,
      Gentileza informar:
      – Qual a vazão e pressão de cada aspersor?
      – 32 metros é a distância da caixa d’água até o último aspersor?
      Aguardo seu retorno.

      • Renê Sales Renê Sales

        Obrigado pela atenção. A vazão de cada aspersor fica entre 1,19 e 15,81 l/m,
        com pressão de 1,0 a 2,5 bar – 100 a 250 kPa. Sim, 32 metros é a distância da caixa até o último aspersor.

        • Paraíso das Bombas Paraíso das Bombas

          Renê, bom dia.
          A vazão precisaria ser um valor exato para que possamos realizar o cálculo correto, por exemplo, as bombas possuem variação da vazão, mas a gente precisa trabalhar com um valor fixo pra fazer o cálculo, entende?
          Ficamos no aguardo.

          • Renê Sales Renê Sales

            Bom dia. Sou leigo no assunto, então não tenho como te passar essa informação com precisão. Saber o modelo do aspersor ajuda? Pretendo usar o aspersor Escamoteável Estático PS Ultra 15A 1/2” – Hunter. Na descrição dele consta esta vazão de 1,19 a 15,81 l/m. Metade dos aspersores irão trabalhar num ângulo de 90º e a outra metade a 180º. O alcance do jato de água de cada um precisa ser de até 3,5 metros.

  19. Rodrigo Campos Rodrigues Rodrigo Campos Rodrigues

    Boa tarde
    Gostaria de saber qual tipo de bomba devo comprar. A água da rua não tem pressão para encher a caixa durante o dia,somente a noite.
    Coloquei uma cisterna, a distância da cisterna na caixa da casa são 30 metros e a tubulação é de 1/2, e a caixa da casa fica a 4 metros de altura

    • Paraíso das Bombas Paraíso das Bombas

      Bom dia,
      Por gentileza:
      – Quantos metros a bomba vai descer no poço?
      – Qual a vazão desejada?
      Aguardo seu retorno.

  20. jose ribamar carvalho jose ribamar carvalho

    bom dia, preciso de uma orientação sobre bombeamento de agua nas seguintes condições: a bomba ficará abaixo da captação da agua, logo estará sob coluna intermitente da mesma, preciso bombear pra uma distancia de cerca de 150mts com desnivel gradual de aproximadamente 45mts tubulação de 3/4 a fim abastecer reservatório, mas preciso de pressão, hoje meu reservatório é de 1,5 mil/l mas vou trocar por uma de 5.000 lts ou 10.000 lts, qual bomba voces me indicam? obrigado

    • Paraíso das Bombas Paraíso das Bombas

      José,
      A bomba vai ficar submersa ou externa?
      Se submersa, quantos metros ela vai descer?
      Se externa, qual a altura de sucção?
      Aguardo seu retorno.

  21. Johnson Valadares Xavier Johnson Valadares Xavier

    Boa noite!
    Necessito colocar uma bomba no córrego, para abastecer uma caixa d’água de 2.000l. Preciso que seja de superfície, pois local sujeito a grandes enchentes.
    Altura da bomba até a nível d’água: aprox. 8m
    Distância da bomba até caixa d’água: aprox. 600m
    Desnível da bomba até a caixa d’água: aprox. 40m.
    Cano: 1,5 polegadas.
    Vazão: 1.500 m3/h.
    Elétrica: 127v ou bifásica

    • Paraíso das Bombas Paraíso das Bombas

      Bom dia,
      Por gentileza, qual a altura de sucção?
      Aguardo seu retorno.

  22. Gerson Luiz Pinheiro Cevada Gerson Luiz Pinheiro Cevada

    Boa noite!
    Tenho um poço que fizemos na fazenda cerca de 500 metros da casa, do poço na casa são uns 5 metrô de desnível, e a caixa d’água fica numa cruzeta de 3 metros sendo que o poço mede mais 2 metros.
    Estamos usando uma bomba estilo “sapo” porém ela vive estragando não sei mais oque fazer qual a dica de vcs? Qual bomba seria ideal para o meu projeto?

    • Paraíso das Bombas Paraíso das Bombas

      Bom dia, Gerson!
      Para indicarmos a bomba ideal, precisamos de mais algumas informações:
      – Quantos metros a bomba vai descer no poço?
      – Qual o diâmetro da tubulação utilizada?
      – Qual a vazão desejada?
      Aguardo seu retorno.

  23. LUIZ CARLOS OLIVEIRA DOS SANTOS LUIZ CARLOS OLIVEIRA DOS SANTOS

    Bom dia Prezada Equipe,
    Primeiro quero parabenizar pela atenção a nós consumidores. Meu projeto é o seguinte que é trazer água de de um reservatório para a residência:
    – Qual a distância da boca do reservatório até a caixa d’água na residência? 90 metros.
    – Altura da bomba até a nível d’água no reservatório: aprox. 2m
    – Qual a altura da caixa d’água na residência em relação ao reservatório? até 8 metros.
    – Qual a vazão desejada? média 2.000 Litros por hora.
    – Qual a tubulação utilizada? 3/4 ou a indicada por vcs.
    – Qual seria o tipo de bomba mais adequada? a voltagem será 220 volts, se possível gostaria de deixar o acionamento da bomba automático pela boiá.
    – Qual a distância máxima que bomba poderá ficar do reservatório?

    • Paraíso das Bombas Paraíso das Bombas

      Bom dia,
      Deverá ser utilizada a tubulação de 1″.
      Com base nos dados, indicamos a Ultra Pumps 1/2 CV, que irá proporcionar uma vazão de 3.300L/h (será necessário utilizar registro para controlar a vazão, caso você precise de uma vazão de 2.000L/h).
      Segue o link para realizar o pedido: https://www.paraisodasbombas.com.br/bombas-de-agua/bomba-submersas-para-poco-ultra-pumps-12-cv-monofasica
      Sobre o acionamento automático, será necessário colocar um quadro de comando e colocar a boia na caixa d’água, ou um relé de nível no reservatório, para que haja o acionamento/desligamento de acordo com a alteração do nível da água.
      Quanto à questão da distância máxima, não existe uma distância máxima ou mínima, como existem muitos modelos de bomba, a indicação vai variar de acordo com os dados informados, incluindo altura, profundidade, etc.
      Qualquer dúvida estamos à disposição.

      • LUIZ CARLOS OLIVEIRA DOS SANTOS LUIZ CARLOS OLIVEIRA DOS SANTOS

        Prezada Equipe, bom dia!
        Muito obrigado. Não conheço de bombas, mas gostaria de comprar umas das bombas mais resistentes possíveis, em especial que na parte interna onde há os giros (esquenta, seja algum metal tipo cobre, bronze ou outro). No caso esta bomba que indicou “Ultra Pumps 1/2 CV” já possuir estas características comprarei este mesmo. Outra dúvida, no primeiro acionamento é preciso já ter alguma água dentro do tubo, ou a bomba fará a sucção direto do reservatório? A garantia de 03 meses é da loja ou fabricante? Se for da loja qual a prazo de garantia do fabricante. Desculpa pelo texto longo.

        • Paraíso das Bombas Paraíso das Bombas

          Luiz, boa tarde.
          Desculpe pela demora.
          O corpo da bomba indicada é feito em aço inox.
          O rotor e selo mecânicos, são feitos em polímero, material de alta resistência.
          A água que o senhor vai bombear, possui alta concentração de algum tipo de sal?
          Quanto a questão do primeiro uso, a bomba precisa estar submersa, ou seja, ela não pode funcionar sem que haja água.
          A garantia é de 03 meses mesmo, no total.
          Qualquer dúvida estamos à disposição.

  24. LUIZ CARLOS OLIVEIRA DOS SANTOS LUIZ CARLOS OLIVEIRA DOS SANTOS

    Bom dia! No aguardo de esclarecimentos para o pedido do produto.

    • Paraíso das Bombas Paraíso das Bombas

      Luiz,
      Esclarecemos a pergunta anterior.
      Pedimos desculpas pela demora.
      Qualquer dúvida estamos à disposição.

  25. Cleibiane Cleibiane

    Qual a diferença da schinaider e da theder?

    • Paraíso das Bombas Paraíso das Bombas

      Boa tarde.
      Tanto a Schneider, quanto a Thebe, são marcas conceituadas no mercado.
      A indicação vai variar de acordo com a necessidade da sua necessidade.
      Atenciosamente.

  26. Robson Robson

    Tenho a necessidade de uma bomba de puxe agua de uma represa e impulsione ate a cx de agua
    Distancia da bomba ate a represa: 40m
    Distancia da bomba ate a cx de agua: 50m
    Altura do nivel da represa ate bomba: pode chegar ate aprox 20m, pois o nivel da represa oscila

    • Paraíso das Bombas Paraíso das Bombas

      Bom dia, Robson.
      Por gentileza:
      – Qual a altura de sucção?
      – Qual a tubulação utilizada?
      – Qual a vazão desejada?
      Aguardo seu retorno.

  27. Hamilton Almeida Hamilton Almeida

    Boa tarde,

    Preciso de uma dica para pressurizar a agua da minha residencia, pois, abastece as 2 torneiras e um chuveiro, porem é muito fraca, devido a pouca altura da caixa d’agua..

    Já possuo o pressostato, precisaria somente da bomba… vcs trabalham com alguma que possam me indicar??

  28. Tenho um poço de 60m com uma vazão 550l/h, a tubulação da bomba é de 32. Posso fazer uma redução da tubulação da saída do poço para 20 e não precisar do registro?

    • Paraíso das Bombas Paraíso das Bombas

      Boa tarde, Marcio.
      Para uma informação mais correta, precisamos das seguintes informações:
      – Quantos metros a bomba vai descer no poço?
      – Qual a distância da boca do poço até o reservatório?
      – Qual a altura do reservatório?
      De início, podemos informar que a troca da tubulação será algo mais caro do que colocar o registro.
      De qualquer forma, ficamos no aguardo das demais informações.

  29. Franck Franck

    Bom dia,
    Preciso de uma bomba para irigacao. Querro puxar a agua do rio e mandar ela direto no sistema de irrigaçao situado a ums 90 metros de altura e a 700 metros do rio. Qual tipo de bomba deveria usar. PS: Tenho energia electrica porem pode ser outra energia. obrigado por me responder no meu e-mail si puder.
    Atenciosamente
    Franck

    • Paraíso das Bombas Paraíso das Bombas

      Bom dia, Franck.
      Para indicarmos a bomba correta, precisamos das seguintes informações:
      – Qual a altura de sucção?
      – Qual tubulação utilizada?
      – Irá utilizar aspersores? Se sim, quantos?
      – Estão em linhas? Quantos em cada linha? Qual a distância entre eles?
      – Qual a vazão e pressão de cada aspersor?
      Fico no aguardo.

  30. Eliel Eliel

    Bom dia!
    Tenho dúvidas sobre qual a melhor bomba para a minha situação.
    Preciso bombear água do rio que está a uma distância de 70m de comprimento pela estrada numa mangueira que ficará enterrada, numa altura de 9m para dentro da propriedade.
    Obrigado a poder me indicar a opção mais adequada.

    • Paraíso das Bombas Paraíso das Bombas

      Bom dia, Eliel!
      Claro.
      Para indicarmos a bomba ideal precisamos de mais algumas informações:
      – Qual a altura de sucção?
      – Qual o tipo de mangueira utilizada? (3/4″, 1″, etc)
      – Qual a vazão desejada?
      Aguardo seu retorno!

  31. Eddie Eddie

    Bom dia meu amigo,

    tenho um poço semi artesiano no sitio, aquele tipo cisterna. Esse poço tem 5 metros de altura até a água, depois elevo em mais 5 metros para chegar na caixa d’água. O poço seca com 1000 litros de água e leva algumas horas para encher novamente. Gostaria de dar preferência a bombas fora d’agua, o que seria indicado para mim? Uso tubulação de mangueira preta de 3/4 e energia 110

    • Paraíso das Bombas Paraíso das Bombas

      Bom dia,
      Por gentileza, quantos metros a bomba vai descer no poço?
      Qual a distância da boca do poço até a caixa d’água?
      Aguardo seu retorno.

  32. Paulo Paulo

    Bom dia. Eu tenho uma pequena propriedade rural que faz divisa com um rio. Gostaria de puxar água desse Rio, pra irrigar o meu Jardim com assessores, mas o Rio e algo distante. Cerca de 850m da casa.
    Gostaria de saber que bomba seria a mais indicada.
    Profundidade do Rio: cerca de 3m
    Barranco: 3m
    Distância até a residência: 850m
    Cano 3/4 ou menor, vazão necessária para irrigar um jardim de 800m2
    Eu pensei em instalar uma bomba não submersa, no próprio jardim que será irrigado.

    • Paraíso das Bombas Paraíso das Bombas

      Boa tarde, Paulo!
      O senhor irá utilizar aspersores?
      Se sim, quantos?
      Estão em linhas? São quantos em cada linha?
      Qual a vazão e pressão de cada aspersor?
      Aguardo seu retorno!

  33. Viviane Santos Viviane Santos

    Bom dia, gostaria de saber se existe bomba d’agua submersa (tipo sapo) silenciosa? Tenho um reservatório enterrado (caixa d’agua de 5.00 litros) que envia água para a caixa na minha residência. É uma bomba sapo e faz muito barulho. Existe no mercado uma bomba silenciosa?

    • Paraíso das Bombas Paraíso das Bombas

      Bom dia,
      As bombas sapo funcionam por vibração, por isso, elas fazem um barulho maior.
      Podemos dimensionar uma bomba submersa, para isso precisaremos dos seguintes dados:
      – Quantos metros a bomba vai descer no poço?
      – Qual a distância da boca do poço até o reservatório?
      – Qual a altura do reservatório?
      – Qual a tubulação utilizada?
      – Qual a vazão do poço?
      Aguardo seu retorno!

  34. Lazaro Neves Lazaro Neves

    Boa tarde, qual bomba me indicaria para cascata que fizesse pouco ruído?

    • Paraíso das Bombas Paraíso das Bombas

      Bom dia!

      Por favor, qual o tamanho da cascata?

      No aguardo!

  35. Mariano Mariano

    Boa tarde!
    qual a bomba ideal levando em conta economia de energia e tempo para encher caixa de 1000 litros, puxando da cisterna no chão 3 mts de profundidade e levando para o segundo andar ( 7 mts) cano de 3/4
    grato….

    • Paraíso das Bombas Paraíso das Bombas

      Boa tarde!!
      São 7m de altura, correto?
      Qual a distância percorrida e qual a vazão desejada?
      No aguardo!

  36. Alex Alex

    Meu poço tem 8 metros de profundidade (tubulação de 100) a caixa de agua fica a 35 metros de distancia, depois sobe 7 metros de altura, tubulação de 3/4 e tanque de 500 litros, me indica algumas bombas que possam dar conta do recado, grato!

    • Paraíso das Bombas Paraíso das Bombas

      Bom dia, Alex!
      Por gentileza, quantos metros a bomba vai descer no poço?
      Fico no aguardo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *