Bomba Submersa Leão: saiba como melhorar seu sistema de irrigação

O mercado de motobombas no Brasil conta com marcas de qualidade e está bem atendido no que diz respeito às ações que têm como objetivo avaliar as condições técnicas e a eficiência energética destes equipamentos.

A portaria do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) Nº 455 / 2010, por exemplo, visa estabelecer os critérios para o programa de avaliação da conformidade para bombas, por meio de um mecanismo de etiquetagem — uso da Etiqueta Nacional de Conservação de Energia (ENCE) —, e atendendo aos requisitos do Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE).

Essa portaria busca avaliar a eficiência energética dos produtos comercializados no Brasil, bem como situar o consumidor em relação às características dos produtos — desempenho, faixas de pressão e vazão e respectivo consumo de energia elétrica.

São várias as marcas presentes no mercado brasileiro e é importante conhecer as que se destacam no cenário nacional, antes de escolher a melhor motobomba para o seu projeto. Nesse artigo, vamos apresentar a bomba submersa Leão e mostrar como o uso desse equipamento pode melhorar ainda mais o seu sistema de irrigação.

Possíveis usos de uma bomba submersa

As bombas submersas são aquelas criadas para serem instaladas e funcionarem sempre dentro da água. Tanto a bomba quanto o motor trabalham de forma submersa. Esse tipo de bomba é muito usado principalmente em poços artesianos e semiartesianos, mas também são aplicadas a sistemas de irrigação, processos de recirculação, transferências de produtos químicos, alimentação de caixa d’água e abastecimento de água em reservatórios. A bomba submersa Leão, por exemplo, é ideal para qualquer uma dessas finalidades.

A bomba submersa é capaz de transformar a energia elétrica em mecânica, com o intuito de transportar a água de um ponto a outro. Vale lembrar, que apesar de o seu uso ser mais comum em poços artesianos, o deslocamento da água não ocorre apenas nesses locais. É importante destacar ainda que o conjunto motor bomba é sempre instalado de forma submersa, funcionando em silêncio e requer pouca manutenção, principalmente se for bem especificado e adequadamente instalado.

Essas bombas são responsáveis por realizar a movimentação do fluido, já que estão imersas no líquido em questão. Normalmente, as bombas submersas são usadas em locais com uma significativa restrição de espaço. Por ser de fácil instalação e remoção, as bombas submersas também são conhecidas pela facilidade de portabilidade. 

 

Tudo que você precisa saber para escolher a bomba certa

 

Aplicação em sistemas de irrigação

As bombas submersas também são aplicadas a sistemas de irrigação, isso porque elas são capazes de transportar soluções nutritivas ou apenas água até os canais de cultivo. Mas é importante estar atento, pois a escolha de uma bomba submersa ideal para a sua lavoura deve envolver uma análise bem detalhada. Quando se pensa em sistemas de irrigação, é preciso considerar que a quantidade de água a ser jorrada em cada tipo e tamanho de cultivo varia bastante.

É importante ainda estar munido de informações, como os dados do terreno da plantação, medidas da distância entre o ponto mais distante da área de cultivo e o local em que a bomba de irrigação capta a água, e ainda a pressão e a vazão dos aspersores escolhidos para a área de plantio.  

Por que escolher a bomba submersa Leão?

Líder global na fabricação e na comercialização de sistemas de bombeamento para mover a água, a Franklin Eletric é a detentora da marca Bombas Leão no Brasil. A marca possui uma linha de seis motobombas submersas — submersa 4’’ série 230, submersa 4’’, submersa 6’’, submersa 8’’, submersa 10’’ e submersa 12’’ e, além disso, as Bombas Leão também possuem produtos focados na irrigação de plantações e pastagens, ou seja, tanto para a distribuição de água e soluções para cultivos, quanto para o fornecimento de água para os animais.

Um dos diferenciais da bomba submersa Leão é o preço aplicado no mercado brasileiro. Ela tem um preço competitivo, principalmente se comparada em relação às bombas de potências maiores de outras marcas. A bomba submersa Leão também apresenta excelente desempenho e pode ser comprada com motor nacional ou importado, o que fica a critério do cliente.

Essa motobomba apresenta ainda um melhor rendimento com uma menor potência, ou seja, o desenho mecânico e a tecnologia da bomba submersa Leão contribuem para o seu rendimento acima da média. Uma bomba submersa Leão de 3 cavalos, por exemplo, desempenha facilmente o mesmo trabalho que bombas submersas de 4 cavalos de outras marcas.

Essa bomba possui ainda o difusor — rotor, que compõe a parte interna da bomba — em bronze, inox ou polipropileno, materiais de qualidade que são propícios para bombear a água potável ou a alcalina, impedindo a corrosão, evitando o risco de contaminação do líquido e, consequentemente, da área irrigada ou do reservatório onde ele será armazenado e, posteriormente, usado até mesmo para o consumo humano. Dentre as principais vantagens da bomba submersa Leão estão a sua elevada eficiência e os baixos custos de funcionamento.

Lançamento

Em 2017, a Bombas Leão trouxe ao mercado brasileiro mais uma série de produtos da linha de motobombas submersas. As novas bombas submersas Leão são as Séries 4R12 e 4S22, que foram desenvolvidas especialmente para aplicações em irrigação e sistemas de abastecimento municipal, civil, industrial e agrícola.

História da marca

Fundada em 1964, a Bombas Leão foi a primeira fábrica de bombas submersas do Brasil, instalada na cidade de Monte Azul Paulista, em São Paulo. Hoje a marca tem mais uma outra unidade produtiva instalada em Teresina, no Piauí.

A Bombas Leão conta com a certificação NBR ISO 9001 e desde junho de 2014, quando foi adquirida pelo grupo americano Franklin Eletric, que tem matriz em Fort Wayne, estado de Indiana. O grupo ainda possui outras fábricas e escritórios em mais de 15 países.

Se você quer saber um pouco mais a respeito dos benefícios que a bomba submersa Leão pode oferecer ao seu sistema de irrigação ou ainda para outro projeto de sua escolha, entre em contato com a Paraíso da Bombas e tire todas as suas dúvidas com um vendedor experiente no assunto.

Comments (6)

    1. Bom dia, Cleonice.
      Qual será a aplicação da bomba?
      Seria uma bomba submersa? Se sim, preciso de algumas informações:
      – Quantos metros a bomba vai descer no poço?
      – Qual a tubulação utilizada?
      – Qual a distância da boca do poço até a caixa d’água?
      – Qual a altura da caixa d’água?
      – Qual a vazão do poço?
      Aguardo seu retorno.

  1. Gostaria d saber se essa bomba serve para irrigação….Pequena plantação, em estufa. Com 30 metros de comprimento ×4.

    1. Boa tarde,
      Para indicarmos a bomba ideal, precisamos de mais algumas informações:
      – Quantos metros a bomba vai descer no poço?
      – Qual a distância do poço até o reservatório?
      – Qual a altura do reservatório?
      – Qual a tubulação utilizada?
      – Qual a vazão?
      – Irá utilizar aspersores? Se sim, qual a vazão e pressão de cada?
      – Eles serão colocados em linhas? Se sim, quantas linhas e qual a distância entre cada um deles?

      Aguardo seu retorno.

    1. Boa tarde.
      Por gentileza:
      – Qual a altura de sucção?
      – Qual o desnível do terreno?
      – Qual o diâmetro da tubulação utilizada?
      – Qual a vazão desejada?

      Aguardo seu retorno.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *