Press "Enter" to skip to content

Entenda o giro do motor elétrico e aprenda a inverter a rotação

Paraíso das Bombas 83

Os motores elétricos são usados em projetos de automação e em vários tipos de máquinas, desde as eletrodomésticas até as industriais. É o movimento de rotação desses motores que permite o funcionamento das máquinas, fazendo um processo avançar ou mesmo retornar. A rotação inerente aos motores elétricos é a base de funcionamento das máquinas e, muitas vezes, o giro é óbvio — como nos ventiladores. Mas em alguns casos, o movimento rotatório é disfarçado — como nas máquinas de lavar e nos vidros elétricos dos carros.

Os motores elétricos podem rotacionar em dois sentidos: horário ou anti-horário, de acordo com as necessidades residenciais ou industriais. O usuário pode definir o sentido de rotação de um motor elétrico e até mesmo se ele vai girar para os dois lados, dependendo da aplicação. Para entender sobre a necessidade de inverter a rotação dos motores elétricos e como isso pode ser feito, reunimos aqui algumas informações que vão te ajudar a entender a mudança de giro do motor elétrico monofásico ou trifásico. Confira:

O que é o giro do motor elétrico?

O motor elétrico gira por meio de impulsos magnéticos, ou seja, a variação do fluxo magnético das bobinas entre as espiras. O giro do motor é um conjunto de espiras percorridas pela corrente elétrica. Assim, o motor elétrico é colocado para girar sobre a ação de forças de origem magnética das bobinas.

Alguns motores funcionam por meio da corrente contínua (CC/DC), podendo ser alimentados por pilhas, baterias ou outras fontes de alimentação adequadas. Outros motores operam por corrente alternada (CA/AC), sendo alimentados diretamente pela rede elétrica domiciliar. Há ainda os motores que trabalham com os dois tipos de correntes.

Monofásico

Para que o motor elétrico monofásico gire, o rotor precisa de um torque para começar a rotação, ou seja, precisa do capacitor de partida para defasar uma tensão da outra. Mas o que é o torque? O torque é o produto da distância e da força. É a medida do esforço necessário para que o eixo gire. Assim, não pode ser confundido com a força, que é um dos componentes do torque.

O torque é gerado pelas forças magnéticas de atração e repulsão, desenvolvidas entre os polos magnéticos do rotor e do estator. Essas forças puxam e empurram os polos móveis do rotor, produzindo os torques, fazendo o rotor girar rapidamente até que os atritos ligados ao eixo reduzam o torque a zero. Depois desse ponto, o rotor para a girar com velocidade angular constante. Assim, o rotor e o motor devem ser “magnéticos”, para conseguir fazer o motor girar.

Trifásico

Já o motor trifásico tem três bobinas e, portanto, não precisa do capacitor de partida. As bobinas do motor trifásico já são defasadas uma da outra, ou seja, funcionam sempre em condições de atraso ou adiantamento em relação às demais, e é isso que permite que ele entre em operação.

Assim como os motores monofásicos, eles produzem energia mecânica por meio da elétrica, mas os trifásicos têm uma potência e um torque mais elevados, o que permite que eles tenham diversas aplicações.

Por que inverter a rotação do motor elétrico?

Inverter a rotação do motor elétrico é mudar as fases para que o equipamento funcione para lados diferentes — sentido horário e/ou anti-horário. Em algumas aplicações do motor elétrico, é preciso que a rotação seja invertida, como nos casos das serras elétricas, em que as bombas precisam funcionar no sentido anti-horário, tomando como referência a frente da carcaça da bomba, além das pontes e escadas rolantes, em que a partida do motor não pode ser direta, permitindo que elas funcionem nos dois sentidos.

O objetivo da inversão do motor é basicamente permitir que algo funcione para dois lados diferentes, seja no sentido de movimentar para frente e para trás, ou permitindo a subida e descida de algum equipamento.

Como inverter os motores?

Monofásico

O motor monofásico, normalmente, já vem com a opção de mudança de fase, ou seja, já tem um tipo de saída, uma ligação que o faz girar para um lado ou para o outro de acordo com a necessidade do usuário. Caso o motor monofásico não venha com a opção de inversão, o usuário pode enviá-lo a uma oficina para readaptação.

Para que um motor elétrico monofásico funcione nas duas tensões — 127v ou 220v — , é só trocar a ponta de ligação ou o terminal dentre as seis existentes. As bobinas de trabalho do motor monofásico são separadas em duas partes e, assim, cada parte pode ser conectada em série ou paralelo conforme a tensão obtida na rede elétrica.

Trifásico

Embora sejam mais complexos que os monofásicos quando projetados, fazer a inversão do sentido de rotação de um motor trifásico é mais simples. Basta inverter as fases das bobinas, ou seja, trocar as fases nos terminais de ligação no momento de alimentar o motor. Essa inversão pode ocorrer em alguns pontos diferentes da instalação: na caixa do motor elétrico trifásico ou ainda na saída do relé térmico, contator ou disjuntor.

Portanto, o usuário pode inverter a rotação de qualquer motor trifásico. Basta programar a chave reversora de acordo com a necessidade de inversão. Lembrando que se o usuário quiser que o motor trifásico gire para os dois lados, é preciso montar uma chave de partida de reversão.

Cuidados ao inverter a rotação

É importante tomar cuidado no momento da inversão do giro do motor elétrico. O motor tem que estar totalmente parado no instante em que o usuário inverter a rotação, caso contrário, o torque com o motor girando pode causar a quebra do eixo ou a queima das bobinas.

Se você precisa inverter a rotação do motor elétrico da sua indústria, é importante estar atento às questões pontuadas aqui. Caso ainda tenha alguma dúvida sobre o funcionamento do giro do motor elétrico ou como fazer a inversão, deixe seu comentário aqui para que possamos te ajudar a projetar suas ideias de automação, sem medo!

  1. Paulo Paulo

    Boa tarde preciso inverter a rotaçao de um motor eletrico de 4cv monofasico, baixa rotação, ligado em um elevador automotivo.
    Está ligado a uma chave reversora margirius, porém preciso adicionar algo para diminuir os picos de corrente, pois quando acionado até pisca as luzes.

    • Paraíso das Bombas Paraíso das Bombas

      Paulo, bom dia.
      O senhor precisa checar a sua rede elétrica, que provavelmente não está aguentando, está mal dimensionada.
      Também checar se o modelo do seu motor possuí configuração para inverter rotação.
      O ideal seria trocar para um motor trifásico e utilizar um comando com partida estrela-triângulo, funcionaria sem problema com a chave.

    • Elsio Elsio

      Preciso inverter a rotacao de um motor kagima 2cv com 2 capacitores

      • Paraíso das Bombas Paraíso das Bombas

        Elsio,
        Pode encaminhar uma foto da placa do motor para vendas@paraisodasbombas.com.br por gentileza?
        Iremos verificar a possibilidade da inversão de rotação.
        Fico no aguardo.

    • Sidney Sidney

      Amigo, como faço para passar o motor monofásico para 220?
      Liguei conforme informado na carcaça e não deu.
      Motor e um kohlback 3 CV

      • Paraíso das Bombas Paraíso das Bombas

        Boa tarde, Sidney.
        Entraremos em contato com o senhor por e-mail para verificar.
        Atenciosamente.

  2. César Gomes Uchôa César Gomes Uchôa

    Tenho forrageira com motor monofásico, de 2cv- 2polos – tensão 110- 220. fiz a ligação como pede o fabricante, más ele está girando no sentido horário, preciso que gire no sentido ante horário. Como poço fazer? Obrigado.

    • Paraíso das Bombas Paraíso das Bombas

      Bom dia, César.
      Qual a marca e modelo do motor que o senhor está utilizando?

      Segundo o nosso técnico, alguns modelos de motores vem com um fio que possibilita a inversão de rotação.
      Essa informação pode ser encontrada na placa do motor, mas é preciso verificar se o seu motor tem essa possibilidade de inversão de rotação.

      Fico à disposição para quaisquer outras dúvidas.

  3. Jobson Ferreira Jobson Ferreira

    Boa tarde,
    Tenho um motor 440V trifásico e após falte de energia na região o mesmo após o retorno da energia está funcionando em sentido contrário ao de costume, será que a concessionária pode ter invertido algo na alimentação geral da rede ou realmente o problema é no meu sistema?
    Obrigado!

    • Paraíso das Bombas Paraíso das Bombas

      Boa tarde Jobson,
      Para solucionar o problema, basta inverter dois, dos três terminais do motor.
      Assim, ele irá girar da forma como era antes.
      Qualquer dúvida é só entrar em contato.

  4. matheus matheus

    Bom dia,

    meu motor é trifásico porem não esta identificado como R S T e queria inverter a rotação dele.

    Como faço para saber qual fase devo trocar?

    • Paraíso das Bombas Paraíso das Bombas

      Boa tarde, Matheus.
      Para isso, basta inverter dois, dos três terminais do motor, não importando qual é R, S ou T.
      Assim, ele irá girar ao contrário.

      Qualquer dúvida é só entrar em contato.

      • boa tarde meu ventilador esta girando pro 2 lado do nada ele fico assim como fasso pra resolver

        • Paraíso das Bombas Paraíso das Bombas

          Bom dia!
          Isso pode ser um problema no capacitor, relacionado à chave seletora.
          O ideal é levar numa assistência técnica pra que eles possam verificar.
          Qualquer dúvida estou à disposição.

  5. Pedro Serpa Pedro Serpa

    Bom dia eu gostaria de controlar o sentido de rotação de um motor CA de um extrator de suco, o motor é bivolt, e acredito que seja monofásico pelo seu capacitor externo.

    • Paraíso das Bombas Paraíso das Bombas

      Bom dia, Pedro.
      O seu motor tem a opção de inverter a rotação?
      Geralmente, essa informação vem discriminada na placa do motor.
      Aguardo seu retorno.

  6. Cléver souza Cléver souza

    Boa noite! Estou estalando uma bomba S22F kawashima, com motor de 2 cv, será usado com lava jato,em q rede melhor posso usar,? 110 ou 220 v. E em que sentido o motor tem q girar. Obrigado

    • Paraíso das Bombas Paraíso das Bombas

      Bom dia!
      A rede não interfere no desempenho da bomba, vai depender apenas da rede que o senhor já utiliza.
      Sendo 110v ou 220v, o desempenho da bomba é o mesmo.
      O motor precisa girar em sentido horário.
      Qualquer dúvida estou à disposição.

  7. Cilon Flores Cilon Flores

    Bom dia,

    Preciso de uma bomba para pegar água a 60 m de profundidade. Qual o tipo de bomba, motor e custo disso ?

    • Paraíso das Bombas Paraíso das Bombas

      Cilon, bom dia.
      Por favor, precisa de uma bomba para poço artesiano?
      Qual a distância e altura da boca do poço até a caixa d’água?
      Qual a vazão?
      Qual a tubulação utilizada?

  8. Marcelo M Gomes Marcelo M Gomes

    Ola, estou estudando um pouco sobe motores elétricos e gostaria de saber como funciona o motor da máquina de lavar. Vc disse que para inverter a rotação o motor deve estar parado para não danifica-lo, mas na máquina de lavar o motor não fica alterando seguidamente seu sentido de rotação? Ou existe algum outro mecanismo por trás disso? Desde ja obrigado.

    • Paraíso das Bombas Paraíso das Bombas

      Bom dia, Marcelo.
      Os motores utilizados em máquinas de lavar, são motores universais, os quais já são preparados para esse tipo de funcionamento.
      Os motores elétricos do nosso post, são motores assíncronos e nesse caso o ideal é parar o motor para inverter a rotação.
      Qualquer dúvida estou à disposição.

  9. Tiago Tiago

    Sou leigo no assunto mas comprei uma bomba shneider aspirante de poço e notei que ela não puxava água fiz um teste com outros motores e estava tudo certo puxando bem a água . Eu abri minha bomba e constatei que está tudo certo com a bomba acho que pode ser a rotação invertida como faço para mudar a rotação motor monofásico tem 4 fio sendo dois do capacitor preto e vermelho e os outros azul e amarelo está em 220 v

    • Paraíso das Bombas Paraíso das Bombas

      Bom dia.
      Os motores monofásicos não tem a opção de inverter a rotação, apenas os trifásicos.
      No caso, é importante o senhor verificar nas costas do motor, se o eixo está rodando em sentido horário, verificar também a válvula de pé e colocar água na carcaça e na tubulação.
      Qualquer dúvida estamos à disposição.

  10. adilson belizario da silva adilson belizario da silva

    bom dia , estalei uma bomba dancor no poço mas ela nao puxa quando balanço a coluna coletora a agua sai,parando de balançar a agua naõ sai , ela é ant’orario mas o corte do rotor esta invertido,como faço?

    • Paraíso das Bombas Paraíso das Bombas

      Bom dia, Adilson.
      Qual modelo de bomba o senhor está utilizando?
      Dependendo do tipo de bomba, é necessário tirar o ar.
      Aguardo seu retorno.

  11. Jorge Jorge

    Boa noite. Como fazer um motor de prato de micro ondas girar para apenas um lado?

    • Paraíso das Bombas Paraíso das Bombas

      Bom dia!
      Nesse caso, o mais indicado é que o senhor entre em contato com a assistência técnica.
      Qualquer dúvida estamos à disposição.

  12. Bom dia

    Tenho um motor 1/4 CV, de 1.717 rpm, 110/220 v, com 04 fios e não tem capacitor. Atualmente uso na rede 110v. Liguei os fios 1 e 2 e o fio 3 e 4. A rotação ficou em sentido horário. Como faço para inverter a rotação?

    Att,

    • Paraíso das Bombas Paraíso das Bombas

      Boa tarde, Vinícius!

      Se o seu motor possui só 4 fios, ele não faz a inversão da rotação.

      Qualquer dúvida estamos à disposição.

  13. ataide honorato ferreira ataide honorato ferreira

    estou com uma bomba centrifuga somar de 5 fios , estou tentando inverter os fios pois o eixo esta rodando no sentido anti horario, pois assim ela nao esta sugando a agua ; o que fazer

  14. Rafael Garcia Rafael Garcia

    Olá. Comprei uma serra circular manual Makita 5902 220v e vou adaptá-la na montagem de uma serra de bancada. Ocorre que meu projeto não permite que o motor fique para o lado direito do disco de serra, sendo necessário que seja posicionado para o lado direito, fazendo com que gire para o sentido oposto ao desejado. Minha pergunta: é possível inverter a rotação desse tipo de motor? Como fazer? Obrigado.

    • Paraíso das Bombas Paraíso das Bombas

      Bom dia, Rafael.
      Nesse caso, o ideal é que o senhor verifique com a assistência técnica da Makita, para confirmar se o modelo permite a inversão de rotação.
      Qualquer dúvida estamos à disposição!

  15. Francisco Waldemar Rodrigues Neto Francisco Waldemar Rodrigues Neto

    Tenho um motor que possui espiras em curto no núcleo e gostaria de fazer a inversão da rotação alterando a posição apenas destas espiras.

    • Paraíso das Bombas Paraíso das Bombas

      Bom dia, Francisco.
      Você precisa verificar o esquema de bobinagem e se a inversão está disponível na placa.
      Esse tipo de bobinagem proporciona a rotação no fechamento e é um pouco mais complexo.
      Nesse caso, é melhor verificar com a assistência técnica a possibilidade de inversão da rotação.
      Qualquer dúvida estamos à disposição.

  16. Macio Macio

    Oi Boa tarde Como enverter a rotação de um motor Weg de apenas 4 fios

    • Paraíso das Bombas Paraíso das Bombas

      Boa tarde.
      Em motores de 4 fios não há a possibilidade de inversão de rotação.
      Qualquer dúvida estamos à disposição.

  17. Macio Macio

    Oi Boa tarde obrigado pela resposta

  18. Neiva Neiva

    Boa Noite! Tenho uma bomba periférica aquapump Ferrari de 1/2 cv. No primeiro uso, funcionamento normal. Deixado algum tempo sem uso; agora quando tento liga-la ela esquenta demais e não sei se está bombeando água para caixa. Já foi verificado e retirado o ar na bomba. Estou a procura do que ainda posso fazer para funcionamento normal, sem tanto aquecimento do motor.

    • Paraíso das Bombas Paraíso das Bombas

      Bom dia, Neiva!
      Nesse caso, o ideal é que a senhora leve a bomba na assistência técnica, para que eles possam verificar.
      Em que cidade a senhora está? Vamos indicar a assistência mais próxima.
      Aguardo seu retorno.

  19. Bom dia. Preciso saber mais como ligar ou aplicar um variador de velocidade de um motor (monofasico/trifasico) afim de dar mais velocidade ao meu motor, mediante as caraterísticas tipicas desses motor de 0.5kw à 32kw para tapete corante.

    • Paraíso das Bombas Paraíso das Bombas

      Bom dia,
      Por gentileza, a tensão é contínua ou alternada?
      Aguardo retorno.

  20. Cassiano Cassiano

    Bom dia
    Amigo estou com problema num compressor ele tem motor trifazico, e eu tenho so 110 na ninha residencia, porem consigui comprar um motor 110/220 mas nao da capacidade que o compressor pede ele pede 2 cv e 800 rpm consegui um motor de 1cv e1750 rpm sera que se eu alterando a polia maior ou menor sera que conseguiria trabalhar com esse motor?

    • Paraíso das Bombas Paraíso das Bombas

      Bom dia,
      Pelo torque do motor, não é possível, mesmo alterando a polia, a potência não é suficiente.
      Qualquer dúvida estamos à disposição.

  21. BOM DIA.
    ESTOU COM UM MOTOR WEG 220 1CV 3,600 RPM 4 FIOS, E DOIS NO CAPACITOR. ELE ESTA LIGADO UM FIO VERVELHO E UM MARROM JUNTO, E UM FIO AZUL E MARROM JUNTO.SE INVERTER OS FIOS MARROM ALTERARIA A ROTAÇÃO??

    • Paraíso das Bombas Paraíso das Bombas

      Bom dia, Marco.
      Pode nos encaminhar uma foto da placa do motor, por e-mail?
      Assim conseguiremos verificar se é possível inverter a rotação.
      Contato: vendas@paraisodasbombas.com.br

      Aguardo seu retorno.

  22. Moises Moises

    Bom dia
    Gostaria de saber como faço para inverter a rotação de um motor trifásico que está ligado em Estrela triângulo! !porém preciso fazer a inversão apenas direto no motor!!quais pontas devo inverter para que eu consiga essa inversão de rotação?

    • Paraíso das Bombas Paraíso das Bombas

      Boa tarde, Moises.
      Na alimentação do quadro, basta mudar a fase 1 com a fase 2.
      Qualquer dúvida estamos à disposição.

  23. Ricardo Ricardo

    Boa noite.
    Tenho um motor weg mono de alta, a configuração dos fios é t1,t2,t3,t4, é tp2.
    Ele ta ligado em 220 .
    O tp2 sobra.
    Como faço a reversão?

    • Paraíso das Bombas Paraíso das Bombas

      Bom dia,
      Qual o tipo de reversão você deseja fazer?

      Aguardo seu retorno.

  24. boa tarde
    me corrige se estou errado, os motores mono de portão eletrônico são um grupo de 8 bobinas sendo 4 interno e 4 externo e sendo assim alterna as bobinas interna com externa invertendo a rotação do motor (pra cima e pra baixo)
    me passa mais seus conhecimento sobre esse tema.
    obrigado

    • Paraíso das Bombas Paraíso das Bombas

      Bom dia, Adelson.
      Qual modelo e marca do motor que está utilizando?
      Aguardo seu retorno.

  25. Halisson Halisson

    Estou querendo colocar um motor de 6V para rodar para “ direita “ e depois “esquerda “, sou leigo no assunto mas pelo que eu pude observar e só inverter os cabos +/- ?

    • Paraíso das Bombas Paraíso das Bombas

      Bom dia.
      A princípio, vai depender do modelo do motor utilizado.
      Para inverter a rotação, se o modelo permitir, basta inverter dois, dos três terminais do motor, não importando qual é R, S ou T.
      Assim, ele irá girar ao contrário.
      Qualquer dúvida estamos à disposição.

  26. Aparecido Nunes Aparecido Nunes

    Boa noite!
    Muito boa e esclarecedora a matéria.

    Eu possuo um poço e não sei qual é a bomba pois já comprei com o poço pronto.
    Percebi que depois que foi feita a troca do automático ela passou a demorar mais para encher a caixa. Fui informado que pode ser que a bomba está funcionando com a rotação invertida.
    Lendo a matéria acho que é isto mesmo que está acontecendo, porém, fiquei inseguro para fazer a inversão.
    No link de compartilhamento do Onedrive abaixo tem uma foto do quadro da bomba.
    Se você puderem me orientar, ficarei muito agradecido.

    https://1drv.ms/u/s!AsXebab_wtcXh9cg-voHeSQiu9HxOA

    • Paraíso das Bombas Paraíso das Bombas

      Bom dia, Aparecido.
      A sua bomba é trifásica?
      Se sim, é só trocar a fase 1 e fase 2.
      Se for bomba Monofásica, é impossível inverter a rotação.
      Qualquer dúvida estamos à disposição.

  27. joao joao

    tenho uma maquina de moer plastico ela tem im motor de 40cv e 4 motores pequeno como saber a ordem de ligaçãodos motores pequenos

  28. Wander Wander

    Queria passar minha Esmerilhadeira Makita de 220volts para 110volts, para aproveitar um estator bobina de 110volts que tenho em estoque.(bobina de campo)
    Pergunto: eu teria de trocar também o induzido (rotor) também ou não é preciso.
    As bobinas de campo tem o mesmo tamanho.

    • Paraíso das Bombas Paraíso das Bombas

      Bom dia,
      O motor da esmerilhadeira é de corrente contínua ou alternada?
      É um motor IP-21?
      Aguardo seu retorno.

  29. Jean Carlos Pereira Jean Carlos Pereira

    tenho um motor monofasico de 1/4 cv 6 fios preciso de um esquema para reversao com contatores e placa de automaçao para portao de correr, sera ligado na tensao 127v voce poderia me ajudar com o diagrama e a descriçao dos componentes.desde ja,obrigado.

  30. Lázaro Lopes Lázaro Lopes

    Tenho o motor trifasico de uma bomba centrifulga com um sentido de rotação e quando faço as inversões de fases este motor permanece no mesmo sentido.
    O que pode esta acontecendo. Meu email lazarolopess@bol.com.br

    • Paraíso das Bombas Paraíso das Bombas

      Lázaro,
      Como está sendo feita a inversão das fases? E qual o modelo do motor?
      Se puder, gentileza encaminhar uma foto da placa do motor para vendas@paraisodasbombas.com.br
      Aguardo seu contato.

  31. José Roberto Hernane José Roberto Hernane

    Como inverter o sentido de giro motor.monofasico bomba somar com código de letras ao invés de números?

    • Paraíso das Bombas Paraíso das Bombas

      Boa tarde, José.
      Os motores monofásicos não tem a opção de inverter a rotação, apenas os trifásicos.
      Qualquer dúvida estamos à disposição.

  32. Leandro Leandro

    Bom dia… Tenho um motor de politriz industrial, trifásico 12 pontas 2,5 cv, está em baixa rotação… Gostaria de saber como faço pra ligar em alta rotação????

    • Paraíso das Bombas Paraíso das Bombas

      Bom dia,

      Seu motor é Dahlander?

      Se não, não é possível alterar a rotação.

      Qualquer dúvida estamos à disposição.

  33. Marcelo Marcelo

    Inversão motor monofásico 4 fios

    • Paraíso das Bombas Paraíso das Bombas

      Boa tarde.
      Pode encaminhar uma foto da placa do motor para vendas@paraisodasbombas.com.br por gentileza?
      Iremos verificar a possibilidade da inversão de rotação.
      Fico no aguardo.

  34. ismael ismael

    como faço para inverter rotaçao do motor weg com 4 fios (220v) 1 azul,, 2branco,, 3laranja,, 4amarelo

      • Bom dia!paraiso das bombas tenho uma bomba submersa monofásica do nada começou a girar no sentido anti horário.sera que é o capacitor?

        • Paraíso das Bombas Paraíso das Bombas

          Bom dia, Marcos.
          Nesse caso, segundo o nosso técnico, seria praticamente impossível que isso acontecesse, mas o ideal é levar em uma autorizada, para que possam realizar a verificação pro senhor.
          Qualquer dúvida estamos à disposição.

  35. Roberto Emílio Roberto Emílio

    Como inverter o sentido de um motor vc.
    Ele é anti horário de 2 hp

    • Paraíso das Bombas Paraíso das Bombas

      Bom dia, Roberto.
      Poderia por gentileza encaminhar uma foto da placa do motor para o nosso e-mail?
      vendas@paraisodasbombas.com.br
      Iremos verificar a possibilidade de inversão de rotação e informamos por e-mail.
      Fico no aguardo!

  36. Andre Freitas Andre Freitas

    Bom dia, poderia me indicar um modelo de motor?
    Preciso de um motor (parecido com o motor de microondas que gira o prato) Quando ligo a energia (12v ou 6v ou 110v), ele gira pra um lado. Quando ligar novamente ele gira para o outro. Vou usar para abrir e fechar(subir e descer enrolando uma corda) uma pequena porta de plástico do canil.
    Obrigado.

    • Paraíso das Bombas Paraíso das Bombas

      Boa tarde!
      Infelizmente não temos um modelo que atenda sua necessidade.
      Demais dúvidas estamos à disposição.

  37. José Fernando Santos José Fernando Santos

    Tenho um motor monofásico (220) que funciona no sentido do relógio. Será possível colocar ele a girar ao contrário. Agradeço me informem.

    • Paraíso das Bombas Paraíso das Bombas

      Bom dia!
      Por gentileza, qual o modelo e marca do motor?
      No aguardo!

  38. Manoel Silva da Silveira Manoel Silva da Silveira

    Como faço pra inverter sentido do moto bomba Ferrari mono 220

    • Paraíso das Bombas Paraíso das Bombas

      Olá, indicamos a consulta de um técnico.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *