Os motores elétricos são usados em projetos de automação e em vários tipos de máquinas, desde as eletrodomésticas até as industriais. É o movimento de rotação desses motores que permite o funcionamento das máquinas, fazendo um processo avançar ou mesmo retornar. A rotação inerente aos motores elétricos é a base de funcionamento das máquinas e, muitas vezes, o giro é óbvio — como nos ventiladores. Mas em alguns casos, o movimento rotatório é disfarçado — como nas máquinas de lavar e nos vidros elétricos dos carros.
Os motores elétricos podem rotacionar em dois sentidos: horário ou anti-horário, de acordo com as necessidades residenciais ou industriais. O usuário pode definir o sentido de rotação de um motor elétrico e até mesmo se ele vai girar para os dois lados, dependendo da aplicação. Para entender sobre a necessidade de inverter a rotação dos motores elétricos e como isso pode ser feito, reunimos aqui algumas informações que vão te ajudar a entender a mudança de giro do motor elétrico monofásico ou trifásico. Confira:
O que é o giro do motor elétrico?
O motor elétrico gira por meio de impulsos magnéticos, ou seja, a variação do fluxo magnético das bobinas entre as espiras. O giro do motor é um conjunto de espiras percorridas pela corrente elétrica. Assim, o motor elétrico é colocado para girar sobre a ação de forças de origem magnética das bobinas.
Alguns motores funcionam por meio da corrente contínua (CC/DC), podendo ser alimentados por pilhas, baterias ou outras fontes de alimentação adequadas. Outros motores operam por corrente alternada (CA/AC), sendo alimentados diretamente pela rede elétrica domiciliar. Há ainda os motores que trabalham com os dois tipos de correntes.
Monofásico
Para que o motor elétrico monofásico gire, o rotor precisa de um torque para começar a rotação, ou seja, precisa do capacitor de partida para defasar uma tensão da outra. Mas o que é o torque? O torque é o produto da distância e da força. É a medida do esforço necessário para que o eixo gire. Assim, não pode ser confundido com a força, que é um dos componentes do torque.
O torque é gerado pelas forças magnéticas de atração e repulsão, desenvolvidas entre os polos magnéticos do rotor e do estator. Essas forças puxam e empurram os polos móveis do rotor, produzindo os torques, fazendo o rotor girar rapidamente até que os atritos ligados ao eixo reduzam o torque a zero. Depois desse ponto, o rotor para a girar com velocidade angular constante. Assim, o rotor e o motor devem ser “magnéticos”, para conseguir fazer o motor girar.
Trifásico
Já o motor trifásico tem três bobinas e, portanto, não precisa do capacitor de partida. As bobinas do motor trifásico já são defasadas uma da outra, ou seja, funcionam sempre em condições de atraso ou adiantamento em relação às demais, e é isso que permite que ele entre em operação.
Assim como os motores monofásicos, eles produzem energia mecânica por meio da elétrica, mas os trifásicos têm uma potência e um torque mais elevados, o que permite que eles tenham diversas aplicações.
Por que inverter a rotação do motor elétrico?
Inverter a rotação do motor elétrico é mudar as fases para que o equipamento funcione para lados diferentes — sentido horário e/ou anti-horário. Em algumas aplicações do motor elétrico, é preciso que a rotação seja invertida, como nos casos das serras elétricas, em que as bombas precisam funcionar no sentido anti-horário, tomando como referência a frente da carcaça da bomba, além das pontes e escadas rolantes, em que a partida do motor não pode ser direta, permitindo que elas funcionem nos dois sentidos.
O objetivo da inversão do motor é basicamente permitir que algo funcione para dois lados diferentes, seja no sentido de movimentar para frente e para trás, ou permitindo a subida e descida de algum equipamento.
Como inverter os motores?
Monofásico
O motor monofásico, normalmente, já vem com a opção de mudança de fase, ou seja, já tem um tipo de saída, uma ligação que o faz girar para um lado ou para o outro de acordo com a necessidade do usuário. Caso o motor monofásico não venha com a opção de inversão, o usuário pode enviá-lo a uma oficina para readaptação.
Para que um motor elétrico monofásico funcione nas duas tensões — 127v ou 220v — , é só trocar a ponta de ligação ou o terminal dentre as seis existentes. As bobinas de trabalho do motor monofásico são separadas em duas partes e, assim, cada parte pode ser conectada em série ou paralelo conforme a tensão obtida na rede elétrica.
Trifásico
Embora sejam mais complexos que os monofásicos quando projetados, fazer a inversão do sentido de rotação de um motor trifásico é mais simples. Basta inverter as fases das bobinas, ou seja, trocar as fases nos terminais de ligação no momento de alimentar o motor. Essa inversão pode ocorrer em alguns pontos diferentes da instalação: na caixa do motor elétrico trifásico ou ainda na saída do relé térmico, contator ou disjuntor.
Portanto, o usuário pode inverter a rotação de qualquer motor trifásico. Basta programar a chave reversora de acordo com a necessidade de inversão. Lembrando que se o usuário quiser que o motor trifásico gire para os dois lados, é preciso montar uma chave de partida de reversão.
Cuidados ao inverter a rotação
É importante tomar cuidado no momento da inversão do giro do motor elétrico. O motor tem que estar totalmente parado no instante em que o usuário inverter a rotação, caso contrário, o torque com o motor girando pode causar a quebra do eixo ou a queima das bobinas.
Se você precisa inverter a rotação do motor elétrico da sua indústria, é importante estar atento às questões pontuadas aqui. Caso ainda tenha alguma dúvida sobre o funcionamento do giro do motor elétrico ou como fazer a inversão, deixe seu comentário aqui para que possamos te ajudar a projetar suas ideias de automação, sem medo!

Paulo
Paraíso das Bombas
Elsio
Paraíso das Bombas
Sidney
Paraíso das Bombas
César Gomes Uchôa
Paraíso das Bombas
Jobson Ferreira
Paraíso das Bombas
matheus
Paraíso das Bombas
carlos
Paraíso das Bombas
Pedro Serpa
Paraíso das Bombas
Cléver souza
Paraíso das Bombas
Cilon Flores
Paraíso das Bombas
Marcelo M Gomes
Paraíso das Bombas
Tiago
Paraíso das Bombas
adilson belizario da silva
Paraíso das Bombas
Jorge
Paraíso das Bombas
Vinícius da Silva
Paraíso das Bombas
ataide honorato ferreira
Paraíso das Bombas
Rafael Garcia
Paraíso das Bombas
Francisco Waldemar Rodrigues Neto
Paraíso das Bombas
Macio
Paraíso das Bombas
Macio
Neiva
Paraíso das Bombas
Adelino Filipe
Paraíso das Bombas
Cassiano
Paraíso das Bombas
MARCO ANTONIO
Paraíso das Bombas
Moises
Paraíso das Bombas
Ricardo
Paraíso das Bombas
adelson panacho pereita pereira
Paraíso das Bombas
Halisson
Paraíso das Bombas
Aparecido Nunes
Paraíso das Bombas
joao
Paraíso das Bombas
Wander
Paraíso das Bombas
Jean Carlos Pereira
Paraíso das Bombas
Lázaro Lopes
Paraíso das Bombas
José Roberto Hernane
Paraíso das Bombas
Leandro
Paraíso das Bombas
Marcelo
Paraíso das Bombas
ismael
Paraíso das Bombas
Marcos
Paraíso das Bombas
Roberto Emílio
Paraíso das Bombas
Andre Freitas
Paraíso das Bombas
José Fernando Santos
Paraíso das Bombas
Manoel Silva da Silveira
Paraíso das Bombas