Quem já utilizou alguma sauna sabe o quão relaxante, revigorante e agradável é. O que muitos não sabem é que as saunas podem trazer benefícios para a saúde e para o corpo, para mais do que as vantagens para a mente.
Por isso, para o post de hoje, selecionamos os benefícios da sauna. Acompanhe!
Como funciona a sauna?
Para começar, e antes de citar efetivamente os benefícios, vamos explicar como é a ação da sauna no corpo.
A sauna foi criada por povos nômades no norte da Europa, principalmente, na região que, atualmente, compreende a Finlândia. O objetivo dos banhos de sauna era purificar o corpo e o espírito, mas os sistemas eram rudimentares, os primeiros contavam apenas com pedras quentes.
Com os avanços da tecnologia, hoje, temos vários tipos de sauna. Tanto na sauna a vapor quanto a seca, com as altas temperaturas, que podem chegar a mais de 80 ºC, os mecanismos termorregulatórios são ativados.
Eles promovem um aumento significativo dos batimentos cardíacos, entre 50 e 75% — semelhante ao aumento ocasionado por atividades físicas.
O calor também provoca a dilatação dos vasos sanguíneos, aumentando o fluxo sanguíneo e diminuindo a pressão arterial, a ação das glândulas écrinas — responsáveis pela secreção do suor inodoro, que esfria o corpo —, a ação das glândulas apócrinas — que secretam suor junto de outros compostos orgânicos, como gorduras, além de afetar outros órgãos e tecidos.
O ritual mais comum consiste em banhos curtos, de 5 a 20 minutos, em média, intercalados com períodos de resfriamento corporal, como banhos e mergulhos em temperatura mais baixas. Também é indicado que o banho de sauna seja seguido de ingestão de líquidos, para evitar quadros de desidratação. E a quantidade semanal não deve passar de 3 sessões.
Quais são os benefícios?
Com toda a reação do corpo ao calor intenso, o resultado são tratamentos naturais e simples contra condições médicas em menor grau e com impactos momentâneos, mas sem funções curativas, apenas paliativas. Entre os melhores benefícios da sauna estão:
1. Purificação da pele
O calor é um dos principais ativos para garantir a limpeza da pele. Com o aumento da temperatura, a temperatura da pele é a primeira a subir, o resultado é maior oxigenação do tecido e abertura dos poros.
O processo ajuda a eliminar impurezas acumuladas na pele, deixando que substâncias sintéticas e orgânicas sejam secretadas.
Por isso, é importante tomar um banho frio logo após a sauna, assim as substâncias são totalmente retiradas do corpo e o banho ainda ajuda a fechar os poros, evitando novas contaminações, principalmente, nas saunas a vapor.
Algumas doenças de pele também conseguem ser atenuadas com banhos de sauna, uma vez que o transporte de nutrientes é facilitado, a hidratação se torna mais eficiente, a produção de colágeno aumenta, células mortas da camada mais superficial também são removidas, o funcionamento de camadas mais profundas também é aprimorado e produtos são mais absorvidos — quando aplicados depois da sauna, nunca antes ou durante.
2. Purificação de vias respiratórias
Quando associada ao uso de óleos aromáticos com propriedades descongestionantes (óleo de lavanda, de hortelã e de alecrim, por exemplo), a sauna ajuda a desobstruir as vias respiratórias e aliviar a sensação de congestionamento.
O vapor e o calor também ajudam com a melhor entrada de oxigênio nos pulmões, com a dilatação dos brônquios pulmonares.
3. Melhora do quadro cardíaco
De acordo com estudos científicos, outro benefício da sauna e banhos frequentes é o aumento da tolerância ao calor, com a redução da variação da pressão arterial, da frequência cardíaca e da redução do fluxo sanguíneo nos órgãos internos.
Além disso, como mencionamos, a sauna tem ação semelhante à prática de exercícios físicos leves e sua utilização constante melhora as funções cardíacas, reduz o risco de doenças cardiovasculares, como doença coronária e auxilia na diminuição de outros sintomas clínicos, segundo a American College of Cardiology (ACC).
4. Reduz a retenção de líquidos
Apesar de não emagrecer, uma sessão de sauna pode garantir a perda de 0,5 a 2,5 kg. Isso só é possível pela eliminação de líquidos, apenas água e sais minerais, por meio da sudorese, ou seja, não há eliminação de gordura nem queima de calorias.
Entretanto, a eliminação de toxinas e líquidos ajuda a prevenir as celulites (que são formadas quando há acúmulo dessas substâncias no tecido adiposo) e, quando feita regularmente, combate a retenção de líquido.
5. Relaxamento e bem-estar
O ambiente quente e agradável promove também relaxamento e tranquilidade, com reflexos na saúde do usuário.
A sauna não trata dores ou problemas articulares, mas alivia a sensação de dor e promove o relaxamento muscular, acelerando o tempo de recuperação de lesões, atrofias musculares e dores intensas.
Além disso, quadros de insônia e problemas no sono podem ser melhorados com a sauna. O desgaste provocado pela atividade demanda que o corpo tenha um descanso adequado, promovendo melhores noites de sono.
O calor também tem a capacidade de estimular a ação das glândulas endócrinas, que ajudam a regular o humor e o metabolismo.
Qual tipo de sauna escolher?
Os modelos comercializados são a sauna a vapor e a sauna seca. No site da Paraíso das Bombas, é possível encontrar saunas a vapor elétrica, a vapor a gás e seca elétrica.
A sauna a vapor, também conhecida como úmida, é aquela que gera calor, utilizada, principalmente, em regiões mais quentes, como o Brasil. A temperatura interna pode variar entre 40 e 45 ºC.
Esse tipo de sauna deve ser revestida de materiais impermeáveis, geralmente, cerâmicas e pastilhas. Como o próprio nome já coloca, a sauna se torna um ambiente muito úmido, que deixa a sensação de pele molhada com a mistura do suor e da água vinda da umidade do ambiente.
Já a sauna seca, a famosa sauna finlandesa, é o sistema que deixa o ambiente livre de umidade ou vapor, com isso a temperatura chega a variar entre 60 e 80 ºC. Muito comum em países e regiões mais frias, o ambiente deve ser todo revestido de madeira, o sistema é interno e depende de um gerador de calor.
Como montar a sua sauna?
Para aproveitar os benefícios da sauna, o primeiro passo para escolher o melhor tipo de sauna para as suas instalações é atentar para as características do local: o clima da região, o tamanho do cômodo, suas preferências de sauna úmida ou seca, conferir a rede elétrica, entre outros fatores.
Depois, a melhor dica é consultar lojas e especialistas da área para escolher o melhor modelo e ter todo o conforto que as saunas podem oferecer.
Quer conhecer os modelos e saber mais detalhes sobre as saunas? Entre em contato com a nossa equipe para tirar qualquer dúvida!