Press "Enter" to skip to content

Tudo o que você precisa saber sobre motores para mineração

Paraíso das Bombas 2

O motor elétrico é um equipamento usado para converter a energia elétrica em energia mecânica, viabilizando o funcionamento de um sistema.

Essas máquinas podem ser usadas em vários projetos, de acordo com as necessidades específicas de cada um deles. Para o ambiente da mineração, são exigidos motores elétricos que garantam a confiabilidade, a segurança e a flexibilidade das operações. Isso porque os locais da atividade mineradora são ambientes em condições críticas, de alta contaminação sólida, com processos rigorosos e até mesmo perigosos para os profissionais que neles atuam.

Os motores para mineração são utilizados nas esteiras transportadoras, recuperadoras e escavadoras contínuas da planta, que auxiliam na movimentação dos materiais, nos britadores, nas células de flotação, nas bombas de lama e de moinho, nas bombas usadas para recalcar a água para lavagem do minério, em soluções para acionamentos de moinhos e em sistemas supervisórios de automação, bem como em transformadores de potência e nas subestações convencionais e móveis. Para entender um pouco mais sobre os motores para a mineração, acompanhe o nosso post.

Motor para mineração

Os motores da WEG são recomendados para quem busca maior produtividade e menor custo operacional em mineração. O motor trifásico da linha W22 nas três versões IR 2, IR 3 Premium e IR 4 Super Premium são os que possuem maior rendimento ao atuar em plantas da atividade mineradora.

O motor W22 mining com carenagem é projetado para atuar nas operações em locais com alta presença de detritos sólidos e líquidos, com vibrações geológicas, umidade e altas temperaturas. Esses detritos podem obstruir a troca térmica das aletas, aumentando a temperatura de operação e, consequentemente, diminuindo a vida útil do motor elétrico. Portanto, é importante usar motores para mineração que sejam capazes de evitar todos esses problemas.  

O W22 mining atende as mais diversas e frequentes situações comuns aos ambientes da atividade mineradora e mantém a troca térmica do equipamento, permitindo melhor desempenho nas práticas mais agressivas da mineração.

Além disso, esse tipo de motor elétrico indicado para a mineração é constituído por ferro fundido de alta qualidade, para garantir a máxima durabilidade e o excelente desempenho em condições adversas. Sua tampa defletora e o seu ventilador — ambos produzidos em ferro fundido — oferecem maior resistência contra choques de alto impacto.

Características do equipamento

Os motores para mineração devem ter o fator de proteção IP 55. O grau de proteção IP é um padrão internacional definido pela norma IEC 60529, que classifica e avalia a proteção de equipamentos eletrônicos contra a intrusão de partes do corpo, como a mão de profissionais que o manuseiam, a poeira e a água. O fator de proteção IP 55 assegura que o motor é tem proteção contra poeira e jatos de água.

Além de atender a norma IEC 60529, os motores em operação nas áreas mineradoras devem atender a norma internacional National Electrical Manufacturers Association (NEMA), associação baseada nos Estados Unidos, que também define padrões usados em produtos elétricos.

O sistema de classificação Norma NEMA 250 é usado principalmente nos Estados Unidos e no Canadá, enquanto o sistema de classificação IP da Norma IEC 60529 é adotado no resto do mundo.

O motor W22 mining carenagem tem o grau de proteção IP 66, o que significa ser totalmente protegido contra jatos potentes de água e contra poeira. A carenagem, ou seja, sua roupagem é mais mais reforçada, o que contribui para aumentar a robustez do equipamento e a sua vida útil. Esse motor tem ainda características específicas de montagem, além do alto rendimento e da baixa manutenção. Contudo, ele não pode operar de forma submersa.

A linha mining da WEG tem ainda algumas vedações especiais nas juntas de encaixe dos motores para mineração — tampas e caixa de ligação — e garante a não contaminação dos mancais e do bobinado do equipamento. 

Tinta

Os motores elétricos usados na mineração são tingidos externamente com a “cor laranja segurança”, como é conhecida. O laranja discrimina os equipamentos elétricos desenvolvidos para a utilização nas atividades do minério e indica maior grau de proteção do revestimento das máquinas, que são destinadas a ambientes muito úmidos, como o de extração de minerais, o que indica maior proteção do que os demais motores, pintados de azul e verde.

Os motores elétricos pintados na cor laranjada estão também melhor preparados para atuar em processos de extração, de britagem, de peneiramento, de moagem e de movimentação de minérios e cimentos, que geram o excesso de poeira. Sendo assim, é importante adquirir motores para mineração com a garantia de revestimentos altamente resistentes.

Qualidade e eficiência energética

De acordo com os dados da Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Conservação de Energia (Abesco), o setor industrial brasileiro consome em torno de 40% da energia elétrica do Brasil, e 2/3 dessa energia é usada em sistemas motrizes.

Vale ressaltar que no segmento da mineração, o consumo de energia elétrica destinado à força motriz é superior à 90%, de acordo com o Ministério de Minas e Energia (MME). Se considerarmos a elevação do custo da energia no Brasil, o desempenho e a competitividade do setor podem ser comprometidas, se operadas com motores de baixo potencial de eficiência.

Estudos confirmam ainda que durante os dez anos de um motor elétrico em operação, 96% dos custos são com o consumo de energia elétrica gerada durante o uso e só 4% é o custo equivalente a aquisição e manutenção do equipamento, lembrando que o custo das paradas não está envolvido.  

Portanto, é preciso buscar motores elétricos de qualidade e eficiência energética para além de aumentar a competitividade e produtividade das atividades mineradoras, contribuir para a maior disponibilidade de energia elétrica e reduzir os impactos ambientais nos locais de atuação da mineração.

Se você precisa de um motor elétrico para a prática da mineração e ainda não sabe qual o melhor equipamento para a sua planta, assine a newsletter da Paraíso das Bombas e fique por dentro do mercado de motores elétricos. Com mais informação e conhecimento, você poderá tomar decisões de forma mais segura e assertiva.

    • Paraíso das Bombas Paraíso das Bombas

      Bom dia,
      Agradecemos o comentário!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *