Qualidade da bomba de poço artesiano: como identificar as melhores bombas

Desde o princípio da civilização, são realizadas escavações para se obter água subterrânea. Há relatos de que as primeiras escavações surgiram por volta de 5000 anos a.C., quando os chineses começaram a perfurar os poços de alta profundidade. E até nos dias de hoje, com a ajuda da tecnologia, a perfuração de poços artesianos é cada vez mais constante, principalmente considerando que eles são uma ótima alternativa para a obtenção de água potável.

Diante do receio da escassez de água, os poços artesianos têm sido a solução para quem quer evitar os possíveis racionamentos de água e contribuir para a sua economia, considerando que esse é um recurso finito. Desde o fim de 2014, a procura por poços artesianos aumentou cerca de 60%. De acordo com dados da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), em Minas Gerais são cerca de 5.200 outorgas vigentes para a captação subterrânea.

E para ajudar a levar a água do poço artesiano até o reservatório da superfície, é necessária a realização de uma pressão ou um bombeamento. Acompanhe o nosso post e entenda como é possível identificar as características que compõem a melhor bomba de poço artesiano.

 

Tudo que você precisa saber para escolher a bomba certa

 

Como identificar a qualidade de uma bomba de poço artesiano

A escolha bem feita de uma bomba de poço artesiano vai depender de dois pontos importantes. É preciso avaliar detalhadamente as informações específicas sobre o poço perfurado que receberá a bomba e ainda estar atento a necessidade de determinadas características técnicas, que devem compor o equipamento.

Para verificar se o poço perfurado aceita determinada bomba, é preciso certificar com a pessoa ou empresa responsáveis pela perfuração do poço artesiano, as seguintes informações: o diâmetro, a profundidade, a vazão e a pressão proporcionadas pelo poço, o volume de água que ele consegue produzir por hora e ainda seus níveis dinâmico e estático.

Vale lembrar que a perfuração de um poço artesiano deve ser feita por máquinas e empresas especializadas, cadastradas no Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (CREA), e ainda por responsáveis técnicos que atestem a capacidade do poço certificada pelo CREA.

Quanto às características técnicas, é importante saber que as bombas submersas são o tipo ideal e que proporcionam o maior rendimento para os poços artesianos, independentemente da sua profundidade. Esse tipo de motobomba é instalado dentro do poço artesiano, de forma submersa, ou seja, a alguns metros abaixo do nível do terreno, onde o poço se localiza, e é um equipamento que funciona de maneira silenciosa e que ainda requer pouca manutenção, se instalado de forma correta e precisa.

Para constatar a qualidade da bomba de poço artesiano também deve ser avaliado se ela foi produzida em aço inoxidável e se o sistema de resfriamento da bomba é feito com água destilada, ambas características necessárias para garantir que não haverá nenhum risco de contaminação do poço artesiano durante o contato e considerando a possibilidade de vazamento da água.

É preciso analisar ainda se a bomba é de fácil instalação, conferindo as suas dimensões e as do poço, para que a aplicação até o fundo do espaço perfurado seja adequada e simples. Além disso, para que a instalação seja de qualidade e obtenha um desempenho satisfatório, vale observar a existência de um quadro de comando elétrico para que o bombeamento seja coordenado, conferir a coluna de recalque, pois é ela que sustenta a bomba no ponto ideal, e averiguar se o sistema contém os cabos elétricos que farão a conexão da bomba com o quadro de comando da parte elétrica.

Outra sugestão é verificar se a bomba de poço artesiano escolhida apresenta baixo consumo de energia elétrica. As bombas submersas costumam gastar até 4 vezes menos de energia elétrica do que as bombas convencionais. Portanto, certifique-se dessa qualidade técnica, antes de comprar a motobomba para o seu poço artesiano.

É importante ainda pesquisar sobre o índice de manutenção da bomba e identificar se o equipamento de determinada marca costuma apresentar muitos defeitos durante o uso. O custo das bombas submersas também é convidativo e elas costumam ser mais baratas que as convencionais, mas ainda assim é preciso pesquisar os preços oferecidos pelo mercado, antes de comprar o equipamento.

As melhores bombas submersas do mercado

Os equipamentos de bombeamento devem ser compatíveis com a necessidade de cada poço artesiano, mas é possível identificar as melhores marcas disponíveis do mercado, de acordo com os relatos de consumidores e os testes que comprovam a qualidade das bombas.

Dentre as bombas submersas de melhor qualidade estão a Schneider Motobombas (Franklin), as Bombas Leão e a Ebara Brasil. Essas marcas se equivalem e se equiparam em qualidade. Mas, é claro que o consumidor deve avaliar a escolha da marca, de acordo com as medidas do seu poço artesiano, o dimensionamento do equipamento e as reais necessidades de uso da água, para então concluir o melhor custo benefício para o produto.

O uso cada vez maior de reservas hídricas subterrâneas se deve principalmente ao fato de o custo para captação da água não ser tão elevado e da qualidade da água oriunda dos poços artesianos, que é quimicamente, fisicamente e biologicamente superior, além de ser protegida da contaminação humana, já que se encontra nos lençóis freáticos, em uma grande profundidade.

Qualquer pessoa pode ter um poço artesiano. No caso de Minas Gerais, é necessário ter a autorização do Instituto Mineiro de Gestão de Águas (IGAM) — responsável pelas licenças — e a regularização ambiental de acordo com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad). Em 90% do casos de poços artesianos perfurados em Minas Gerais, a perfuração fica em torno de 100 metros de profundidade e custo em média R$ 30 mil.

Não deixe de coletar informações precisas sobre o seu poço artesiano e consultar vendedores experientes antes de comprar a bomba submersa. Mas, se você ainda tem dúvidas sobre como identificar a bomba de poço artesiano de melhor qualidade, entre em contato com o Paraíso das Bombas, para tirar as dúvidas e pedir sugestões.




Comments (8)

  1. Meu poco tem 40 metros de profundidade 6polegadas vazão 50 mil litros / h preciso para tocar 25 aspersores com distância de 250 metros qual bomba vc me indica energia 220

    1. Cleonice, para indicar a bomba ideal, precisamos de mais informações:
      – Qual a pressão e vazão de cada aspersor? Eles estão em linha?
      – Qual a distância dos aspersores? São quantos em cada linha?
      – Qual a tubulação? Qual a distância do poço até os aspersores?
      – Qual o desnível do terreno?
      Aguardo seu retorno.

    1. Bom dia, Magal.
      Infelizmente nós não temos esse tipo de informação.
      O ideal é que o senhor verifique com um geólogo, para que ele faça o estudo correto do terreno e tire as suas dúvidas quanto à contaminação.
      Qualquer dúvida estamos à disposição.

    1. Bom dia, Bruno!
      Para indicarmos a bomba ideal, precisamos de mais algumas informações:
      – Quantos metros a bomba vai descer no poço?
      – Qual a distância da boca do poço até a caixa d’água?
      – Qual a altura da caixa d’água?
      – Qual a vazão do poço?
      – Qual a tubulação utilizada?

      Aguardo seu retorno!

  2. Posso usar uma bomba dessas finas e compridas em poço de 1 metro de diâmetro e 27 metros de profundidade?

    1. Ola Sálvio
      tudo bem ?
      As bombas que você se refere se chamam bombas canetas, elas são para serem utilizadas em poços artesianos, mas a escolha da bomba deve ser feita com base em um calculo. Eu irei calcular para você, mas preciso das seguintes informações:
      1- Quantos metros de distância entre a saída do puço e a caixa d’água ou reservatório ?
      2- Quantos metros de altura sua caixa d’água se encontra em relação ao chão ?
      3- Quantos litros por hora seu poço produz ?
      4- De qual polegada é a sua tubulação ?
      Com essas informações eu irei conseguir calcular qual a melhor bomba para você.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *