Melhore a produção de pequenas fábricas com o motor WEG IP21

O motor elétrico é um advento do fim do século XIX que trouxe primeiramente à Europa, e depois ao resto do mundo, facilidades jamais sonhadas. Antes deles, gastava-se dias para realização de tarefas hoje vistas como simples, como a fabricação de materiais e o transporte de cargas. A dificuldade para realizar essas atividades começou a retardar a produção e gerar a queda de lucro das indústrias. Até que em 1866, o cientista berlinense, Werner Von Siemens, inventou o primeiro gerador de corrente contínua autoinduzido, na Alemanha. A invenção de Siemens é, por consenso, considerada o primeiro motor elétrico produzido pelo homem.

Mas antes de toda grande obra, há muitas tentativas de desenvolvimento e experimentação até que a máquina realmente tenha êxito e passe por futuros aprimoramentos. Outras invenções prévias aceleraram a industrialização mundial e transformaram o modo de vida das pessoas. Os motores elétricos são usados em vários produtos do dia a dia como geladeira, liquidificador, ventilador, máquina de lavar, batedeira, furadeira, banheira de hidromassagem, piscina, ar-condicionado, elevador, portão eletrônico, dentre outras tantas funções nas indústrias.

Vale lembrar, que os motores têm funcionalidades e características específicas, que podem atender melhor a diversas necessidades. E para entender como é possível melhorar a produção de pequenas fábricas com o motor WEG IP21, fique atento às informações que reunimos aqui.

O que é IP21?

Os invólucros dos motores elétricos, conforme as características do local em que serão instalados e de sua acessibilidade, oferecem um determinado grau de proteção. Por exemplo, um equipamento a ser instalado num local sujeito a jatos d’água, deve possuir um revestimento capaz de suportar tais jatos, sob determinados valores de pressão e ângulo de incidência, sem que haja penetração de água.

Assim, o IP21 nada mais é que a composição dos níveis de classes de proteção definidos por padrões internacionais. De acordo com a norma da Comissão Eletrotécnica Internacional IEC 60529, é possível avaliar o grau de proteção de produtos eletrônicos contra intrusão — parte do corpo humano por contato acidental, água e poeira. A norma tem como objetivo fornecer aos usuários informações mais detalhadas sobre os equipamentos.

A norma ABNT NBR-IEC 60034-5 também define os graus de proteção dos equipamentos elétricos por meio das letras características IP. Os dígitos em numerais indicam as condições de proteção do motor elétrico:

Primeiro dígito:

  • 0 Máquina não protegida

  • 1 Máquina protegida contra objetos sólidos maiores que 50 mm

  • 2 Máquina protegida contra objetos sólidos maiores que 12 mm

  • 3 Máquina protegida contra objetos sólidos maiores que 2,5 mm

  • 4 Máquina protegida contra objetos sólidos maiores que 1 mm

  • 5 Máquina protegida contra poeira

  • 6 Máquina totalmente protegida contra poeira (à prova de poeira)

Segundo dígito:

  • 0 Máquina não protegida

  • 1 Máquina protegida contra gotejamento vertical

  • 2 Máquina protegida contra gotejamento de água, com inclinação de até 15º

  • 3 Máquina protegida contra aspersão (borrifo) de água

  • 4 Máquina protegida contra projeções (jorros) de água

  • 5 Máquina protegida contra jatos de água

  • 6 Máquina protegida contra jatos potentes

  • 7 Máquina protegida contra os efeitos da imersão temporária em água de até 1 metro por 30 minutos

  • 8 Máquina protegida contra os efeitos da imersão contínua

  • 9 Máquina protegida contra água proveniente de jatos de vapor e alta pressão

Diante desses parâmetros, é possível afirmar que o IP21 é resistente a objetos sólidos maiores que 12mm, e principalmente à prova de pingos e respingos na vertical. Dentre os tipos de proteção mais usados estão o IP21, IP22, IP23, IP44 e IP55. Os três primeiros são motores abertos e os dois últimos são fechados. Para aplicações especiais mais rigorosas, são comuns também os graus de proteção IP55W (proteção contra intempéries), IP56 (proteção contra “água de vagalhões”), IP65 (totalmente protegido contra poeiras) e IP66 (totalmente protegido contra poeiras e água de vagalhões).

Onde o WEG IP21 é usado?

O WEG IP21 pode ser usado em motores monofásicos para bombas centrífugas comerciais e residenciais, que fazem uma banheira de hidromassagem funcionar, em motores trifásicos para bombas centrífugas em aplicações industriais, comerciais, prediais, residenciais e agrícolas, em motores monofásicos e trifásicos para ventiladores, compressores, moinhos, esteiras ergométricas e outras de uso geral, e ainda em motores monofásicos para condicionador de ar tipo janela.

Porque escolher o motor WEG IP21?

Os motores IP21 são utilizados por 40% das indústrias. Eles são usados principalmente em fábricas menores, pois apresentam algumas vantagens: o tamanho físico — pequeno porte —, a boa forma construtiva, além de ser mais econômico e barato. É importante considerar o uso de máquinas modernas para a sua indústria. Fundada em 1961, a WEG é reconhecida como uma das maiores fabricantes de motores elétricos do mundo. Presente em mais de 100 países nos cinco continentes, a WEG produz mais de 12 milhões de motores anualmente.

Ao optar por um WEG IP21, sua indústria vai contar com uma garantia contra defeitos de fabricação ou de materiais dos produtos da marca, por um período de 18 meses contados a partir da data de emissão da nota fiscal, fatura da fábrica ou do distribuidor, limitado a 24 meses da data de fabricação, independentemente do dia de instalação e desde que satisfeitos os seguintes requisitos: transporte, manuseio e armazenamento adequado.

A WEG também garante a instalação correta do motor, em condições ambientais especificadas e sem a presença de agentes agressivos. A operação é realizada dentro dos limites de suas capacidades. Outra vantagem de adquirir um motor WEG é a realização periódica das devidas manutenções preventivas e a realização de reparos ou modificações somente por pessoas autorizadas por escrito pela fabricante.

Lembrando que os serviços em garantia serão prestados exclusivamente em oficinas de Assistência Técnica autorizadas pela WEG ou na própria fábrica, e que excluem-se desta garantia, os componentes cuja vida útil em uso normal seja menor que o período de garantia. Vale destacar ainda que o reparo e a distribuição de peças ou produtos a critério da WEG, durante o período de garantia não prorroga o prazo de garantia original.

Cuidados que garantem eficiência

A maioria das casas e indústrias do mundo possuem equipamentos movidos a motores elétricos. Assim, para melhorar a produção da sua fábrica, é preciso investir em motores com alto desempenho e máxima eficiência energética. Os materiais e a manutenção do motor vão influenciar diretamente e poderão evitar o desperdício de energia. Portanto, é importante trabalhar com máquinas que tenham construção simples, custo reduzido, sejam versáteis e não poluentes.

A WEG tem uma ampla gama de motores elétricos a empresa atende desde aplicações mais simples em ambientes residenciais, até aplicações em ambientes agressivos. Antes de comprar um motor, vale se certificar de que existe uma rede de atendimento pós-venda preparada para oferecer suporte técnico em todas as aplicações do equipamento, como a oferecida pela WEG.

Já sabe identificar o que é melhor para sua fábrica? Conte pra gente o motor que utiliza e tire dúvidas sobre os melhores produtos do mercado.




Comments (4)

  1. Eu posso usar ele em um agitador, para produtos seco, como chegar a um rpm de 150…pois preciso movimentar em torno de 15 kg de grãos.

    1. Tenho um motor monofasico 3/4 ta num terninho ta girando sentido orario se eu bate a chave anti orario ele não enverte continua girando sentido orario aí tenque desliga quando ta parando aí enverte

      1. Bom dia, Jacir.
        O seu motor ele tem a opção de funcionar nos dois sentidos?
        Aguardo seu retorno.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *