Como funciona uma bomba autoaspirante?

As motobombas são equipamentos que possuem a mesma funcionalidade de modo geral: bombear a água para que ela seja levada a um determinado local. Mas esse impulsionamento pode ser feito de várias maneiras, e para isso existem diferentes modelos de bombas no mercado.

Os três modelos mais comuns são a bomba centrífuga, a bomba periférica e a bomba autoaspirante. Elas possuem diferentes características e, portanto, podem ser usadas em diferentes projetos com as mais diversas necessidades. Ainda que todas sirvam para fazer o transporte de um alto volume de água por meio da pressurização, elas trabalham de maneira diferente.

Dessa forma, algumas são usadas para encher os reservatórios em residências, como as caixas d’água, e outras são utilizadas para preencher os reservatórios industriais. Há ainda as que são usadas para remover água acumulada em locais inapropriados para evitar transbordamentos, por exemplo, ou mesmo para a sucção.

Se você tem um projeto e precisa de uma bomba, mas ainda não sabe qual atende melhor a sua demanda, acompanhe o nosso post para compreender melhor a diferença entre os modelos de bombas e conhecer mais sobre o funcionamento da bomba autoaspirante.

O que é e como funciona?

Bomba autoaspirante

A bomba autoaspirante, como o próprio nome diz, é capaz de aspirar a água por conta própria. É o único tipo de bomba desenvolvida para transferir a água, sem deixar que ela retorne. Seu funcionamento envolve primeiramente a retirada gradual do ar da tubulação, para então dar início ao bombeamento.

Por ser autoaspirante, esse tipo de bomba não precisa realizar a escorva do ar. Ela não precisa de uma válvula de pé — também conhecida como válvula de retenção — e tem a capacidade de manter a tubulação da sucção sempre cheia, o que a permite levar o volume de água a alturas maiores que as normais.

A bomba autoaspirante tem um compartimento que retém a água e, portanto, o esforço do equipamento para o bombeamento é menor que os demais tipos de bombas.

Essa bomba é usada principalmente em poços artesianos ou em reservatórios de até 7 metros de profundidade, já que ela opera acima do solo e também na irrigação e na nebulização de aviário. A bomba autoaspirante é um tipo de bomba centrífuga que exerce uma menor pressão.

As marcas mais recomendadas de bombas desse tipo no mercado são a Dancor, a Schneider e a Thebe.

Bomba centrífuga

Como o nome indica, esse tipo de bomba funciona com a força centrífuga, aquela que não é considerada força por não cumprir os requisitos de acordo com a segunda Lei de Newton, principalmente no que diz respeito a aceleração.

Para entender melhor o funcionamento da bomba centrífuga, é importante destacar que essa força não pode ser vista de longe, já que ela não envolve a aceleração. A força centrífuga só pode ser sentida pelo objeto ou pessoa que está sujeito a ela. É, portanto, conhecida como força inercial ou fictícia.

Dessa forma, as bombas centrífugas precisam de uma válvula de retenção ou válvula de pé, instaladas na extremidade inferior da tubulação de sucção para garantir o perfeito funcionamento da bomba.

É essa válvula de retenção que fará com que a tubulação esteja constantemente cheia, fazendo com que o equipamento tenha o mínimo esforço de sucção. A bomba centrífuga é o tipo mais indicado para o bombeamento de líquido do saneamento básico, bem como na transferência de grandes volumes de água em residências — casas e edifícios — e também nas indústrias.

Bomba periférica

A bomba periférica é tecnicamente parecida com a bomba autoaspirante. Contudo, ela possui uma capacidade manométrica — medição em altura do quanto uma bomba consegue suspender um líquido — bem superior às demais.

Esse tipo de bomba também não precisa de uma válvula de retenção para funcionar. O seu uso é mais indicado para locais onde existe maior risco de falta de abastecimento de água. Nesses casos, ocorre a constituição de bolhas e a bomba periférica atua para eliminar o ar e manter o abastecimento de água normalizado.

A bomba periférica também trabalha no nível acima do solo. Em caso do seu uso, vale destacar que o ideal é que se construa uma cisterna próxima ao hidrômetro, o que diminuirá a perda de pressão de entrada de água e facilitará o abastecimento do local.

O que considerar na escolha da bomba autoaspirante?

Antes de escolher a melhor bomba autoaspirante para o seu projeto, é importante verificar as principais especificidades do equipamento. Dentre elas, a mais importante é a altura de sucção, que pode ser considerada o desnível entre a lâmina d’água do reservatório e a bomba.

Outra especificidade de destaque a ser avaliada é a altura de elevação ou recalque. Essa altura consiste na distância entre a bomba e o ponto mais alto da instalação no qual o equipamento deverá transportar a água.

Vale lembrar da importância de avaliar a dimensão da tubulação, bem como a vazão, em que a bomba autoaspirante terá que atuar. É preciso estar atento aos critérios técnicos para que a instalação da bomba ocorra de forma adequada e garanta o perfeito funcionamento do sistema.

Lembre-se de conferir a tabela do fabricante da bomba ao realizar o dimensionamento. Usar esse tipo de bomba em alturas inferiores à delimitada pelo fabricante pode gerar sobrecarga no motor elétrico e ainda causar a perda da garantia. As bombas autoaspirantes Dancor possuem 18 meses de garantia, enquanto os equipamentos da Schneider e Thebe têm 12 meses.

Saber escolher o melhor tipo de bomba, bem como a melhor marca e modelo é a maneira mais eficiente de garantir que o abastecimento de água vai ser feito de maneira correta e em total segurança, sem causar nenhum tipo de problema.

E então? Já sabe se a bomba autoaspirante será a mais útil para o seu projeto? Se ainda tem dúvidas sobre qual tipo de equipamento adquirir, entre em contato com a Paraíso das Bombas e converse com profissionais especializados no assunto, que vão te ajudar na escolha do melhor modelo e marca.




Comments (31)

  1. Prezados, boa tarde:
    Muito bom artigo!
    Veja se podem me ajudar (tenho uma certa urgência no caso).
    Fiz um poço artesiano de 14 metros. Tem 11 metros de água.
    Encanamento do local da bomba até a caixa d’água, fica em torno de 10 metros.
    Parte elétrica de minha residencia é 127v.
    Qual bomba é a mais indicada para mim?
    Vi em alguns sites, marcas de bombas desconhecidas, voces trabalham com elas, são confiáveis?
    Desde já agradeço
    Abraço

    1. Boa tarde, Ailto.
      Para indicarmos a bomba ideal, precisamos de mais algumas informações:
      – A bomba vai descer quantos metros?
      – 10 metros seria a distância da boca do poço até a caixa d’água? Se sim, qual seria a altura da caixa d’água?
      – Qual a vazão desejada?
      – Qual a tubulação utilizada?

      Poderia indicar quais as marcas das bombas que você visualizou nos sites?

      Aguardo seu retorno!

  2. Bom dia.
    Nao tenho dinheiro para comprar um lava jato e gostaria de saber de voces se alguma outra bomba poderia resolver meu problema, moro na zona rural tenho muita agua sem precisar ser aspirada e o uso da bomba seria para lavar carro moto.
    Muito obrigado.

    1. Bom dia,
      Infelizmente não temos um produto que possa lhe atender.
      Qualquer dúvida estamos à disposição.

  3. Bom dia gostaria de saber como faço, a minha situação é o seguinte a água da minha rua é muito fraca para subir no banheiro e lavanderia só vai na torneira abaixo no quintal cerca de 50 centímetros abaixo do nivel do baldrame da casa, queria saber se a bomba auto aspirante seria ideal pra jogar a água no banheiro e lavanderia.

  4. Boa noite!!! Tenho um poço com 25mt de fundura e 4mt de agua preciso de uma bomba externa para limpar o barro e tirar agua. A caixa reservatório fica a 10 metros. Será que poderia me ajudar. Obrigado.

    1. Bom dia,
      Qual a distância da boca do poço até o reservatório?
      Qual a tubulação utilizada?
      Qual a vazão?
      Fico no aguardo.

  5. Senhores
    Bom dia.
    Tenho água rede pública somente no cavalete de entrada. Não tenho pressão suficiente para que chegue na caixa de água. Moro em um sobrado. Altura da entrada da caixa está a 8 metros. Como nunca existiu este tipo de problema, falta de pressão minha rede de abastecimento interno eh praticamente com água da rua na maioria das torneiras e outro ramal para água da caixa. Quais produtos indicados? Como funciona bomba: eh automática baixando o nível da caixa ou abrindo alguma torneira ela liga e qdo completar nível da caixa ou se fechar a torneira ela desliga.
    Caso de falta de água da rua tem algum dispositivo que ela não ligue
    Fico no aguardo obrigado

    1. Bom dia, João Paulo.
      O ideal seria colocar uma bomba tipo Syllent para resolver o seu problema, com um fluxostato para a questão do nível da água.
      Caso tenha interesse no equipamento completo e para maiores informações, gentileza encaminhar um e-mail para vendas@paraisodasbombas.com.br
      Qualquer dúvida estamos à disposição.

  6. Uma bomba autoaspirante com inversor de frequência funciona?
    Exemplo: uma bomba com altura máxima de aspiração de 6 metros (imagino que seja a 3600 rpm em 60 Hz) como vai variar a capacidade de aspiração em relação à variação de frequência?

    1. Boa tarde,
      É diretamente proporcional, ou seja, a medida que diminui a frequência, cai a sucção.
      Qualquer dúvida estamos à disposição.

  7. Bom dia,

    Irei utilizar uma bomba autoaspirante para fabricar cerveja.
    Gostaria de saber se eu utilizar uma tubulação menor do que a da bomba (utilizar conversor 1″ para 1/2″ e utilizar tubos 1/2″) algum problema irá ocorrer?

    Qualquer ajuda seria útil.

    1. Vanderval,
      Irá ocorrer a diminuição da vazão. Geralmente, a tubulação indicada, aguenta uma vazão máxima de 1.500L/h.
      Porém, tudo isso irá depender da forma como a bomba indicada foi calculada para o senhor, se já foi considerada a utilização de 1/2″, etc.
      Qualquer dúvida estamos à disposição.

  8. Boa noite queria saber c a bomba autoaspirante puxa agua da rua?
    Ou só de cisternas e poços?

    1. Bom dia,
      Puxa sim, a altura máxima de sucção são 2 metros.
      Qualquer dúvida estamos à disposição.

  9. Bom dia!
    Gostaria de saber qual o tipo e modelo de bomba que devo usar em minha residência, pois a água só chega até na torneira que fica aproximadamente 2 metros, queria que ela subisse para a caixa d’água que fica no andar de cima da casa, não sei especificar qual altura, mas a casa só tem o térreo e o andar de cima.

    1. Bom dia, Daniele.
      Para indicarmos a bomba ideal, precisamos das seguintes informações:
      – Qual a distância de onde será retirada a água até a caixa d’água?
      – Qual a altura da caixa d’água?
      – Qual a tubulação utilizada?
      – Qual a vazão desejada?
      Sem estas informações, infelizmente não conseguimos calcular o modelo de bomba ideal.

      Aguardo seu retorno.

  10. Boa tarde amigos, tenho um projeto que visa tirar a agua de um grande recipiente e manda direto pra uma torneira. O que estou tendo dificuldades é que, eu não quero ter que ficar ligando e desligando a bomba após os serviços. Ela seria desligada só depois de terminar os serviços que preciso, e também não posso correr o risco da tubulação estourar.
    Existe alguma bomba que me ajude nesse propósito?
    Quero abrir a torneira e a agua sair, mas quando fechar meio que preciso que a bomba pare ou que a pressão não faça minha tubulação explodir.

    1. Bom dia, Junior.
      Sim, existem alguns modelos da marca Rowa que fazem isso.
      A Rowa de Recalque, por exemplo, é uma delas.
      Qual seria o tamanho deste projeto? É para uma residência?
      Se puder, encaminha pra gente todas as informações do projeto (distâncias, altura, volume do reservatório etc), para que possamos indicar com maior precisão a bomba.
      Aguardo seu retorno.

  11. Bom dia “Paraíso das Bombas” !!!! Considero suas postagens super úteis. Tenho muita fificuldade para captar agua da rua por sua escassez e, por morar quase no final da rua tenho que ficar “disputando” com os demais moradores pra tentar conseguir abastecer minha casa ou aguardar até que outras bombas d’água sejam desligadas. Gostaria de saber qual a bomba ideal para atender a minha necessidade? Se possivel me informe os itens a considerar na hora da compra, tipo Potência, litros captados por hora etc… desde já, muito obrigado. Abraços.

    1. Bom dia, Sergio!
      Para indicarmos a bomba ideal, precisamos das seguintes informações:
      – Qual a distância até a caixa d’água?
      – Qual a altura da caixa d’água?
      – Qual a tubulação utilizada?
      Aguardo seu retorno!

  12. Boa noite estou a procura de uma bomba pra reaproveitar água pra lavar o quintal teria que puxar água de um tambor de 200 litros 1,5 metros de altura a saída seria de 1/2 polegada ” mangueira de Jardim qual bomba tem que ser?

    1. Bom dia,
      Por gentileza:
      – Qual a altura de sucção?
      – Qual a distância?
      Aguardo seu retorno.

  13. preciso comprar uma bomba que puxe água da cisterna que fica a uns 7 metro de distância do ponto de sua instalação e leve a agua para a caixa que fica a uns 12metros de altura, qual a mais indicada?
    cisterna deve ter uns 3mil litros d água

    1. Bom dia,
      Por gentileza:
      – Quantos metros a bomba vai descer no poço?
      – Qual a tubulação utilizada?
      Aguardo seu retorno.

  14. Olá irei fazer uma um reservatório para reutilizar águas de máquina de lavar roupa, pia da cozinha, água do chuveiro e água do chuveirão. Como a água da pia irá se misturar com as demais a minha dúvida é para saber se a água de gordura irá danificar a bomba e qual melhor bomba usar para esse projeto. Essa água eu pretendo utilizar para molhar a rua.

    1. Bom dia!

      Sim, nesse caso, será necessária a utilização de uma bomba específica que possa ser utilizada com óleo.

      Por gentileza, qual vai ser a altura de sucção a distância e o desnível do terreno?

      Ficamos no aguardo.

    1. Boa tarde!!
      Por gentileza:
      – Qual nível dinâmico do poço?
      – Qual distância e altura da boca do poço até o reservatório?
      – Qual a vazão desejada?
      No aguardo!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *