A bomba caneta é uma bomba submersa, usada principalmente em poços artesianos ou semi-artesianos. Esse nome se deve à aparência da bomba, que tem um formato cilíndrico e vertical, além de fino, similar ao de uma caneta.
A estrutura de um poço artesiano ou semi-artesiano é composta basicamente pelo espaço que abriga o equipamento de bombeamento — no caso a bomba caneta — e o conduto vertical, que será capaz de encaminhar a água do aquífero até a motobomba submersa.
Para entender mais sobre a bomba caneta, a classificação de bomba submersa, para o que ela serve e como deve ser utilizada, acompanhe o nosso post e se informe melhor antes de optar pelo equipamento ideal para o seu projeto.
O que é uma bomba submersa?
A bomba submersa funciona abaixo do nível da água, sendo instalada de maneira submergida. Ela trabalha em meio a um composto líquido — podendo ser água ou não —, que será bombeado, ou seja, de forma permanente dentro d’água. Esse tipo de bomba é conhecido pela facilidade de instalação, de remoção e de portabilidade.
Além da variação de tamanho, a bomba submersa também possui diferentes velocidades e várias dosagens de bombeamento. Sendo assim, é preciso estar atento às características da bomba submersa, antes de escolher a melhor marca e opção para o bombeamento de determinado líquido.
Para que serve uma bomba caneta?
A bomba caneta é instalada na vertical em poços artesianos, semi-artesianos e freáticos, e ainda em reservatórios abertos e em cisternas, com a finalidade de bombear a água subterrânea para o abastecimento residencial, industrial e ainda de pequenas comunidades.
Esse tipo de bomba também pode ser usado para a irrigação na agricultura, para o abastecimento rural em grandes distâncias, no rebaixamento do lençol freático para a construção civil e na mineração, para o escoamento e a drenagem de água de superfície, a transferência de água bruta, a lavagem do minério e a eliminação de poeira.
A bomba caneta pode ser encontrada no mercado em várias polegadas de 2 a 8. O tamanho da bomba caneta estará ainda diretamente relacionado ao diâmetro do poço onde será instalada.
Como instalar uma bomba caneta?
Para a instalação de uma bomba caneta com segurança, é importante avaliar dentre tantos outros fatores, a profundidade do poço, a vazão, o diâmetro, o nível dinâmico e o nível estático do poço, para calcular exatamente a bomba submersa que será usada no projeto.
A profundidade útil é a distância total medida desde a superfície até o fundo do poço. A vazão é o volume de água que o poço é capaz de extrair por hora. Já o diâmetro precisa ser calculado para comportar a bomba caneta de diferentes polegadas.
O nível dinâmico corresponde à profundidade do nível de água do poço, bombeado a uma dada vazão, medida em relação à superfície do terreno no local. E o nível estático, por sua vez, é a profundidade do nível de água do poço em repouso, ou seja, sem nenhum bombeamento, que será medida em relação à superfície do terreno no local.
Além disso, é importante contar com profissionais especializados e legalmente habilitados na perfuração e construção de poços artesianos antes de dar início às obras. Vale destacar que o poço tubular para captação de água subterrânea deve ser projetado e desenvolvido de acordo com a NBR 12212 e a NBR 12244.
Depois de reunidas essas informações e de contar com mão de obra especializada, o primeiro passo é ter um cabo de segurança, de preferência de aço inox, que é próprio para o contato com a água subterrânea, evitando possíveis problemas de corrosão ou de contaminação da água com o ferro. É preciso ainda conferir todo o cabeamento e seu devido travamento antes de realizar a imersão da bomba caneta.
Para evitar a queda da bomba caneta no fundo do poço, em casos de rompimento da tubulação, é recomendável ainda amarrar a bomba caneta usando o olhal que fica localizado bem próximo ao bocal de saída.
Outro ponto importante a ser considerado na instalação da bomba é o uso de um quadro de comando de proteção (QCP) adequado para o acionamento do eletrodo de nível. É preciso instalar o quadro de comando, de acordo com as especificações informadas pelo fabricante.
O eletrodo de nível, que será acionado pelo QCP, é usado especialmente na proteção de uma bomba submersa instalada em um poço. Sua função é automatizar as funções de liga e desliga da bomba, de acordo com a subida e a descida da água dentro da tubulação.
O eletrodo ajuda no controle do nível de água que será produzido pelo poço artesiano, mas o seu uso não é obrigatório. O proprietário do poço pode optar pela instalação ou não, de acordo com as características do poço e do desempenho da bomba caneta escolhida.
Qualquer pessoa pode ter um poço artesiano?
Para ter um poço artesiano em Minas Gerais, é preciso ser autorizado pelo Instituto Mineiro de Gestão de Águas (IGAM), órgão responsável pelas licenças, além de atender a regularização ambiental, estabelecida pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad). A maioria dos poços artesianos perfurados no estado têm cerca de 100 metros de profundidade e custo médio de R$ 30 mil para a construção.
Gostou do nosso post sobre o que é uma bomba caneta e como ela pode ser utilizada? Para se informar ainda mais sobre esse tipo de bomba, leia a respeito das bombas para poços artesianos de 3 polegadas e como elas podem ser benéficas ao serem aplicadas em poços artesianos.


Erciton Aires
Paraíso das Bombas
WILTON ANDRADE DUARTE
Paraíso das Bombas
Regis Lessa
Paraíso das Bombas
Ilton Filho
Paraíso das Bombas
Júlio Correa
Paraíso das Bombas
GUERICKE FIGUEIRA ROLIM FILHO
Paraíso das Bombas
Wagner Mavigno
Paraíso das Bombas
Andre
Paraíso das Bombas
Ingrid
Paraíso das Bombas
ALEXANDER
Paraíso das Bombas